Conecte-se conosco

Acre

Falha no ConecteSUS deixa acreanos sem acesso a cartão de vacinação e afeta aplicação de doses contra Covid em Rio Branco

Publicado

em

PNI orienta que população aguarde normalização do aplicativo. Por conta do problema, quem precisa tomar segunda dose ou dose de reforça e perdeu a carteira não vai poder ser imunizado.

Por Iryá Rodrigues, g1 AC

Falha no ConecteSUS deixa acreanos sem acesso a cartão de vacinação e afeta aplicação de doses contra Covid em Rio Branco — Foto: Iryá Rodrigues/g1

O aplicativo e o site do ConecteSUS não estão disponíveis para a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, que é exigido para acessar órgãos públicos e outros estabelecimentos no Acre. Como no estado não há outra forma de emissão desse certificado, os acreanos que perderam a primeira via da carteira de vacinação estão sem acesso ao comprovante.

Além disso, aqueles que não têm mais a carteira de vacinação não vão ter como receber a segunda dose ou dose de reforço nesta sexta-feira (10) em Rio Branco, porque a equipe de saúde não tem como confirmar se a primeira dose foi aplicada. A informação foi confirmada ao g1 pela coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Socorro Martins.

“Temos como fazer a aplicação de primeira dose e deixar registrado em papel para depois passar para o sistema. Mas, no caso da segunda dose e dose de reforço, a pessoa precisa levar a carteirinha de vacinação, para comprovar que recebeu a dose anterior”, afirmou Socorro.

A exigência da apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19 para acesso em órgãos e repartições públicas do Acre e eventos com mais de 100 pessoas passou a valer no último dia 29 no estado acreano, após publicação de decreto assinado pelo governador Gladson Cameli.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Acre (PNI), Renata Quiles, informou que não há outra forma de consulta aberta ao público e orientou que a população aguarde a normalização do aplicativo.

“O sistema para consulta de situação vacinal do cidadão está operando normalmente, mas este é interno e não é de acesso da população. Neste momento não tem outra forma de acesso [para a população], somente pelo Ministério [que está fora]. É preciso guardar o retorno do ConecteSus”, informou a coordenadora.

Ataque Hacker

Os relatos de usuários que não conseguiram acessar a plataforma nacional começaram a surgir pouco após um ataque hacker aos sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS. Nas duas páginas, os invasores escreveram que o portal sofreu um “ransomware” e que “50 TB de dados foram copiados e excluídos”.

Pouco antes das 7h, a mensagem não era mais exibida nos sites, mas eles continuavam inacessíveis.

Ransomware é um tipo de vírus que sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, o que dificulta rastrear o criminoso.

Este tipo de “vírus sequestrador” age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso.

O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético ao deixar a mensagem “nos contate caso queiram o retorno dos dados” nas páginas dos sites que saíram do ar. Antes do fim da madrugada, a mensagem ficou intermitente até sumir dos dois portais.

Vacinação em Rio Branco

A Saúde de Rio Branco começa a aplicar a dose de reforço da Janssen a partir desta sexta-feira (10) nos moradores. A dose é disponibilizada apenas para quem tomou a primeira dose do grupo Johnson & Johnson.

As equipes de saúde atendem das 8h às 16h em 12 pontos de imunização. O morador precisa apresentar a carteirinha de vacinação comprovando que tomou a 1ª dose da Janssen.

Além da dose da Johnson, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) continua disponibilizando a 1ª, 2ª e dose de reforço de outros imunizantes contra a Covid-19 nesta sexta.

A 1ª e 2ª dose é disponibilizada para pessoas com mais de 12 anos. Já a dose de reforço de outros laboratórios é aplicada em adultos acima dos 18 anos que tenham completado 5 meses desde a última dose e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos).

 

Comentários

Acre

Adolescente de 16 anos é morto com tiro na cabeça enquanto andava de bicicleta

Publicado

em

Um adolescente foi morto com um tiro na cabeça, durante a noite da sexta-feira (12), na Zona Leste de Porto Velho (RO). Ele foi identificado como Micael Batista da Costa, de 16 anos.

De acordo com o boletim de ocorrência, populares informaram que a vítima andava de bicicleta pela rua quando dois homens em uma motocicleta chegaram atirando. Eles fugiram em seguida.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado ao local e um médico constatou que o adolescente já estava morto.

Comentários

Continue lendo

Acre

AC pode ter recorde de calor antes da chegada de nova frente fria; veja detalhes

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O pesquisador Davi Friale afirma que os próximos dias para os acreanos serão de “calor intenso”. A informação foi repassada por meio de seu site O Tempo Aqui.

Ele explicou que a forte onda polar que chegou ao Acre na última terça-feira deixou o tempo seco e por isso, próximos dias, pelo menos até quarta-feira (17), o calor será intenso, com sol e nuvens.

Friale alertou ainda para a possibilidade de novos recordes de calor do ano,” com temperaturas acima de 35ºC”, disse, explicando que “Até o momento, em Rio Branco, por exemplo, a maior temperatura do ano foi 34,5ºC, registrada no aeroporto da cidade, no último dia 29 de julho. Já, no interior, foram registradas, durante este ano, máximas acima de 36ºC, principalmente em Tarauacá, Assis Brasil e no Parque Estadual do Chandless”.

Não há chuvas previstas para o estado neste final de semana, mas na próxima quinta (18), “deverá chover forte, com alta probabilidade de temporais, devido à chegada de uma intensa onda polar, a ser confirmada”, diz.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ultrapassagem: motociclista tem múltiplas fraturas após bater em meio fio na Getúlio Vargas

Publicado

em

O Motorista do HB20 permaneceu no local, e ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância para prestar os primeiros socorros ao motociclista

O motociclista Anisberto Mendes de Souza, de 52 anos, quase perdeu a vida, em um acidente de trânsito registrado na manhã deste domingo (14), no semáforo dos cruzamentos da rua João Paulo XXIII com a Avenida Getúlio Vargas, na região do bairro Bosque, em Rio Branco.

Conforme informações, o homem conduzia a motocicleta CG Titan, placa QWE-5C08, no cruzamento da rua João Paulo XXIII e Av. Getúlio Vargas, quando ao chegar no sinal, ele fez uma curva fechada a direita, juntamente com o veículo HB20, de cor prata, placas QLW-9F25. Na ação, o piloto bateu no meio fio, perdendo o controle da direção. A moto ficou totalmente sem controle, girando no meio da pista. Após a colisão, Anisberto caiu no asfalto, sofrendo várias fraturas pelo corpo.

O Motorista do HB20 permaneceu no local, e ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância para prestar os primeiros socorros ao motociclista.

Os paramédicos prestaram o atendimento inicial no local, e, em seguida encaminhou o homem para o Pronto de Socorro. Ao dar entrada no PS, o piloto da moto estava em estado estável, porém, com uma fratura na perna direita e outra fratura exposta no tornozelo.

O Policiamento de Trânsito foi acionado, esteve no local, isolou a área para os trabalhos periciais.

Comentários

Continue lendo

Em alta