fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Ex-gestores municipais não prestam conta e recursos da educação de Brasiléia são bloqueados

Publicado

em

Da Assessoria

Por falta de prestação de contas do recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), enviado pelo Ministério da Educação, no valor de R$ 172 mil reais, para as escolas rurais e urbanas do município de Brasiléia, no período de 2015, a prefeitura está com este recurso bloqueado.

O recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) é usado para manutenção adequada dos espaços e atendimento pedagógico, e para garantir uma educação de qualidade aos alunos. O recurso é gerido pelo Conselho Escolar de cada escola mais a prestação de contas, é de responsabilidade da secretaria municipal de educação.

A falta de prestação de contas de 2015 poderá prejudicar os mais de 3 mil alunos do município, que já estão matriculados. O ano letivo na zona rural começa no dia 6 de março, e na zona urbana, dia 20 de fevereiro.

Indagada pelos gestores sobre o repasse do recurso do PDDE, a secretária de educação, Ramiege Rodrigues, após uma minuciosa busca, descobriu que a prestação de contas não havia sido feita e que o recurso estava bloqueado. Essas informações também não foram repassadas para a equipe de transição. Após tomar conhecimento dessas informações, foi dado um prazo de 5 dias úteis, para que o ex-gestor apresente as referidas prestações.

A secretária então convocou todos os gestores das escolas, a representante do Sinteac, Saida Jafuri, e do Conselho Municipal de Educação, Merijulia dos Santos, para expor a situação crítica vivida hoje pela educação.

“O recurso do PDDE, que deveria ser recebido pelas escolas em 2016, foi bloqueado porque a prestação de contas de 2015 não foi feita pela gestão anterior. As escolas apresentaram suas prestações de contas junto a secretaria, a ex-gestão é que, de forma negligente, não prestou conta ao Ministério da Educação, com isso bloqueou o recursos de 2016, e consequentemente o de 2017. Nós estamos enfrentando muitas dificuldades e estamos buscando formas e maneiras, inclusive jurídica, para solucionar esse problema e garantir a liberação desse recurso”, falou a secretária.

FROTA DO TRANSPORTE ESCOLAR VIROU SUCATA

Outro problema é o transporte escolar, pois, da frota de 10 ônibus, 5 estão funcionando em condições precárias, e precisando de manutenção urgente, e os outros estão sem condições de uso. Isso prejudica os alunos que precisam desse transporte.

Vera Lúcia Conceição silva, Diretora da escola Os Pastorinhos, conta com 262 alunos matriculados, e falou da grande preocupação com esse bloqueio.

“A escola sobrevive desse recurso e foi uma grande surpresa saber que nós não temos esse recurso para iniciar o ano. As escolas serão prejudicadas e nossas crianças não terão o material que elas necessitam”, disse.

Edson Ferreira de Oliveira, Diretor da escola Waldomiro Ferreira Barroso, localizada no ramal do 19, também falou dessa situação que prejudica a todos.

“Em 2016 eu trabalhei com muita dificuldade. Eu não sabia desse recurso e com essa notícia fiquei abalado. Realmente, isso vai dificultar as nossas ações. Nós temos hoje mais de 180 crianças matriculadas e elas não podem ser prejudicadas, por uma atitude sem compromisso com as nossas crianças”, falou

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, a secretária de educação, garantiu o início do ano letivo.

“Os pais podem ficar tranquilos, nós nos comprometemos com o início do ano letivo na zona rural e urbana. Faremos todos os esforços para garantir o bom atendimento aos alunos. É um ano desafiador, mas acreditamos que, com o compromisso da nossa equipe e da nossa prefeita Fernanda Hassem, vamos superar as dificuldades e alcançar nossas metas para 2017”, finalizou Ramiege Rodrigues.

Comentários

Continue lendo

Acre

Elzinha Mendonça satiriza programa da prefeitura: “ramais intrafegáveis”

Publicado

em

Por

A vereadora Elzinha Mendonça (PP) pontuou na sessão de quinta-feira, 25, na Câmara Municipal de Rio Branco sobre a condição dos ramais na capital acreana. Na oportunidade, a parlamentar reforçou que o Executivo não tem prestado assistência nas localidades.

“Existia um slogan do prefeito Sebastião Bocalom, que era ramais trafegáveis de inverno a verão, porém, me atrevo a dizer que o slogan realmente é Ramais Intrafegáveis”, disse satirizando o gestor . E completou: “Infelizmente, há um ano e dois meses que eu ando na nossa cidade fazendo meu trabalho e as indicações e reivindicações são as mesmas”, disse a parlamentar.

