fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Fevereiro registrou até agora 24 homicídios; já são 69 assassinatos em 2018 no Acre

Publicado

em

O governo do Acre põe a culpa na política de segurança do governo federal nas fronteiras do Acre com o Peru e a Bolívia.

Dados do Acre assustam/Foto: Reprodução

Da redação com jornais do Acre

Vinte e quatro mortes violentas foram registradas em 20 dias neste mês de fevereiro no Acre. A média é de mais de um homicídio por dia, apesar do aparente “cessar fogo” no estado.

Já são 69 assassinatos no ano de 2108 no Acre. Em janeiro foram registrados 45 homicídios. A maioria é vítima de arma de fogo.

_______________________

O crescimento assustador do número de assassinatos é atribuído ao conflito entre facções criminosas que avançam no estado dominando territórios do tráfico de drogas.

_______________________

O governo do Acre põe a culpa na política de segurança do governo federal nas fronteiras do Acre com o Peru e a Bolívia, dois dos principais produtores de drogas do mundo, rota do tráfico internacional usada pelo crime organizado.

Ano passado foram registrados mais de 480 homicídios no Acre, contra 350 em 2016. Em 2015 foram pouco mais de 160 assassinatos registrados.

Lista de mortes violentas em Fevereiro

? Quinta-feira 01/02

01 – Ecilia, trabalhadora rural encontrada morta com dois tiros, Ramal Maravilha, Feijó

? Sexta-feira 02/01

02 – Samuel de Oliveira (18), morto a tiros, Jequitiba.

03 – José Ricardo Souza Batista Junior (26), morto a tiros m, Jequitiba.

04 – Romário Silva de Nascimento (25), morto a tiros, Defesa Civil.

05 – Mossione Damasceno Lima (34, morto a tiros na saída da Papudinha.

06 – Luana Aragao (21), morta a tiros, Rua Ademar Barros, Novo Horizonte

07 – Renan Barbosa, alvo de tiros Novo Horizonte, morreu no PS).

08 – Rafaela Santos, alvo de tiros, Novo Horizonte, morreu no PS).

? Sábado 03/01

09 – Peres Silva, morto com um tiro na Alcoobras, Capixaba

10 – Rugleson Silva, morreu em confronto de tiros com a polícia no bairro Batel.

11 – Deigison Souza, morto a tiros, residencial roda linda.

12 – Keven Xavier, morto a tiros, residencial Rosa Linda (morreu no PS).

? Segunda-feira 05/01

13 – Elivaldo Eli Silva Soares, encontrado morto a tiros Miritizal, Cruzeiro do Sul.

? Quarta-feira 07/02

14 – Mateus da Silva Lima, de 23anos, morto a tiros na saída da Papudinha. (Semi aberto).

? Quinta-feira 08/02

15 – Marcos Malveira Costa, 44 anos, morto a tiros no município de Tarauacá.

? Sexta-feira 09/02

16 – Antônio Marcos Teles Felisberto, morreu no PS após levar tiros na saída da Papudinha.

? Sábado 10/01

17 – Vitor Wesley da Silva, de 24 anos. Morreu no PS após ser alvo de tiros na Concha Acústica.

? Quarta-feira 14/02

18 – José Firmino, 14 anos, morto a tiros, bairro Miritizal, Cruzeiro do Sul.

19 – Francicley Marques Brito, 27anos, morto a tiros, bairro Vila Acre.

? Sábado 17/02

20 – Raimundo Nonato Santos da Cruz, de 32 anos, assassinado a tiros no bairro Miritizal, Cruzeiro do Sul.

? Domingo 18/02

21 – Deusimar da Cruz Oliveira, assassinado a golpes de faca, Vila do V, Porto Acre.

? Segunda 19/02

22 – Fabrício Cavalcante 19 anos, morto a tiros no município de Feijó.

? Terça-feira 20/02

23 – Paulo Souza Negreiros da Gama, de 32 anos, morto a tiros no Recanto dos Buritis.

24 – Marcelino Mourão dos Santos, de 25 anos, morto a tiros no Recanto dos Buritis.

Pesquisa revela que o Acre teve o maior aumento na taxa de homicídios em todo Brasil

Dois a cada três estados tiveram aumento de homicídios. Rio não está entre eles

Paulo Henrique foi uma das vítimas /Foto: Reprodução

65,6% mais assassinatos: esse é o dado registrado pelo Acre entre 2015 e 2016. O número, divulgado pelo Datasus, é o maior do país. De acordo com informações divulgadas no levantamento, apenas nove Estados brasileiros, além do Distrito Federal, seguiram a tendência de queda do índice.

Amapá e Rio Grande do Norte completam com o Acre o pódio do aumento dos homicídios no país, com crescimentos de 30,8% e 19,8%. Estados das regiões Norte e Nordeste foram os que apresentaram os piores resultados.

