fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Especial: A longa jornada do ‘Papagaio da Fronteira’ até a Arena do Cacique do Juruá

Publicado

em

Alto Acre F. Club no Jurua.Still007

Quase 24 horas de ônibus com saída de Epitaciolândia à Cruzeiro do Sul, além de longa, é muito cansativa para o elenco

Marcus José – Vídeo: Marquinho Filho

Assim como nas demais edições do campeonato profissional de futebol acriano, as delegações irão viajar de forma distinta pelo interior do acre, onde vão disputar fase a fase, o maior torneio da categoria acriana em regiões diferentes. O Alto Acre FC, equipe que representa a regional, como também o Amax Esporte Club de Xapuri.

Já o Alto Acre enfrentou no último final de semana, uma jornada de ônibus pela BR 364, extensão aproximada de quase 900 km, com saída da cidade de Epitaciolândia às 7h30 da noite da ultima sexta-feira (03), com chegada na cidade de Cruzeiro do Sul, extremo Oeste da Região Norte do Brasil, às 2h40 da tarde de sábado (04), para enfrentar os profissionais do Juruá, equipe do Nauás E.C., em sua Arena.

Nas últimas participações do campeonato acriano, o Alto Acre F. C. e demais equipes protagonizaram episódios curiosos, que acabaram coincidindo suas respectivas campanhas e o método de transporte, para chegar nas terras das ladeiras intermináveis, conhecida como a capital do interior acriano (cidade de Cruzeiro do Sul), onde já aconteceu cinco confrontos na Arena do Juruá entre Papagaio e Cacique que resultou com a derrota do último domingo de páscoa (5), duas vitórias para cada lado, sendo que houve um empate em 2011, na recente história das duas equipes em confronto no acriano de futebol profissional.

A viagem de ônibus, que pode durar 24 horas, além de longa, muito cansativa para o elenco. Enquanto a de avião, tem duração de cerca de uma hora e 10 minutos (vôo sem escalas), rápida e tranquila (claro, se não houver nenhuma turbulência que apavore). Em 2011, a delegação do Papagaio da Fronteira viajou de avião, empatou em 1X1 na 1ª Fase daquele ano.

Alto Acre F. Club no Jurua.Still008

Já no domingo de páscoa, o Papagaio da Fronteira não foi achocolatado, atuando com o elenco muito desfalcado. O Alto Acre, começou o jogo lento e sem muita criatividade, enquanto isso, o Nauás na empolgação frente sua torcida, partiu para cima do rival.

Aos poucos, o time do técnico Sérgio Góes (Alto Acre), foi se soltando e buscando o controle da partida. Ainda assim, errava muitos passes no campo ofensivo, desperdiçando algumas jogadas promissoras. A primeira chance veio aos 17 minutos. Lateral Bolão fez cruzamento para grande área, zaga testou firme pra fora. Diego Bahia pega rebote, chuta sem direção, assim, Papagaio não foi bem nos primeiros 45 minutos.

Só no segundo tempo o único gol da partida saiu, aos 43 minutos, após bola lançada pela esquerda, zaga central improvisada não conseguiu cortar, bola sobra livre e Doutor finalizou forte dentro da grande área. A bola passou por baixo do goleiro Manga e morreu nas redes do Papagaio, torcida vai a loucura ao goste de chocolate.

O Campeonato Acreano segue com suas história, protagonizando episódios curiosos, e o Alto Acre FC colecionando derrotas na competição, tem apenas um ponto, só resta apenas mais um jogo para termino do primeiro turno que se encerra frente ao Vasco da Gama no Arena da Floresta que também não vem bem das pernas, em caso de vitória do papagaio entrega a lanterna para rival da capital.

A vida proporciona oportunidades de reviravolta. E nesta última rodada do acreanão, Alto Acre e Vasco estarão frente a frente no estádio Arena da Floresta, em Rio Branco, pela chance de retificar seus fracassos recente. Com campanhas ruins no estadual, as equipes tentam esquecer o passado recente pela chance de fazer bonito na última rodada.

O presidente Carlos Passos, tenta organizar os contra-tempos ocorridos antes e durantes o primeiro turno. Para virar o jogo de vez, o time treinado por Sérgio Góes espera conquistar um bom resultado em Rio Branco, se possível, um resultada para sai da lanterna da competição e recomeça com pé-direito.

Em uma semana, o Alto Acre FC enfrentou muitas das mazelas que atingem os clubes brasileiros que estão longe da elite da Série A: falta de recursos e estrutura, viagens longas feitas na véspera dos jogos, indefinições jurídicas e improvisos provocados pela ausência de planejamento do torneio.

O clube de Cruzeiro do Sul saiu da Arena do Juruá aplaudido de pé pela torcida local, que cantou o nome do Nauás ao final do jogo. A equipe do Alto Acre – cujo plantel estava incompleto – passou a madrugada anterior viajando para chegar a cidade de Cruzeiro do Sul. Uma semana antes, todos os jogadores participaram do treino final de apronto, quando receberam o telefonema de embarque sumiram deixando treinador com apenas 14 jogadores, maioria de fora para o confronto. Com seu estádio em Epitaciolândia interditado, o Alto Acre FC está sem poder jogar em casa desde 2011.

