Acre
Estado promove capacitação sobre legislação eleitoral para jornalistas
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), realizou nesta quarta-feira, 16, no auditório da Biblioteca Pública, em Rio Branco, uma palestra com o advogado Jonathan Donadoni voltada aos jornalistas que escrevem para o site Agência de Notícias e convidados.
O encontro tratou como deve ser conduzida a publicidade institucional, principalmente no aspecto da impessoalidade. Foto: José Caminha/SecomO profissional explicou como deve ser conduzida a publicidade institucional, baseada no art. 37 da Constituição Federal. Também foram discutidas as condutas vedadas aos atores do pleito eleitoral.
A secretária de Comunicação, Nayara Lessa, ressaltou a importância de os comunicadores conhecerem mais os aspectos jurídicos envolvidos: “Sabemos que a comunicação pública tem que ser impessoal e, para não cometer nenhum erro, com inadequações ou excessos que possam prejudicar as ações do governo, resolvemos promover esse encontro para elucidar a questão”.
Nayara Lessa, secretária de Estado de Comunicação. Foto: José Caminha/SecomA porta-voz do governo, Mirla Miranda, parabenizou iniciativa da realização da palestra e destacou a importância das informações repassadas a todos os presentes. “A lei eleitoral é muito específica, mas também deixa alguns ambientes de dúvida que podem levar o repórter ao erro, ou o próprio publicitário, então este é o ambiente propício pra gente tirar todas as dúvidas”, analisou.
Para o palestrante Jonathan Donadoni, a realização do evento trará maiores avanços na área da comunicação governamental. “Nossa exposição abordou os campos civil e eleitoral do Direito, para trazer uma melhoria da qualidade da comunicação institucional do Estado”, relatou.
Carol Lamar, repórter da assessoria de comunicação da Fundação Elias Mansour, avaliou: “Achei a palestra superimportante, tanto para atualizar assessores antigos quanto novos”.
Já para Cleide Elisabeth Santos, assessora de comunicação do Depasa, “são orientações de extrema importância para quem trabalha com produção de conteúdo, auxiliando na hora de compor o material, principalmente no que diz respeito às redes sociais”.
Comentários

Acre
Acre e Mato Grosso do Sul são os únicos que não reduziram o ICMS dos combustíveis ainda
Por Leônidas Badaró
Aparentemente, o Acre deverá ser o último Estado a decretar a redução do ICMS sobre os combustíveis. Até esta quarta-feira (6) somente Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí não haviam anunciado mudanças -mas, fora o Acre e Mato Grosso do Sul, os demais já tinham medida encaminhada.
As informações eram de que o governo do Acre aguardava decisão do Supremo Tribunal Federal na questão. Cobrado por populares e pressionado por deputados e lideranças políticas, o governador Gladson Cameli rechaçou que não baixará o imposto.
O deputado Roberto Duarte é um dos que mais estão cobrando o governador publicamente mas estas acontecem de modo reservado. Apesar da posição de Gladson e das pressões, nenhuma autoridade do Estado veio à público para fazer alguma previsão.
Comentários
Acre
CÂNCER DE MAMA: Acre registra 4 mil mamografias de janeiro a abril de 2022
O Ministério da Saúde recomenda a mamografia de rastreamento para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.
Reportagem Ândrea Malcher portal Brasil 61
Comentários
Acre
STJ confirma exigência de exame toxicológico para renovação de CNH

Nova Carteira Nacional de Habilitação – Foto por: Lidiana Cuiabano
Recurso foi apresentado pela União em defesa do CTB
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a regra do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que exige a comprovação de exame toxicológico negativo para obtenção e renovação das categorias C, D e E da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O julgamento foi realizado em 8 de junho pela Primeira Seção do STJ. O acórdão da decisão foi publicado no dia 15 de junho.
Os ministros atenderam um recurso apresentado pela União em defesa do CTB e derrubaram decisões da Justiça Federal que suspenderam a exigência do exame negativo.
Pelo texto do acórdão do julgamento ficou definido que, “a obrigatoriedade de apresentação de resultado negativo no exame toxicológico de larga detecção está vinculada às categorias de habilitação, e não a parâmetros associados à atividade profissional do condutor”.
O entendimento deverá ser aplicado em outros casos semelhantes que estão em tramitação no Judiciário.
Comentários
-
Geral1 dia atrás
Autoridades policiais investigam tentativa de homicídio ocorrido em Epitaciolândia
-
Extra20 horas atrás
Brasileiro preso em Cobija sofre com espancamentos e família é extorquida
-
Geral1 dia atrás
Pequenos negócios geram renda de R$ 420 bilhões por ano
-
Flash1 dia atrás
Adolescentes tentam fuga durante apresentação de teatro e ferem agente do ISE na cabeça
-
Geral1 dia atrás
Dupla tenta fugir do GIRO da PMAC, mas acaba presa com mais de nove quilos de drogas
-
Extra23 horas atrás
Justiça de Cobija condena homem a 20 anos de cadeia por tentar estuprar e matar menor de 13 anos
-
Acre1 dia atrás
Mulher é presa por matar vizinha com 12 facadas; suspeita é de surto psicótico
-
Flash1 dia atrás
Limites da reserva Chico Mendes será reduzida caso PL 6024 seja aprovada