Conecte-se conosco

Acre

Gladson enfatiza redução de crimes no Acre e cutuca gestão do PT: “A solução foi dar apitos”

Publicado

em

Em seu primeiro pronunciamento em 2022, o governador Gladson Cameli usou a comunicação estatal para relembrar ações, obras, investimentos, escândalo de corrupção e ainda aproveitou para comemorar os indicadores de redução da criminalidade no Estado alfinetando a gestão do seu antecessor do PT. “A solução deles foi dar apitos para policiais que nem fardamentos tinham’.

Cameli ressaltou que a problemática da segurança pública foi um dos principais gargalos que, para ele, derrotou as gestões petistas, tendo o ápice na distribuição de apitos no segundo mandato do ex-governador Tião Viana. Já em seu governo, foi feito o inverso, como grandes investimentos na aquisição de veículos, armamento, fardamento e contratação de novos policiais, tanto civis como militares.

Sobre a pandemia do Covid-19, Gladson mencionou que a doença que matou mais de mil acreanos é o maior mal do século, porém, ele enalteceu a construção de dois hospitais de campanha permanentes em menos de 2 meses. “Fomos um dos poucos Estados que não colapsou, como ocorreu nos Estados vizinhos”, comentou.

Sobre a área econômica, o governador citou que o Acre foi um dos poucos Estados da federação que não decretaram Lockdown, além disso, ele destacou os investimentos da gestão para aquecer a economia.

O gestor ignorou as críticas dos adversários políticos que alegam que seu governo não tem obras, na ocasião, ele citou que as mais importantes já estão iniciadas como por exemplo, o Anel Viário de Brasiléia e Epitaciolândia, a duplicação da AC-405 e a recuperação de ramais. “Quem só critica, diz que esse é um governo sem obras, já eu digo que a maior obra é cuidar das pessoas”.

Na área social, Gladson lembrou da implantação do Cartão do Bem, programa Prato Extra, fardamento escolar aos gratuito e a Carteira de Habilitação gratuita às pessoas de baixa renda.

Por fim, Gladson voltou a se colocar à disposição da justiça em relação às recentes investigações. Para ele, a maior prova de transparência é ter implantado a delegacia de combate à corrupção. “Não varremos nada para debaixo do tapete. Isso não é discurso, é ação”, encerrou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

Publicado

em

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas. De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo