fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Gladson diz que contratação para cadastro de reserva esbarra em impedimentos jurídicos

Publicado

em

Em entrevista ao site Contilnet, governador diz que lhe “dói ver a juventude clamando por emprego”, mas reafirma que contratação para o cadastro de reserva da Polícia Civil, no concurso de 2017, esbarra em procedimentos na lei

O governador Gladson Cameli reafirmou nesta quarta-feira, 18, que o governo do Estado esbarra em obstáculos jurídicos para a convocação dos candidatos do cadastro de reserva do concurso de 2017 da Polícia Civil do Acre.

Governador Gladson Cameli em entrevista aos jornalistas Nany e Everton Damasceno, do site Contilnet. Foto: Diego Gurgel/Secom

A razão é a de que o edital do concurso da Polícia Civil não prevê um segundo curso de formação, que poderia contemplar os candidatos do cadastro de reserva.

Na manhã desta quarta-feira, 18, em entrevista aos jornalistas Nany e Everton Damasceno, do site Contilnet Notícias, o governador Gladson Cameli disse lamentar a situação por fugir completamente à sua vontade, por força de lei.

“Me dói ver aquela juventude clamando por emprego e, pra mim, quem fez concurso público e passou tem que ser convocado. Agora, me tragam uma liminar jurídica e eu contrato agora”, ressaltou.

Conforme Cameli, não há como atropelar a legislação. “Eu não posso ser irresponsável. Não posso ser processado por improbidade administrativa, porque embora tenhamos recursos para pagar [os salários numa eventual convocação], não temos o embasamento jurídico”, explicou o chefe do Executivo estadual.

O governador lembrou que recebeu um estado falido. “Peguei um estado em condições financeiras precárias e, em seguida, tivemos de enfrentar a pandemia, que, diga-se de passagem, encaramos com determinação e muita coragem, para virem dizer asneiras agora. Eu não subestimo sequer uma formiga, e, por isso, não aceito também que me subestimem”.

Outros temas, como por exemplo um retrospecto do esforço pessoal de trazer a vacina da Covid-19 o mais rápido possível para o Acre, a reeleição em 2022 e a escolha para o cargo de vice nas próximas eleições também foram abordados na entrevista, de quase uma hora, ao site de notícias.

*Errata: diferentemente do que foi publicado mais cedo, a reportagem se refere ao concurso da Polícia Civil e não da Polícia Militar. O texto já foi corrigido

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Desemprego sobe pelo segundo mês seguido e atinge 8,5 milhões de brasileiros em fevereiro

Publicado

em

Taxa de desocupação chegou ao menor nível para o trimestre encerrado em fevereiro desde 2015, segundo dados da Pnad

A taxa de desemprego no Brasil subiu pelo segundo mês seguido e chegou a 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro. Os dados são da Pnad Contínua(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta quinta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa mostra que 8,5 milhões de brasileiros não ocupam uma vaga de trabalho.

Segundo o IBGE, a quantidade de pessoas desempregadas teve uma alta de 4,1% na comparação trimestral, o que equivale a mais 332 mil pessoas buscando uma ocupação.

Mesmo crescendo, o número de desocupados ainda ficou 7,5% abaixo do registrado no mesmo trimestre móvel de 2023 (9,2 milhões de pessoas).

A massa de empregados com carteira de trabalho no setor privado chegou a 38 milhões, sem variação significativa na comparação trimestral. Esse número inclui os trabalhadores domésticos.

Segundo Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, as categorias em que ocorreram as dispensas “têm predomínio de trabalhadores informais. Isso ajudou a manter estável o contingente de empregados com carteira assinada”.

Já o número de empregados sem carteira no setor privado (13,29 milhões) ficou estável no trimestre. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, houve um crescimento de 2,6%.

Salário médio do brasileiro

Os brasileiros empregados recebem, em média, R$ 3.110 — uma alta de 1,1% no trimestre e de 4,3% na comparação anual. O valor é o maior desde o trimestre encerrado em novembro de 2020.

A analista acredita que as atividades que envolvem os profissionais do setor de alojamento e alimentação ficaram aquecidas nos meses de dezembro a fevereiro, “mesmo para os trabalhadores informais do setor, contribuindo para essa alta da renda”.

A massa de rendimento mensal real totalizou R$ 307,2 bilhões em fevereiro de 2024, um novo recorde para a série histórica iniciada em 2012. O número cresceu 6,7% quando comparado com o ano anterior.

Desalentados e subutilização

A população desalentada registrou 3,7 milhões, com alta de 8,7% na comparação trimestral, o equivalente a mais 293 mil pessoas nessa condição.

Foi a primeira alta desse contingente desde o trimestre móvel encerrado em abril de 2021, quando o número de pessoas desalentadas chegou a 5,9 milhões, durante a pandemia de Covid 19.

Essa categoria é classificada como todos aqueles com mais de 14 anos que estavam fora do mercado de trabalho e não haviam realizado busca efetiva por uma colocação.

Já a taxa de subutilização, que calcula o percentual de desocupados, subocupados por insuficiência de horas trabalhadas, e a força de trabalho potencial, ficou em 17,8%. A população subutilizada (20,6 milhões de pessoas) cresceu 3,4% (ou mais 675 mil pessoas) no trimestre e recuou 4,5% (ou menos 963 mil pessoas) no ano.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Rodoviária Federal informa pontos de alagamentos na BR-364 em Rondônia

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia informa que, na tarde desta quinta-feira (28), foram registrados pontos de alagamentos, decorrentes de chuvas isoladas, em alguns trechos da BR 364.

A PRF recomenda que os veículos não tentem realizar a travessia em trechos que estejam comprometidos pelo excesso de água na via.

Pontos de alagamentos (BR 364):

km 486 (Ariquemes/RO) Pare e siga. Apenas veículos de carga estão autorizados a passar.

Comentários

Continue lendo

Geral

“Matador do presídio” passa a ser réu por duplo homicídio

Publicado

em

Ao receber a denúncia o Juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditor Militar, Alesson Braz, escreveu que materialidade e os indícios de autoria, evidenciam-se pelos depoimentos das testemunhas, boletim de ocorrência e pelos interrogatórios.

Com a decisão, Marcelo Maia da Costa e Jonas Santos passaram a ser réus por um duplo homicídio ocorrido no presídio Francisco de Oliveira Conde.

O crime aconteceu na manhã de 26 de janeiro deste ano no Pavilhão “K”.

Antônio Gedenilson Simplício da Mota, de 48 anos e, o enteado dele, Diego Lopes Nascimento de 25 anos, foram assassinados a golpes de estoques.

Quando foram interrogados na Delegacia de Flagrantes, a Marcelo Maia e Jonas Santos confessaram a autoria do crime.

Marcelo Maia é considerado uma espécie de “matador do presídio”.

Marcelo Maia é considerado uma espécie de “matador do presídio”.

Foi o terceiro homicídio praticado pelo detento, no interior do maior complexo penitenciário do estado.

Em 31 de agosto do ano passado, ele e o comparsa Rafael da Silva Campos, assumiram o assassinato de outro detento.

Edvan da Silva Dias, foi assassinado a golpes de estoque.

O crime, também aconteceu no banho de sol do Pavilhão “K”, praticamente no mesmo local, onde Antônio Gedenilson e Diego Lopes, foram mortos.

Marcelo Maia e Jonas Santos terão o prazo de dez dias para responder à acusação.

Jonas Santos passou a ser réu por um duplo homicídio, junto com Marcelo.

Comentários

Continue lendo