fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Escolas estaduais estão preparadas para a implementação do Novo Ensino Médio

Publicado

em

O Novo Ensino Médio começa a ser implementado nas escolas públicas e particulares de todo o país este ano, com as primeiras séries. Em 2023, serão incluídas as segundas séries e em 2024 completado o ciclo de implementação nas três séries do ensino médio.

O novo currículo do Acre, que segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) em dezembro de 2021 e tem sido muito comemorado por todos os professores e instituições de ensino que contribuíram com sua construção.

A implantação do Novo Ensino Médio começa em todo o Brasil no ano letivo 2022. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A elaboração do currículo do Novo Ensino Médio foi um trabalho coletivo, que contou com a colaboração dos professores da educação básica das redes públicas e privadas de ensino do estado, além da colaboração das instituições de ensino superior.

As principais mudanças consistem no aumento da carga horária, na adoção de uma base comum curricular, na escolha dos itinerários formativos (pelos quais os alunos poderão escolher caminhos de aprofundamento de estudo, conforme as possibilidades ofertadas pela escola) e no programa Projeto de Vida (relacionado aos talentos e anseios dos estudantes).

O novo sistema também contemplará disciplinas eletivas, que poderão ser escolhidas pelo aluno, voltadas para a formação técnica e profissional e que oferecem aos jovens oportunidades para discutir temas atuais, bem como oportunidades para criar, seja na produção artística ou científica, como na formulação e realização de projetos sociais, entre outras possibilidades.

O aluno receberá, além do certificado do ensino médio regular, também o certificado do curso de qualificação profissionalizante. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Os itinerários formativos são compostos pela Língua Espanhola, disciplinas eletivas, o Projeto de Vida do estudante e as rotas de aprofundamento. Já no primeiro ano do ensino médio, o estudante terá oportunidade de escolher um itinerário para seguir, a partir do seu projeto pessoal.

As disciplinas dão lugar às áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além da formação técnica e profissional.

Ao fim do ciclo, o aluno receberá, além do certificado do ensino médio regular, também o certificado do curso de qualificação profissionalizante que frequentou.

Segundo a chefe da Divisão de Ensino Médio do Estado, Danielly Matos, a SEE já conta com instituições parceiras para a oferta da educação profissional. “Temos grandes parceiros, como o Ieptec Dom Moacyr, Senai e Ifac”, relata.

A carga horária mínima foi ampliada de 800 para mil horas anuais obrigatórias. Isso significa três mil horas ao longo do ensino médio. Além disso, os estudantes terão que dedicar mais tempo diariamente ao ensino escolar, no mínimo cinco horas. O que já é uma realidade para os estudantes das escolas-piloto.

Projeto de Vida

O maior destaque desse novo formato de ensino é o Projeto de Vida, um componente obrigatório, assim como as eletivas, que serão oferecidas nas escolas para ajudar os estudantes a entender suas aspirações, sob a orientação dos professores, quando se apresentam possibilidades existentes e dúvidas são esclarecidas, sempre respeitando a autonomia do aluno.

O objetivo do Projeto de Vida é provocar o protagonismo e a autonomia do estudante em suas escolhas, estimular o desenvolvimento de habilidades como cooperação, compreensão, domínio de tecnologias, defesa de ideias e análise crítica da realidade.

O Projeto de Vida será oferecido para ajudar os estudantes a entender suas aspirações. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Preparação

Em 2019, o Acre iniciou uma experiência-piloto em dez escolas estaduais de Rio Branco. Em 2020, acrescentou mais 14, sendo quatro novas escolas em tempo integral. E em 2021 o projeto foi ampliado para 27 escolas urbanas e rurais, também nos municípios. Essas unidades de ensino passaram a incluir em seu currículo as disciplinas eletivas e o Projeto de Vida, componentes já implementados nas escolas de tempo integral.

Ainda em 2019, a SEE começou a ofertar as formações continuadas para os professores, equipes gestoras, coordenadores pedagógicos e coordenadores de núcleos, com foco no currículo do Novo Ensino Médio, trazendo novos componentes para a formação básica, que são os itinerários formativos.

A equipe da SEE realizou escuta pública em 2020 com professores e estudantes das escolas-piloto do Novo Ensino Médio, sobre as Rotas de Aprofundamento do Conhecimento, por videoconferências, além de várias reuniões para apresentar a inovação na arquitetura do novo currículo.

Estudantes do ensino médio integral na formação em ações protagonistas. Foto: Clícia Araújo/SEE

Em 2021 a SEE visitou a Escola Senai para conhecer as instalações, os cursos e a estrutura do sistema educacional da indústria para firmar parceria em torno do Novo Ensino Médio e profissional.

Em 2022, a SEE já iniciou trabalhando a pauta formativa, elaboração de todo o material das formações, pois há a previsão de se ofertar uma grande formação presencial em março, com toda a equipe das escolas e dos núcleos.

“A SEE está em um processo acelerado e bem trabalhado, pensando agora na lotação de professores, planejamento e formação. Os docentes que já estão na rede estão preparados para atender; precisamos focar nos profissionais que estão entrando agora”, explicou a chefe da Divisão de Ensino Médio, Danielly de Matos.

