Conecte-se conosco

Geral

Falta de doações impede distribuição do álcool gel produzido pela Ufac

“Nós produzimos na primeira onda da pandemia 3.500 kg de álcool em gel e cerca de 2.000 mil litros de álcool (70) líquido”, revelou o professor Dayan Marques.

Publicado

em

A equipe do projeto Mãos que Salvam do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Acre (Ufac) tem capacidade de produção mensal de mil quilos de álcool gel, mas a falta de dinheiro para aquisição de embalagens e confecção dos rótulos impede que as doações cheguem aos órgãos públicos e entidades sociais.

Apesar da produção artesanal no laboratório do curso de Nutrição do campus de Rio Branco, a distribuição mensal tem sido destinada as instituições da área da Segurança Pública, as repartições da universidade pública, as escolas da rede pública e organizações não-governamentais cadastradas no projeto. “Nós produzimos na primeira onda da pandemia 3.500 kg de álcool em gel e cerca de 2.000 mil litros de álcool (70) líquido”, revelou o professor Dayan Marques.

Destacou que desde a chegada da pandemia do coronavírus no estado, os acadêmicos voluntários da Enfermagem produziram mais de cinco toneladas do produto. Com a chegada da segunda onda retomaram o projeto na segunda quinzena de maio deste ano, mas não estão conseguindo fazer a doação do excedente da produção artesanal de álcool gel por falta de embalagens. Esclareceu que a universidade pública fornece o álcool líquido e garante o pagamento da bolsa dos alunos da Enfermagem. “A única doação que recebemos foi o gel do Sindicato dos Bancários do Acre”, observou.

Diante do problema, explicou que toda a produção excedente está sendo estocada, porque não contam com os recursos para aquisição das embalagens e confecção gráfica dos rótulos, conforme recomendação da Vigilância Sanitária. “Estamos precisando de doações para retomada da distribuição do álcool gel e líquido”, revelou.

Com a chegada da pandemia ao estado, a UFAC prestou relevantes serviços a sociedade acreana, primeiro com a criação do Comitê de Monitoramento da Covid-19, segundo com o projeto de produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para garantir a proteção dos profissionais de saúde que estavam na linha de frente de combate da covid-19.

A constante falta de álcool 70 no mercado, levou os alunos da Enfermagem a criar o projeto Mãos que Salvam, com o objetivo de produzir álcool em gel no campos de Rio Branco da Ufac para ser doada aos órgãos públicos e entidades sociais.

Comentários

Geral

Gabinete Itinerante da senadora Mailza percorre  o Alto Acre nesta semana 

Publicado

em

Assis Brasil será o primeiro município do Alto Acre a receber o projeto da parlamentar nesta segunda-feira, 6

Com o objetivo de promover a participação da comunidade em seu mandato, a senadora Mailza (Progressistas-AC) realiza nesta semana o projeto Gabinete Itinerante pelos municípios do Alto Acre: Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri.

Nesta segunda-feira, 6, a equipe desembarca em Assis Brasil, que faz divisa com o Peru.  Na terça-feira, 7, o Gabinete Itinerante estará em Brasiléia, quarta-feira, 8, em Epitaciolandia e na quinta-feira, 9, segue viagem para Xapuri, onde encerra as atividades pelo Alto Acre.

A van vai percorrer os municípios da região, sempre com uma equipe pronta para ouvir a população, prestando contas das ações da parlamentar no Senado Federal, conversando com os prefeitos, e assim contribuir para o desenvolvimento dos municípios do Acre.

“Essa foi uma ideia que tivemos para deixar nosso mandato mais próximo das pessoas. Já fizemos Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá e todos os municípios do Juruá. Depois dessa semana, planejaremos a capital Rio Branco e todas cidades perto. Vamos rodar todo o Estado. É tendo esse contato direto com a sociedade que iremos construir um mandato mais popular, com propostas advindas da população”, finalizou  a parlamentar.

Comentários

Continue lendo

Geral

Petecão anuncia que vai se afastar do Senado em junho de 2022 para se dedicar à candidatura de governador: “Vamos botar para moer”

Publicado

em

Durante evento do PSD Mulher no Senac em Cruzeiro do Sul neste sábado (4), Sérgio Petecão anunciou que vai se afastar do mandato de senador em junho de 2022 para se dedicar à campanha de governador. A ex-deputada Maria das Vitórias, suplente de Petecão, assume o mandato.

Empolgado com o grande número de pessoas no evento do partido presidido por ele, Petecão disse ao Notícias da Hora que terá três meses para se dedicar integralmente à campanha rumo ao Palácio Rio Branco e brincou: “Vamos botar para moer”.

Comentários

Continue lendo

Geral

Municípios do Acre devem enviar Declaração de Contas Anuais até 30 de abril

Publicado

em

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real

A Declaração de Contas Anuais (DCA) deve ser enviada pelas prefeituras do Acre e por todos os municípios brasileiros até o dia 30 de abril de cada ano. O prazo – previsto na portaria da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) 1.168, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 29 de novembro – não sofreu alteração acerca do que já estabelecia outra resolução.

A normativa, no entanto, reduziu o prazo antes previsto para o envio por Estados e Distrito Federal.

A Declaração de Contas Anuais foi criada com o objetivo de atender a Lei de Responsabilidade Fiscal e possui informações contábeis e orçamentárias de todos os poderes e órgãos do Município. Importante destacar que o formato e a estrutura da DCA para o ano de 2022 seguem as regras estabelecidas na 9ª Edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), vigente no exercício a que se referem os dados.

A portaria 1.168 considerou a necessidade de estabelecer a periodicidade, o formato e o sistema para que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios disponibilizem suas informações e dados contábeis, orçamentários e fiscais. De acordo com a publicação, esses devem ser divulgados em meio eletrônico de amplo acesso público.

Comentários

Continue lendo

Em alta