fbpx
Conecte-se conosco

Destaque Texto

Gladson Cameli recebe convite da Ameacre para aderir candidatura de Jair Bolsonaro no Acre

Publicado

em

*Governador eleito declarou apoio ao presidenciável pela defesa da democracia e dos valores de vida e família  

Lideranças da Associação dos Ministros Evangélicos do Acre (Ameacre), entre eles os pastores Paulo Machado, presidente da entidade; apóstolo Ildson; pastor Eldo Gama; apóstolo Edgar Araújo; os pastores Arnildo Gomes; Josimar Lima; Sebastião Soares, Pedro Abreu; Bispo José e pastor Reginaldo Silva estiveram reunidos na manhã de sexta-feira (12) com o senador e governador eleito, Gladson Cameli (Progressistas), formalizando um convite para adesão de Cameli à candidatura do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) no Acre.

De acordo com o pastor Paulo Machado, o convite à Gladson deve-se a afinidade de pensamento de Cameli no tocante aos valores de vida e família ao que a igreja como instituição tem trabalhado dentro da sociedade. As propostas apresentadas no Plano de Governo de Gladson e Major Rocha durante a campanha também somaram para a decisão da Ameacre.

Segundo ele, a própria eleição de Gladson e Rocha deu-se pela manifestação de fé dos candidatos, familiares e principalmente da população acreana que decidiu libertar-se de todas as influências maléficas que as filosofias de esquerda impuseram ao Acre e ao Brasil no que diz respeito aos princípios morais e espirituais das famílias nos últimos anos.

Gladson Cameli, por sua vez, agradeceu o convite e disse que no primeiro turno das eleições presidenciais apoiou Geraldo Alckmin e Ana Amélia Lemos, a vice indicada pelo Progressistas para compor a chapa para presidente. No entanto, após o término do primeiro turno, já tem declarado seu voto a Jair Bolsonaro por entender que não pode apoiar um candidato de um partido de esquerda que defende abertamente a inversão de valores morais, legais e espirituais.

“Precisamos respeitar as pessoas, suas formas de pensamentos e acima de tudo nos posicionarmos de maneira consciente e suprapartidária, entendendo que as causas do nosso país são muito maiores. Por isso, precisamos cada vez mais fortalecer a democracia e termos governabilidade para então oferecermos ao povo condições de recuperar a cidadania e a dignidade que muitos perderam nos últimos anos”, disse Gladson.

O governador eleito aproveitou a oportunidade para parabenizar o Coronel Ulisses, que disputou o governo do Acre pelo PSL, pela sua luta e postura durante o período eleitoral. Agradeceu também pelo telefonema recebido após as eleições onde Ulisses desejou boa sorte a ele como governador do estado a partir de 1 de janeiro de 2019.

Os ministros evangélicos também estiveram reunidos com os dois senadores eleitos em 2018, Sérgio Petecão (PSD) e Marcio Bittar (MDB) para reforçarem o apoio à vitória de Jairo Bolsonaro no dia 28 de outubro próximo.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.

Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.

Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.

“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual

Publicado

em

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.

O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.

Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.

“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.

Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.

Violência psicológica

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.

O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).

“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.

Violência física

A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.

Violência sexual

Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde

Publicado

em

Ala Covid-19 no Acre – Foto: Odair Leal/Secom/arquivo

A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.

A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.

Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.

No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.

Comentários

Continue lendo