Seleções de parceira da Fifa já apresentaram uniformes que vão contra suas tradições

Bruno Winckler – iG São Paulo

Será corriqueiro vermos em campo na Copa de 2014 aberrações como o Brasil de calção branco, a Alemanha toda de branco, a Espanha toda de vermelho. Mais do que uma ideia dos estilistas da bola, é a regra que a Fifa tem fortalecido nos últimos anos. Duas seleções não poderão ter peças da mesma cor, mesmo que sejam peças diferentes, como short e camisa, camisa e meia e por aí vai.

Comente esta notícia: A Fifa está certa em mudar os úniformes das seleções?

A entidade confirmou ao iG que vai manter a linha de conduta na escolha dos uniformes das seleções nos jogos da Copa e com isso comprometer a tradição de algumas seleções. Em contato via assessoria, a informação é que qualquer “confusão” de cores deverá ser evitada. A Fifa entende como “confusão” qualquer parte do uniforme que tenha as mesmas cores do time rival, ainda que não seja a mesma peça.

Captura de Tela 2013-11-30 às 10.33.06
Na Copa das Confederações, Brasil e Itália jogaram com uniformes que desrespeitaram suas tradições. Foto: Wander Roberto/VIPCOMM

Um caso recente serve para ilustrar a situação. Na Copa das Confederações a Itália foi o time A no duelo contra Brasil em Salvador e por isso teve a preferência de atuar com seu uniforme principal. Porém, não só a camisa foi azul. Jogadores entraram em campo vestidos de azul dos “pés à cabeça”. E o Brasil trocou o tradicional short azul por um branco. Quem torce acha estranho, principalmente para quem se lembra das finais das Copas de 1970 e 1994, quando Brasil e Itália não alteraram nenhuma peça de seus uniformes e ainda assim não causaram “confusão”.

Todas as informações necessárias sobre os kits que as seleções usarão na Copa do Mundo serão enviadas às federações dos países participantes no final de novembro de 2013 pelo escritório da Fifa. Em seguida, as equipes serão obrigadas a enviar à FIFA todos os elementos de seus uniformes até o final deste ano. Posteriormente, os representantes das equipes serão convidados para a sede da FIFA, em Zurique, para uma reunião no final de janeiro.

Se qualquer artigo do kit oficial não estiver de acordo com os regulamentos de equipamento da Fifa, a associação responsável pela seleção será obrigada a mudá-lo de acordo e re-enviar os itens corrigidos no prazo de 30 dias da primeira decisão por escrito. Estas decisões não são passíveis de recurso.

“A Fifa fará o possível para garantir que cada equipe use seu kit oficial da equipe, pelo menos uma vez durante a fase de grupos”, diz a entidade no regulamento geral da Copa.

A Fifa quer que todas as seleções tenham um uniforme claro e um uniforme escuro. Entende que os dois uniformes devem ter um só tom em sua totalidade. Ou seja: a camisa amarela da seleção brasileira, clara, não combinaria com o calção azul escuro. Em cinco jogos da Copa das Confederações o Brasil jogou duas vezes com o short branco. Além do duelo contra a Itália, jogou também a final contra Espanha com o short branco.

Um Brasil x Itália assim, com as seleções usando seus uniformes tradicionais, como o da final da Copa de 1994, não vai se repetir em 2014 - Mike Hewitt/Getty Images 

Um Brasil x Itália assim, com as seleções usando seus uniformes tradicionais, como o da final da Copa de 1994, não vai se repetir em 2014 – Mike Hewitt/Getty Images

Ciente dessa situação, a Adidas, parceria da Fifa há mais de 40 anos, e responsável pelos materiais esportivos de seleções tradicionais como Argentina, Alemanha e Espanha, já apresentou uniformes monocromáticos destas seleções para a Copa do Mundo. A Alemanha trocou o tradicional short preto por um branco, assim como a Espanha, que jogará toda de vermelho. (veja as fotos). A Nike manteve os uniformes tradicionais tanto de Brasil como da França.

No regulamento da Copa o texto sobre os uniformes é o seguinte: “A FIFA irá informar as equipes as cores que deverão usar para cada jogo. Na medida do possível, cada equipe deve usar suas cores oficiais, declaradas no formulário oficial da cor da equipe. Se as duas cores das equipes e dos árbitros causarem confusão, em princípio, a equipe A na programação oficial da competição terá o direito de usar seu kit oficial da equipe e da equipe B deverá utilizar sua reserva kit equipe ou, se necessário, as duas equipes podem ter de usar uma combinação dos seus uniformes 1 e 2.”

Comentários