fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Fronteira sai na frente e realiza carreata de protesto com apoio popular

Publicado

em

Alexandre Lima, com Marcus José

Centenas de veículos e motos percorreram as principais ruas das cidades de Brasiléia e Epitaciolândia no final do dia deste sábado, dia 12, em protesto ao que vem acontecendo no Brasil nos últimos dias, envolto em escândalos políticos divulgados pela Polícia Federal e Ministério Público Federal.

IMG_6304Entre os principais alvos dos protestos, estão a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente, e de honra do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva, que está sendo acusado de participar de vários crimes divulgados em operações da ‘Lava Jato’.

Investigações descobriram um esquema criminoso suspeito de movimentar pelo menos R$ 10 bilhões, envolvendo pessoas conhecidas e influentes, como o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef. Trinta pessoas foram presas e devem responder por diversos crimes.

IMG_6231

Se junta as operações, o ‘Satiagraha’ e ‘Aletheia’. “Ninguém dorme” é a tradução para o português da expressão italiana “nessun dorma”, num recado claro aos envolvidos em corrupção que a Polícia poderia bater à sua porta a qualquer momento.

Pixuleco era o termo usado pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto para se referir a dinheiro. O alvo desta fase da Lava Jato foi o ex-ministro José Dirceu. Em 13/8 de 2015, um desdobramento da Pixuleco comprovou corrupção envolvendo contratos de empresas privadas com o Ministério do Planejamento.

Operação Politeia, foi o termo usado na operação é uma referência ao livro “A República”, de Platão, que retrata uma cidade perfeita, onde a ética prevalece sobre a corrupção. Teve como alvo o senador e ex-presidente Fernando Collor.

Operação Conexão Mônaco – A operação que prendeu Jorge Zelada, sucessor de Cerveró na área internacional da Petrobras, ganhou este nome depois da descoberta de 11 milhões de euros em uma conta mantida por Zelada no Principado de Mônaco

IMG_6251

A Operação Zelotes foi deflagrada no dia 26 de março deste ano. Ao todo, 180 policiais federais e 55 fiscais da Receita Federal cumpriram 41 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Ceará e no Distrito Federal. Os crimes investigados são: Advocacia Administrativa Fazendária, Tráfico de Influência, Corrupção Passiva, Corrupção Ativa, Associação Criminosa, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro. Originalmente, o termo grego “zelote” significa “fiel seguidor”, que deu origem a uma seita e partido político judaico opositor da cobrança de impostos do governo romano.

Operação Que País é esse – Mais uma etapa da Lava-Jato, esta operação investigou o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, que tentava ocultar patrimônio não declarado na Suíça. O nome veio de uma citação do próprio Duque, ao ser preso em novembro de 2014.

IMG_6238

Operação Catilinárias, deflagrada em dezembro de 2015. Destinada a cumprir mandatos de busca e apreensão referentes a processos da Lava Jato, a operação teve como alvo o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), o ministro do turismo Henrique Alves (PMDB), o ministro da ciência Celso Pansera (PMDB), o deputado Aníbal Gomes (PMDB), o senador Edison Lobão (PMDB), o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), a chefe de gabinete de Eduardo Cunha, Denise Santos, e o executivo da Caixa Econômica Fabio Ferreira Cleto.

Atualmente, as operações estariam no número 24 e pode passar de 30 nos próximos meses. Diante desses escândalos pelo País, os brasileiros estão realizando diversos protestos. Está marcado para este domingo na Capital do Acre, um grande movimento que poderá contar com diversas caravanas de todo o estado.

A carretada contou com apoio da Polícia Militar em todos seu trajeto pelas duas cidades e terminou como previsto, sem qualquer imprevisto.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia investiga causa da morte de colono encontrado em ramal de Brasiléia

Publicado

em

A Polícia Civil do município de Brasiléia está investigando a causa da morte de um colono, cujo corpo foi localizado em um ramal dentro da selva, que tem acesso pelo km 19 da BR 317 (Estrada do Pacífico), sendo mais 60 quilômetros até o local.

Segundo foi informado, a vítima que foi identificada como Irineu Ferreira, de 44 anos, estaria caminhando pelo ramal sozinho e pode ter sofrido um mal súbito e caído, indo a falecer momentos depois.