A Região Sudeste, por outro lado, tem série histórica com média de queda na quantidade de assassinatos.

_________________

Veja dados completos; CLIQUE AQUI.

_________________

O Datasus é um banco de dados do Ministério da Saúde e uma das fontes de informação sobre homicídios mais confiável do país. Ainda não há números fechados sobre as mortes ocorridas em 2017.

Comentários

Continue lendo

Acre

Detran reforça fiscalização com entrega de novas motocicletas em Brasileia

Publicado

em

Em um esforço para fortalecer a fiscalização de trânsito na região, o governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizará nesta sexta-feira, dia 19, a entrega de novas motocicletas à Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) na sede da 6ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Brasileia.

Um total de seis novas motos será disponibilizado para os agentes de trânsito, visando intensificar as operações na região do Alto Acre. A atuação da Ciftran, especialmente na fronteira, tem sido crucial para a organização do tráfego, resposta a incidentes nas vias e suporte às atividades realizadas em espaços públicos.

As motocicletas foram adquiridas pelo Detran com recursos próprios e foram oficialmente entregues pelo governador Gladson Cameli em uma cerimônia realizada no último dia 8 de abril, durante a inauguração da nova sede do Detran em Rio Branco. Este investimento não apenas reforça a frota de veículos da fiscalização, mas também demonstra o compromisso do governo em promover a segurança viária e a ordem no trânsito do Estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura reconstrói escadarias dos pontos de catraia após cheia do Rio Acre

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco está empenhada na reconstrução das escadarias nos pontos de catraia da cidade, após a vazante do Rio Acre. Durante o período da cheia, a prefeitura, com o apoio de todas as secretarias, concentrou esforços na limpeza e higienização dos bairros, além da remoção de areia e entulhos decorrentes da alagação.

Agora, a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) deu início ao processo de reconstrução das escadarias que foram arrastadas durante a segunda maior inundação do município, que alcançou a maior cota do ano em 6 de março, atingindo 17,89 metros.

O trabalho está sendo realizado nos quatro pontos de travessia em Rio Branco: Cadeia Velha, Seis de Agosto, Aeroporto Velho e Bairro Quinze. Cada escada é equipada com corrimãos em ambos os lados, variando de 50 a 80 metros de extensão. O secretário da SMCCI, Wellington Chaves, ressaltou a importância da ação.

“Este trabalho demonstra respeito ao direito de locomoção dos cidadãos entre o primeiro e o segundo distrito, garantindo mais dignidade e respeito às atividades diárias dos rio-branquenses.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura participa de encontro nacional sobre desenvolvimento sustentável no Pará

Publicado

em

Por

O Fórum de secretárias e secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), em parceria com a Fundação Konrad Adenauer Brasil e o ICLEI Brasil, realiza o XXIX Encontro Nacional dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente do Fórum CB27, durante três dias, em Belém, capital do Pará.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, participa do evento que iniciou nessa terça-feira (16) e encerra nesta quinta-feira (18). De acordo com Nasserala, o evento proporciona uma oportunidade única para a troca de experiências.

Secretário da Semeia, Carlos Nasserala em companhia do vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, durante o
Encontro (Foto: Assecom)

“O encontro oferece um espaço de diálogo e colaboração onde são abordados temas como a mitigação das mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, a promoção de cidades mais verdes e resilientes, entre outros. Essas são questões cruciais não apenas para o presente, mas também para o futuro das próximas gerações”, e acrescentou que “essa troca de conhecimento e expertise é fundamental para impulsionar a implementação de políticas públicas e iniciativas concretas que contribuam para a construção de um modelo de desenvolvimento mais sustentável e inclusivo”.

Com uma programação diversificada, o evento conta com mesas teóricas que abordam temas atuais e pertinentes ao contexto ambiental brasileiro, além de uma visita técnica, proporcionando uma imersão prática nas questões discutidas.

Secretária Municipal do Meio Ambiente de Belém, Christiane Ferreira Lima e secretário da Semeia , Carlos Nasserala (Foto: Assecom)

Paralelamente, ocorre o III Encontro Nacional do ICLEI, reunindo governos locais associados, parceiros e demais atores engajados no desenvolvimento urbano sustentável que visa apresentar e debater a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento, com foco na contribuição dos governos subnacionais brasileiros no enfrentamento da emergência climática.

Os debates e iniciativas promovidos durante o Encontro Nacional refletem a urgência e a relevância de ações colaborativas nos cinco caminhos de desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI: de baixo carbono; resiliente; baseado na natureza; circular; e equitativo e centrado nas pessoas.

“Ao debater questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país, o encontro não apenas identifica os desafios que precisam ser enfrentados, mas também aponta caminhos e soluções possíveis. Dessa forma, ele se torna um espaço de inspiração e catalisador de ações que visam promover um futuro mais próspero, justo e em harmonia com o meio ambiente”, concluiu o secretário.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo