fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Geração que cresceu sob o comando do governo do PT foi cooptada pelo crime, revela pesquisa do MP

Publicado

em

65% dos autores de assassinatos no Acre tem entre 15 e 29 anos. Ou seja, considerando os 20 anos de gestão petista, este é o saldo da “Florestania” junto a sociedade acreana (Foto:: FdoA)

Da redação com G1

Uma pesquisa feita pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e tornada pública nesta segunda-feira (4) revela um dado assustador: 65% dos autores de assassinatos no Acre tem entre 15 e 29 anos. Ou seja, considerando os 20 anos de gestão petista, este é o saldo da “Florestania” junto a sociedade acreana.

O quadro de desinvestimento educacional, contrário senso aos dados revelados pela propaganda oficial, mostram que a maioria dos matadores (84%) possui mais de 18 anos, mas 65% tem apenas o ensino fundamental completo. Além disso, a maioria (65%) dos assassinos e membros de facções criminosas são analfabetos ou semianalfabetos.

_______________________

Segundo o promotor de justiça Rodrigo Curti as motivações dos crimes e assassinatos estão estritamente ligadas ao controle do tráfico de drogas, acertos de contas e/ou guerra entre facções rivais.

_______________________

Geração PT, geração perdida?

O quadro desenhado pelo MPAC revela que são as crianças com cerca de nove anos ou nascidas em 1998, quando o Partido dos Trabalhadores (PT) chega ao poder com a eleição de Jorge Viana ao governo do Estado, as encarceradas ou procuradas pela polícia por crimes violentos.

O quadro de abandono das políticas ideológicas originárias do projeto inicial e a centralização dos investimentos em projetos mais voltados para as classes “A” e “B”, com o baixo investimento na periferia, é apontado por especialistas como o principal fator para uma geração de jovens criminosos.

Filiados assumem o erro e culpam Vianas

A questão de uma geração inteira exposta e cooptada pela marginalidade e por uma criminalidade cada vez mais organizada, tem sido creditada por filiados ao PT às gestões dos irmãos Viana (Jorge e Tião) e ao próprio partido: “Preocupam-se com cargos e outras coisas e não com a sociedade”, disse um filiado sob sigilo.

___________________

Conforme ouvido diretamente de outros filiados ao partido, o fato da criminalidade ter crescido e chegado ao ponto atual de violência exacerbada, predominantemente praticada por jovens, revela que o partido falhou na educação destes.

___________________

“Estes jovens deveriam ter sido captados pela escola de qualidade que propúnhamos e não terem sido cooptados pelos apelos da marginalidade. Nós [petistas] somos responsáveis pelo caos instalado”, sentenciou.

______________________

O Ministério Público do Acre divulgou uma análise feita que detalha a crescente onda de violência no estado em números e aponta que 65% dos bandidos, assassinos e membros de facções criminosas são formados basicamente por analfabetos ou semianalfabetos.

______________________

O promotor de justiça Rodrigo Curti, afirma que, com base nos estudos, 65% dos autores de assassinatos registrados no Acre tem entre 15 e 29 anos. Desses, 84% tem acima de 18 anos (maiores de idade), sendo que 65% tem apenas o ensino fundamental completo.

O promotor de justiça Rodrigo Curti, afirma que, com base nos estudos, 65% dos autores de assassinatos registrados no Acre tem entre 15 e 29 anos (Foto: assessoria)

De acordo com o promotor, as motivações dos crimes e assassinatos estão estritamente ligadas ao controle do tráfico de drogas, acertos de contas e/ou tem ligação direta com a guerra entre facções rivais.

Os números dos Ministério Públicos apontam ainda que 61% dos crimes são praticados em Rio Branco, 84% ocorrem na zona urbana, a maioria das vítimas são do sexo masculino e 77% dos crimes são praticados com uso de arma de fogo.

IMPUNIDADE

Rodrigo Curti diz ainda que uma das principais causas para o aumento da violência, além do tráfico de drogas é a impunidade.

“O bandido comete um crime e se ele se vê impune, ele volta a cometer novos delitos. É preciso investir em inteligência, aparelhar as polícias e os setores de investigação para que o criminoso possam cumprir a sua pena integralmente, sem contato com o mundo externo. O problema do Brasil não é o excesso de prisões mas de impunidade”, lamentou Curti.

Confira entrevista do promotor Rodrigo Curti ao portal da Rede Globo, clicando AQUI.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura encerrou atendimento humanitário no Parque de Exposição às vítimas da enchente

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco concluiu oficialmente o atendimento humanitário no Parque de Exposição, com um custo de aproximadamente R$ 35 milhões, em despesas relacionadas à enchente e assistência aos desabrigados. A medida foi anunciada pelo prefeito, acompanhado de secretários e diretores municipais, durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde dessa terça-feira (26).

Na ocasião, o prefeito prestou contas dos trabalhos realizados nos 11 abrigos mantidos pelo Poder Público Municipal, destacando a construção de 935 boxes para abrigar famílias e 235 para animais domésticos. Ele expressou gratidão aos envolvidos e elogiou a condução das operações.

“Garantimos o recurso necessário para amenizar a situação” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Essa é minha função, minha função não é tirar fotografia dentro da água para dizer que estou ali ajudando na alagação. Ajudar na alagação é botar dinheiro e é isso que, como prefeito, eu procurei fazer, garantir o recurso necessário para amenizar a situação crítica de cada morador”, afirmou o prefeito.

Além do suporte financeiro, o Município disponibilizou o aluguel social para famílias que não puderam retornar para suas residências. As últimas famílias deixaram o parque de exposição no último sábado (23).

Os recursos enviados pelo Governo Federal serão direcionados para a segunda fase da assistência humanitária, coordenada pela Defesa Civil Municipal, que incluirá distribuição de alimentos, kits de higiene e mapeamento de áreas de risco.

Frank: “Estivemos o mais próximo possível das pessoas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós tomamos a decisão de transferir o gabinete do prefeito para dentro do parque, para que pudesse estar mais próximo possível daquelas pessoas que estavam passando por situação de vulnerabilidade”, explicou Frank Lima, chefe de gabinete da prefeitura.

Os esforços foram divididos entre as secretarias, com cada uma delas responsável por uma área específica, desde os primeiros atendimentos da Defesa Civil até os cuidados com os animais pela Secretaria de Saúde.

“A Secretaria de Saúde também atendeu nos abrigos. Nós estávamos todos os dias, visitando, realizando consultas, levando atendimento a todas as pessoas que estavam abrigadas também nas escolas”, destacou Sheila Andrade, secretária municipal de Saúde.

O encerramento das atividades no parque de exposição marca uma etapa importante no apoio às famílias afetadas pela enchente, evidenciando a atuação conjunta e coordenada do poder público em momentos de crise.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá equipe no Campeonato Brasileiro Júnior e Elite em Palmas

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Endril Lima é um dos ciclistas acreanos na disputa do Brasileiro

O ciclismo acreano terá uma equipe na disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Júnior e Elite, competição programada entre os dias 26 e 30 de junho em Palmas, Tocantins.

Segundo o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques, os atletas foram surpreendidos com a informação no início da noite desta sexta, 28, no Parque do Tucumã.

“Convocamos os atletas para uma reunião surpresa. Eles não sabiam da formação da equipe para o Brasileiro. Sem dúvida essa é mais uma grande notícia para o nosso ciclismo na temporada de 2024”, afirmou Tuxauá Marques.

Provas definidas

Tuxauá Marques confirmou as disputas com provas de Estrada e Circuito.

“Vamos com uma equipe fortíssima para um Brasileiro com os melhores atletas. Temos uma nova geração trabalhando com estrutura e melhores condições de treinamento. A nossa meta é começar a conquistar resultados em nível nacional”, avaliou o presidente.

Equipe acreana

Alannis Victória (Viking)

Letícia Macedo (Casa Araújo)

Marcos Daniel (Viking)

Rian Pereira (Viking)

Danilo Araújo (RBR Racing)

Mauro Henrique (Honda)

Carlos Eduardo (Honda)

Endril Lima (Mega Giro)

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia militar realizou passagem de comando do 5º Batalhão do Acre

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, a Gestora de Organismos de Políticas para Mulheres (OPM), Suly Guimarães, marcou presença representando a Prefeita Fernanda Hassem na cerimônia de transição de comando do 5º Batalhão de Polícia Militar. O evento, que teve lugar em Brasiléia, foi prestigiado por diversas autoridades dos âmbitos estadual, municipal e federal.

O destaque da ocasião foi a passagem de comando do Major Wallace para o Capitão Thales Rafael, que assumirá o posto de comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar. Natural de Brasiléia, o Capitão Thales retorna à corporação pela segunda vez e expressou gratidão ao comando da Polícia Militar do Acre por confiar-lhe essa importante missão.

A cerimônia representou não apenas uma mudança de liderança na unidade militar, mas também um momento de reconhecimento e apoio das autoridades presentes às forças de segurança do estado.

Comentários

Continue lendo