Somente foi localizado no final do dia desta terça-feira (26), quando uma pessoa passava pelo local. Acreditam que possa ter sido uma morte natural, uma vez que seus pertences estavam próximo ao corpo e não havia sinais de luta, ou perfurações pelo corpo.

Juntamente com apoio de uma guarnição da Polícia Militar, o corpo do colono foi resgatado e levado para o Instituto Médico Legal – IML, na Capital, onde passará por uma equipe médica forense, para tentar descobrir a verdadeira causa da morte.

Somente após os procedimentos, o corpo seria liberado aos familiares para realizarem seu sepultamento.

Comentários

Continue lendo

Acre

OCA passa a oferecer serviços do TRE nas unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri

Publicado

em

A Organização em Centros de Atendimento (OCA), firmou, nesta segunda-feira, 25, mais uma vez seu compromisso com o atendimento público, por meio da parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desta vez visando ampliar os serviços eleitorais aos moradores de Cruzeiro do Sul e Xapuri.

OCA e TRE assinam termo de cooperação entre instituições. Foto: Arquivo/TRE

Assim, o secretário de Estado de Administração do Acre, Paulo Roberto Correia da Silva; a diretora da OCA, Fran Brito; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Júnior Alberto; o vice-presidente e corregedor, desembargador Laudivon Nogueira; realizaram a assinatura do termo de cooperação entre as instituições, expandindo a oferta de serviços eleitorais. Louise Santana, juíza auxiliar da presidência, também esteve presente no evento.

Os atendimentos operacionais nas unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri iniciaram nesta terça-feira, 26, e já contavam com grande procura da comunidade. Vale ressaltar que a demanda dos serviços eleitorais é significativa. Apenas no primeiro trimestre de 2024 mais de 4 mil cidadãos já foram atendidos na Central de Rio Branco.

“Essa iniciativa é de grande importância para a população. Por meio dela ampliamos as oportunidades para que os cidadãos de Cruzeiro do Sul e Xapuri assegurem seus direitos eleitorais de forma prática e acessível”, enfatizou o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia.

Atendimentos operacionais nas unidades de Cruzeiro do Sul e Xapuri iniciaram nesta terça-feira, 26. Foto: Arquivo/TRE

“Nosso objetivo é garantir comodidade e qualidade ao cidadão. Ter a parceria do TRE é muito importante, porque é um serviço muito procurado pela população” afirmou a diretora da OCA, Fran Brito.

“É muito importante toda iniciativa que amplie as possibilidades de as pessoas garantirem seus direitos. É isso que nós temos buscado aqui no TRE. Agradecemos ao secretário de Administração e à diretora da OCA por firmar mais uma parceria, e que possamos continuar oferecendo serviço de qualidade para a população”, ressaltou o presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto.

Apenas no primeiro trimestre de 2024 mais de 4 mil cidadãos já foram atendidos na Central de Rio Branco. Ludymila Maia/OCA

O vice-presidente e corregedor eleitoral frisou a importância da parceria estabelecida. “Neste momento a parceria é imprescindível, pois ampliamos a oportunidade de o cidadão regularizar sua situação eleitoral antes do fechamento do cadastro eleitoral, que será em 8 de maio”, enfatizou o desembargador Laudivon Nogueira.

Comentários

Continue lendo

Acre

Terremoto de magnitude 5,1 é registrado no interior do Acre; moradores sentiram tremor

Publicado

em

Um abalo sísmico de magnitude 5,1 atingiu Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, nesta manhã de quarta-feira (27). O terremoto foi detectado pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico por volta das 9h16, a uma profundidade de 35 km.

Nathielle Menezes, funcionária de uma mercearia local, relatou ao portal G1 Acre que estava trabalhando quando sentiu o abalo, mas ela e seus colegas inicialmente pensaram se tratar de um deslizamento na margem do Rio Juruá.

“Só que não foi um balanço comum, porque a gente está acostumado aqui em Marechal com tremor de terra mais fraco. Hoje, não. Foram duas pancadas, mas foram bem fortes”, relembra. Ela ainda disse que pensou que uma janela de vidro do estabelecimento onde ela trabalha iria quebrar durante o tremor.

Outros moradores também perceberam o terremoto. Segundo ela, o tremor durou menos de um minuto, mas “pensava em iria morrer”. “No momento a gente nem se tocou que era um tremor, a gente achava que era o barranco que ia caindo, depois entendemos que era um terremoto”, completa.

Comentários

Continue lendo