Todo o material das formações realizadas está disponível na plataforma https://www.educ.see.ac.gov.br. Em breve, uma formação de professores estará disponível pela plataforma https://avamec.mec.gov.br, do Ministério da Educação (MEC), que disponibiliza todos os cursos por área, com foco no Novo Ensino Médio, na BNCC e nas habilidades.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura encerrou atendimento humanitário no Parque de Exposição às vítimas da enchente

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco concluiu oficialmente o atendimento humanitário no Parque de Exposição, com um custo de aproximadamente R$ 35 milhões, em despesas relacionadas à enchente e assistência aos desabrigados. A medida foi anunciada pelo prefeito, acompanhado de secretários e diretores municipais, durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde dessa terça-feira (26).

Na ocasião, o prefeito prestou contas dos trabalhos realizados nos 11 abrigos mantidos pelo Poder Público Municipal, destacando a construção de 935 boxes para abrigar famílias e 235 para animais domésticos. Ele expressou gratidão aos envolvidos e elogiou a condução das operações.

“Garantimos o recurso necessário para amenizar a situação” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Essa é minha função, minha função não é tirar fotografia dentro da água para dizer que estou ali ajudando na alagação. Ajudar na alagação é botar dinheiro e é isso que, como prefeito, eu procurei fazer, garantir o recurso necessário para amenizar a situação crítica de cada morador”, afirmou o prefeito.

Além do suporte financeiro, o Município disponibilizou o aluguel social para famílias que não puderam retornar para suas residências. As últimas famílias deixaram o parque de exposição no último sábado (23).

Os recursos enviados pelo Governo Federal serão direcionados para a segunda fase da assistência humanitária, coordenada pela Defesa Civil Municipal, que incluirá distribuição de alimentos, kits de higiene e mapeamento de áreas de risco.

Frank: “Estivemos o mais próximo possível das pessoas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós tomamos a decisão de transferir o gabinete do prefeito para dentro do parque, para que pudesse estar mais próximo possível daquelas pessoas que estavam passando por situação de vulnerabilidade”, explicou Frank Lima, chefe de gabinete da prefeitura.

Os esforços foram divididos entre as secretarias, com cada uma delas responsável por uma área específica, desde os primeiros atendimentos da Defesa Civil até os cuidados com os animais pela Secretaria de Saúde.

“A Secretaria de Saúde também atendeu nos abrigos. Nós estávamos todos os dias, visitando, realizando consultas, levando atendimento a todas as pessoas que estavam abrigadas também nas escolas”, destacou Sheila Andrade, secretária municipal de Saúde.

O encerramento das atividades no parque de exposição marca uma etapa importante no apoio às famílias afetadas pela enchente, evidenciando a atuação conjunta e coordenada do poder público em momentos de crise.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá equipe no Campeonato Brasileiro Júnior e Elite em Palmas

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Endril Lima é um dos ciclistas acreanos na disputa do Brasileiro

O ciclismo acreano terá uma equipe na disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Júnior e Elite, competição programada entre os dias 26 e 30 de junho em Palmas, Tocantins.

Segundo o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques, os atletas foram surpreendidos com a informação no início da noite desta sexta, 28, no Parque do Tucumã.

“Convocamos os atletas para uma reunião surpresa. Eles não sabiam da formação da equipe para o Brasileiro. Sem dúvida essa é mais uma grande notícia para o nosso ciclismo na temporada de 2024”, afirmou Tuxauá Marques.

Provas definidas

Tuxauá Marques confirmou as disputas com provas de Estrada e Circuito.

“Vamos com uma equipe fortíssima para um Brasileiro com os melhores atletas. Temos uma nova geração trabalhando com estrutura e melhores condições de treinamento. A nossa meta é começar a conquistar resultados em nível nacional”, avaliou o presidente.

Equipe acreana

Alannis Victória (Viking)

Letícia Macedo (Casa Araújo)

Marcos Daniel (Viking)

Rian Pereira (Viking)

Danilo Araújo (RBR Racing)

Mauro Henrique (Honda)

Carlos Eduardo (Honda)

Endril Lima (Mega Giro)

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia militar realizou passagem de comando do 5º Batalhão do Acre

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, a Gestora de Organismos de Políticas para Mulheres (OPM), Suly Guimarães, marcou presença representando a Prefeita Fernanda Hassem na cerimônia de transição de comando do 5º Batalhão de Polícia Militar. O evento, que teve lugar em Brasiléia, foi prestigiado por diversas autoridades dos âmbitos estadual, municipal e federal.

O destaque da ocasião foi a passagem de comando do Major Wallace para o Capitão Thales Rafael, que assumirá o posto de comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar. Natural de Brasiléia, o Capitão Thales retorna à corporação pela segunda vez e expressou gratidão ao comando da Polícia Militar do Acre por confiar-lhe essa importante missão.

A cerimônia representou não apenas uma mudança de liderança na unidade militar, mas também um momento de reconhecimento e apoio das autoridades presentes às forças de segurança do estado.

Comentários

Continue lendo