fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Fifa vai investigar possível inelegibilidade de jogador do Equador

Publicado

em

Segundo Federação Chilena lateral Byron Castillo não seria equatoriano

Por Andrew Downie* – Londres

A Fifa abriu uma investigação sobre alegações de que o Equador usou um jogador inelegível em sua campanha nas eliminatórias da Copa do Mundo, disse a entidade que comanda o futebol nesta quarta-feira (11).

A Federação Chilena de Futebol afirmou na semana passada ter provas de que Byron Castillo nasceu em Tumaco, Colômbia, em 1995, e não na cidade equatoriana de General Villamil Playas em 1998, como consta em seus documentos oficiais.

Alegou que o lateral do Barcelona de Guayaquil, que atuou em oito dos jogos de qualificação do Equador para o Catar, usou passaporte e certidão de nascimento falsos.

O Equador é uma das quatro seleções sul-americanas que já se classificaram para a Copa do Mundo deste ano, junto com Brasil, Argentina e Uruguai. O Peru, quinto colocado, enfrenta uma repescagem no mês que vem.

“A Fifa decidiu abrir um processo disciplinar em relação à possível inelegibilidade de Byron David Castillo Segura”, disse a Fifa em comunicado. “Neste contexto, a FEF (Federação Equatoriana de Futebol) e a Federação Peruana de Futebol foram convidadas a apresentar suas posições ao Comitê Disciplinar da Fifa.”

Na semana passada, a FEF rejeitou as alegações do Chile como “rumores infundados”.

No entanto, a inelegibilidade de Castillo poderia significar problemas para a seleção da nação andina.

Castillo jogou em oito das 18 partidas do Equador nas eliminatórias, nas quais conquistou 14 de seus 26 pontos. Se perder pontos nos jogos em que Castillo atuou, o Equador pode perder a vaga no Catar.

O Chile terminou em sétimo com 19 pontos, mas Eduardo Carlezzo, advogado da federação chilena, disse à Reuters que se o Chile recebesse os pontos dos dois confrontos contra o Equador em que Castillo jogou, iria à Copa do Mundo em seu lugar.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Seletiva do Judô no Jeb´s Sub-18 será realizada em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto CBDE: Fade pretende realizar um bom torneio no interior

A Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade) confirmou para Epitaciolândia, no dia 6 de abril, a Seletiva do Judô e o objetivo é definir os representantes acreanos na fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18. O evento será promovido em Maceió, Alagoas.

“Queremos montar uma equipe com 16 alunos/atletas nos dois gêneros. Levar essa competição para Epitaciolândia também é simbólico por causa dos problemas com a enchente do rio Acre”, comentou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Data limite

As inscrições para disputa da competição são limitadas e poderão ser feitas até o dia 3 de abril no endereço www.fadeac.com.br

“Esse é mais um evento com financiamento da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) por meio do Programa de Apoio às federações”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Independência vai tentar efeito suspensivo para o zagueiro Jean

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Jogo entre Independência e Vasco terminou com muita confusão

A diretoria do Independência vai tentar um efeito suspensivo para o zagueiro Jean. O atleta foi expulso no jogo contra o Vasco e recebeu uma punição do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de quatro partidas de suspensão.

“Vamos pedir o efeito suspensivo e o Jean estará em campo contra o Andirá no sábado (30). Estamos apresentando o recurso baseado na Lei Pelé”, explicou o advogado do Independência, Atevaldo Santana.

Representação contra o árbitro

Atevaldo Santana confirmou uma representação contra o árbitro da partida Independência e Vasco, Antônio Marivaldo.

“O árbitro relatou na súmula uma troca de agressões entre o Jean (Independência) e o Ker (Vasco). As imagens do jogo não mostram essas agressões, o que ocorre são empurrões naturais nas jogadas dentro da área. O árbitro tem obrigação de ser preciso nos seus relatórios”, afirmou o advogado.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Atlético e Veneza ganham jogos e seguem invictos no Estadual

Publicado

em

Foto PHD: Veneza deu um passo importante para conquistar a classificação

Atlético e Veneza venceram seus jogos nesta terça, 26, no ginásio Álvaro Dantas, pela fase de classificação do Campeonato Estadual de Futsal Feminino e se aproximaram das vagas para a segunda fase do torneio.

O Atlético bateu o Glória por 8 a 4 e o Veneza derrotou o Acre Esporte por 2 a 1.

Mais dois jogos

A primeira fase do Estadual de Futsal Feminino terá mais duas partidas na quinta, 28, a partir das 18h45, no Álvaro Dantas. Villa e Cidade do Povo disputam o primeiro confronto e na sequência a Assermurb joga contra o Borussia.

Comentários

Continue lendo