A sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde também funcionava o Instituto

Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no município de Humaitá, (AM), foram incendiados na tarde desta sexta-feira,27, pelo garimpeiros em protesto contra os dois órgãos.

De acordo com informações repassadas ao Rondoniaovivo pelo jornalista Júlio Ayres, eles incendiaram o prédio e carros, deixando um rastro de destruição.  Isto porque o Ibama e o ECMBio deram ultimato para que a garimpagem de ouro, que vinha ocorrendo no rio localizado  em frente à cidade, fosse encerrada.

O desmando ocorreu após uma reunião, na manhã desta sexta-feira, entre os garimpeiros e os representantes dos dois órgãos,quando ficou decidido que os garimpeiros deveriam deixar o local. Após a reunião, os agentes públicos apreenderam as balsas e tocaram fogo, em represália, os garimpeiros promoveram a destruição dos dois órgãos públicos.

Delegacia Fluvial

Agora à noite, os garimpeiros estão se dirigindo para sede da Delegacia Fluvial, segundo informou os moradores da cidade, prometendo causar mais destruição na cidade.

 

Comentários