Ela citou a Ponte Jarbas Passarinho, que passou por reforma no ano passado, porém, atualmente, encontra-se impossibilitada para tráfego.

“Estive visitando essa ponte em julho do ano passado, ocasião em que a prefeitura estava lá fazendo uma revitalização no local devido à precariedade que se encontrava o local. Fiquei muito feliz porque seria uma resposta para aquelas pessoas que moram ali, para aqueles alunos que vêm daquele ramal e têm que atravessar aquela ponte”, disse.

E acrescentou: “só que o serviço foi tão ruim que a ponte já está é impossibilitada para travessia, ou seja, as crianças que vêm lá do final do ramal precisam dar um jeito de atravessar porque o ônibus não consegue mais, pois a ponte está para cair”, frisou.
Elzinha afirma que a prefeitura promete, mas não executa as obras. “O que realmente a gente escuta muito aqui são desculpas e nada de execução”.

Os ramais São Sebastião, Brás e Castanheira também foram citados pela vereadora.

“O Ramal São Sebastião, que fica ali na estrada do Quixadá, tem uma ponte que está para fazer aniversário a promessa de revitalização. A prefeitura foi lá, prometeu e nunca mais voltou. Tem também o Ramal Castanheira, que parece uma tábua de pirulito, cheia de buraco, mas não tem execução da prefeitura municipal. Ainda tem o Ramal do Brás que está em péssimas condições. A Seagro estava com os tratores totalmente se acabando, expostos na chuva, no sol. Porque a prefeitura não utilizou esses equipamentos para entrar nesses ramais e dar acesso à população. Então, é lamentável e necessário que haja denúncia para poder a prefeitura se manifestar”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

“Não receberam o reajuste prometido”, diz Fábio Araújo sobre agentes comunitários de saúde

Publicado

em

Por

A aplicação do piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Agente de Vigilância em Zoonoses e Agentes de Endemias na capital acreana foi tema de debate na Câmara Municipal de Rio Branco, na quinta-feira, 25, pelo vereador Fábio Araújo (MDB).
O parlamentar relatou que as categorias não recebeu o reajuste, conforme anunciado pelo Executivo Municipal.

“A prefeitura pediu a Sessão Extraordinária, convocamos, aprovamos a proposta, foi publicada no Diário Oficial e na hora de efetivar o reajuste salarial não faz. Hoje, saiu o salário dos servidores e para a surpresa deles nada de aumento. Mais de mil servidores estão prejudicados por conta de falta de planejamento da Prefeitura de Rio Branco, sendo que dia oito de abril o acordo ainda não tinha sido fechado e teve prazo para a prefeitura corrigir folha de pagamento”, pontuou Araújo.

Fábio lembrou ainda que o reajuste é retroativo a janeiro de 2024. “A prefeitura deixou mais uma vez nossos trabalhadores para trás. Fica aqui o nosso repúdio e a nossa reclamação, em nome dos agentes comunitários de saúde, em nome dessa classe que está todos os dias na rua, no sol quente cuidando da nossa população”.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Cap. N. Lima apresenta indicação para obras em doze bairros de Rio Branco

Publicado

em

Por

O vereador Cap. N. Lima (PP) apresentou a mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Branco, na sessão de quinta-feira, 25, indicações solicitando ao Executivo que realize melhorias nos bairros da capital acreana. O parlamentar reforça que esta tem sido uma das principais reivindicações da população rio-branquense.

Na oportunidade,, o progressista citou as ruas Alagoinha, Estácio de Sá, Santos Dumont, além das travessas Marília e Capixaba, localizadas nos bairros Bahia Nova, Aeroporto Velho, Bahia Velha e João Eduardo, respectivamente.

Além destes, N. Lima apresentou indicação também para melhorias aos bairros João Eduardo II, Bosque, Rosa Lina, Vitória, Macauã Wanderley Dantas, Santa Inês e Bairro 15.

“Peço que a equipe da prefeitura visite esses bairros e realize revitalização nas ruas Hosana, Henrique Dias, Marajá, Colina, José de Alencar, Travessas Pedro, Bom Destino e Arco-íris, Rua Ayrton Senna, Tarumã, Sumaré. Amoty Pascoal, José Joaquim, e travessas São Paulo, e Neto. Continuarei trazendo a esta Casa mais indicações para melhorias em nossa Capital, contribuindo com a gestão do nosso prefeito”, finalizou.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo