Conecte-se conosco

Extra

Fronteira da Bolívia com o Brasil poderá ser bloqueada por uma semana

Publicado

em

Fronteira da Bolívia através de Cobija, capital do Estado do Pando (Bolívia) – Foto: Alexandre Lima

O Ministro da Saúde da Bolívia, Jeyson Auza, apareceu em uma coletiva no último dia deste mês de março de 2021, para anunciar novas medidas para conter o avanço da suposta cepa do covid-19, que teria entrado no País através de um brasileiro durante uma festa, ocorrida no estado de Santa Cruz dias atrás.

No vídeo, o Ministro fala do fechamento temporário da fronteira por cerca de sete dias, horas após a governadora de Pando, Paola Terrassa Justiniano, havia declarado que não iria fechar a fronteira com o Acre durante uma coletiva com a imprensa em Cobija.

Já no Estado de Pando, no início do mês de março passado, se havia registrado um número abaixo de 10 pessoas com o vírus, mas, com o pleito eleitoral para prefeito e governador, os casos aumentaram passando de 60 casos no mês e ainda ocorrerá no dia 11 de abril, as eleições para governador.

Segundo a imprensa do País, o ministro confirmou que está sendo preparado um decreto para considerar a possibilidade de fechar as fronteiras, desde que dados epidemiológicos e relatórios sérios mostrem a necessidade de tal medida.

Ponte Internacional, que liga as cidades de Epitaciolândia (Acre) à Cobija (Bolívia) ainda está com o fluxo normal neste dia 1º de abril – Foto: Alexandre Lima

A este respeito, ele disse que, dado o aumento dos casos, eles estão realizando um plano de contenção epidemiológica nas áreas de fronteira, mas com base em relatórios sérios, não em opiniões.

Em conversa com funcionários da fiscalização e aduana no lado boliviano, disseram que até a manhã desta quinta-feira, dia 1º de abril, não haviam recebido nenhuma nova determinação para que a fronteira fosse bloqueada.

Outra informação que foi passada, caso aconteça o bloqueio, deverá existir uma ‘janela’ de três horas para que as pessoas possam entrar e sair pela fronteira por Cobija, passando por uma barreira sanitária.

Bolívia e Brasil compartilham uma fronteira de cerca de 3,4 mil quilômetros e três de seus nove departamentos (Santa Cruz, Beni e Pando) têm ligação com Estados brasileiros.

Segundo o presidente Luís Arce na terça-feira (30), a Bolívia vai acelerar a vacinação contra a covid-19 nas cidades fronteiriças com o Brasil, diante da presença de uma nova cepa do vírus.

Veja vídeo com o Minsitro da Saúde da Bolívia, Jeyson Auza.

 

 

Comentários

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE REABERTURA DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA

COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO

AVISO DE REABERTURA DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL SRP N.º 038/2021.

DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 02/12/2021 à 13/12/2021.

TIPO DE LICITAÇÃO: Menor preço global.

DATA DA REABERTURA: 14 de dezembro de 2021.

HORARIO: 10h00min (dez horas).

LOCAL: Rua Capitão Pedro de Vasconcelos n° 257 – Sede da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia/AC.

OBJETO: Registro de preços para contratação de empresa especializada em serviços de assessoria jurídica em atendimento as necessidades da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia– Acre.

As pastas contendo condições e especificações relativas ao presente Edital, encontram-se à disposição dos interessados para consulta na Comissão Municipal Permanente de Licitação – CMPL, Portal de Licitação do Tribunal de Contas do Estado do Acre, site do município ou através do e-mail: licitacao@epitaciolandia.ac.gov.br

A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de a todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.

Epitaciolândia/AC, 02 de dezembro de 2021.

 

Agleison Rodrigues dos Santos

Pregoeiro Oficial

Decreto n° 076/2021

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL SRP N° 049/2021

OBJETO: Registro de preços para futura e eventual aquisição de cestas básicas visando atender as necessidades da Secretaria de Cidadania e Assistência Social Município de Brasileia/AC.

Data da Abertura: 14 de dezembro de 2021, às 09h00min. O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta e aquisição, do dia 02 ao dia 13 de dezembro de 2021, de segunda a sexta feira na sede da Prefeitura Municipal de Brasileia, sito a Av. Rolando Moreira n. º 198 – Centro, em Brasileia/AC, telefone (68) 35464402, no endereço eletrônico: cpl@brasileia.ac.gov.br ou no endereço http://app.tce.ac.gov.br/portaldaslicitacoes/. Os interessados deverão comparecer munidos com respectivos carimbos e do CNPJ.

Brasileia/AC, 01 de dezembro de 2021.

Eva de Souza Vieira

Pregoeira

Comentários

Continue lendo

Extra

Pesquisa aponta Gladson com 45% da preferência do eleitor

Publicado

em

Ex-governador do PT, Viana apareceu com 21% das intenções de voto, na pesquisa estimulada. Pesquisa Real Time Big data encomendada pela TV Gazeta foi divulgada, nesta quinta-feira, 2, e colheu respostas de 600 eleitores acreanos

Governador Gladson Cameli – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

FONTE: AGAZETADOACRE

A nova pesquisa da Realtime Big Data, sobre o cenário político do Acre, revelou que o atual governador Gladson Cameli (PP) perdeu intenção de votos, desde a última pesquisa realizada em agosto, mas permanece em primeiro lugar para o governo em 2022. Cameli recebeu 30% das intenções de voto, na pesquisa espontânea, e 45%, na pesquisa estimulada. Na pesquisa de agosto, ele recebeu 41% e 62% das intenções, respectivamente.

Neste novo cenário, a eleição para o Governo do Acre seria resolvida no segundo turno. O ex-governador e ex-senador Jorge Viana, do PT, que aparece em segundo lugar, com 21% na estimulada, seria o concorrente do atual governador.  O senador Sérgio Petecão (PSD) desceu uma posição nas respostas, desde a última pesquisa, e ficou em terceiro lugar, com 12% das intenções de voto, seguido por Jenílson Leite, com 2%.

Pesquisa da Realtime Big Data foi divulgada nesta quinta-feira, 2, e colheu respostas de 600 eleitores acreanos

Na última pesquisa da TV Gazeta, em agosto, o nome de Jorge Viana não foi colocado na simulação da pesquisa estimulada. Mas apareceu com 39% da preferência do eleitor, no quesito “Melhor governador do Acre nos últimos 30 anos”. Cameli apareceu em segundo, com 21% da preferência; Orleir Cameli foi citado por 14%; Tião Viana por 11%; Binho Marques, 4%; Romildo Magalhães 1%, e 10% não quiseram ou não souberam responder.

Encomendada pela TV Gazeta, a atual pesquisa foi realizada via telefone, com 600 eleitores acreanos. Os dados foram coletados nos dias 29 e 30 de novembro deste ano, e o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa também revelou os índices de rejeição aos candidatos, no qual Gladson Cameli, que ficou em último lugar na pesquisa de agosto (com 19%), subiu para a primeira posição, com 27% de rejeição. Jorge Viana ficou em segundo lugar, com 24%, seguido por Sérgio Petecão, com 15%, Jenilson Leite, com 8% e David Hall com 4%.

Avaliação da gestão Gladson Cameli

Já na avaliação do governador Gladson Cameli, a pesquisa apontou que 56% da população acredita que a gestão de Cameli é ótima ou boa, enquanto 21% vê como regular, e outros 21% do eleitorado avalia como ruim ou péssimo.

Não sabem ou não responderam foram 2%. Veja abaixo:

Comentários

Continue lendo

Em alta