Alto Acre F. Club no Jurua.Still037

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Rio Branco, acidente na Estrada do Calafate deixa motociclista gravemente ferido

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (23), um acidente envolvendo um motociclista e um caminhão deixou Douglas Alexsandro da Silva Rocha, 23 anos, gravemente ferido na Estrada do Calafate, no bairro Vila Betel, em Rio Branco.

De acordo com informações fornecidas pelas autoridades de trânsito, um caminhão do modelo Mercedes Benz/710, de cor branca e placa NAB-3090, seguia no sentido bairro-centro quando tentou realizar uma conversão em um local proibido, invadindo a pista contrária. Nesse momento, Douglas, que conduzia uma motocicleta, foi derrubado e arrastado pelo asfalto até parar embaixo do caminhão. A rápida intervenção de populares foi crucial para erguer o veículo e resgatar Douglas de debaixo dele.

Como resultado da colisão, Douglas sofreu um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) de natureza moderada e foi encontrado desorientado, chegando a desmaiar após o acidente. O médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Toniel Souza, plantonista da ambulância 01, suspeita que o motociclista possa ter costelas quebradas, com o osso possivelmente perfurando o pulmão.

O estado de saúde da vítima foi considerado estável durante o transporte para o pronto-socorro de Rio Branco, onde serão realizados exames adicionais para confirmar o diagnóstico.

Policiais militares do Batalhão de Trânsito foram acionados para isolar a área e permitir o trabalho da perícia. Após os procedimentos necessários, a motocicleta foi removida por um guincho, enquanto o caminhão foi liberado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acidente de trânsito com motos em ramal deixa quatro feridos no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (23), uma colisão frontal entre duas motocicletas resultou em graves ferimentos para quatro pessoas no Ramal do Rodo, na região do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Os envolvidos no acidente foram identificados como Maria Antônia Maciel D’Ávila, 42 anos, Alexandre Coutinho da Silva, 43, Jonas Ricardo da Silva, 56, e Nilka da Silva dos Santos, 45. De acordo com informações das autoridades de trânsito, as motocicletas envolvidas foram uma Honda CG, 125 KS, de cor vermelha e placa NAD-7D19, e outra Honda CG 125 KS, de cor preta e placa NAG-1208, que colidiram frontalmente e entraram em combustão logo em seguida.

Como resultado do acidente e da explosão, as vítimas sofreram ferimentos graves. Nilka da Silva dos Santos teve um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) leve, além de queimaduras de segundo grau no braço direito e na perna esquerda. Jonas Ricardo da Silva também sofreu um Traumatismo Craniano Encefálico leve, além de queimaduras de segundo grau na perna direita e no pé. Alexandre Coutinho da Silva apresentou uma fratura no braço esquerdo, juntamente com queimaduras de segundo grau nas pernas, enquanto Maria Antônia Maciel D’Ávila teve queimaduras no pé.

Populares que passavam pelo local prestaram auxílio às vítimas e acionaram as autoridades policiais e serviços de emergência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou três ambulâncias, incluindo uma avançada e duas básicas, para prestar socorro inicial às vítimas, que, após serem estabilizadas, foram encaminhadas em estado grave para o pronto-socorro de Rio Branco.

O Corpo de Bombeiros do 2° Batalhão foi mobilizado para controlar o incêndio nos veículos, enquanto policiais militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área para a realização da perícia. Após os procedimentos necessários, as duas motocicletas foram removidas por um guincho.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Sérgio Lopes e Representantes da Energiza, ICMBio e Amopreb discutem a retomada do Programa Luz para todos na Reserva Chico Mendes

Publicado

em

O prefeito Sérgio Lopes, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, 123, representantes de vários órgão para o alinhamento da retomada do programa luz para todos dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes, nesta etapa serão realizados cerca de 74 quilômetros de extensão podendo atender mais de 289 famílias, além disso nos locais onde não existe a possibilidade da chegada da rede elétrica serão instalada os sistema de capitação de energia fotovoltaica (Solar) com previsão de beneficiar mais de 115 famílias.

Estiveram presentes na Reunião com o prefeito, Elizangela Silva coordenadora do Programa Luz Para todos, D’Ávila Brito Engenheira responsável pelo Meio ambiente, Romário Campelo Presidente da Amopreb e o coordenador regional do ICMBio e chefe Unidade ICMBio Resex Chico Mendes, Marcos Mesquita e a Secretária de Administração Regiane Moreira.

.

Na ocasião o prefeito se comprometeu em prestar todo o apoio na recuperação de trechos dos ramais para garantir que as equipes responsáveis da energisa possam chegar com a instalação das redes elétricas.

O prefeito também solicitou do ICMBio agilidade na liberação das licenças para que os serviços possam ocorrer já no início do verão.

“Recebemos em nosso gabinete representantes dos órgãos responsáveis pela viabilização e instalação das linhas de distribuição de energia, quero dizer que a prefeitura vai apoiar no que for preciso para todos os moradores que estão dentro da área prevista sejam atendidas pelo programa Luz para Todos. ” Destacou Sérgio Lopes.

Comentários

Continue lendo