Geral
Golpe na OLX: Criminosos enviam falso comprovante e acreano entrega videogame
Jayro conta que foi até o Posto de Saúde do Vila Ivonte – lugar de encontro marcado por ambos – e entregou o vídeo game ao criminoso

O estudante disse que ainda tentou entrar em contato com o golpista, mas só recebeu uma mensagem dele no WhatsApp, dizendo que os “acreanos são bestas”
POR EVERTON DAMASCENO
O acreano Jayro Gaspar de Oliveira, de 22 anos, estudante de Educação Física, foi vítima de um golpe na OLX, nesta quarta-feira (2).
Ao colocar à venda o seu vídeo game, um XBOX 360, por R$ 400, Jayro viu que uma pessoa mostrou interesse pelo produto.

Jayro tem 22 anos/Foto: Reprodução
O golpista fez todas tratativas e disse que enviaria o dinheiro por transferência bancária e o comprovante, em seguida.
“Ele iria transferir o dinheiro para a conta da minha irmã, no Banco do Brasil. Segundos após as tratativas, ele me enviou um comprovante, com o valor do produto”, disse à reportagem.
Jayro conta que foi até o Posto de Saúde do Vila Ivonte – lugar de encontro marcado por ambos – e entregou o vídeo game ao criminoso.
“Como ele me mandou o comprovante, não vi problema em entregar o vídeo game. Acontece que, minutos depois de eu fazer a entrega, minha irmã me ligou e disse para não entregar o produto, porque o comprovante era falso e aquilo se tratava de um golpe. Comecei a chorar, na mesma hora”, continuou.
O estudante disse que ainda tentou entrar em contato com o golpista, mas só recebeu uma mensagem dele no WhatsApp, dizendo que os “acreanos são bestas” e que já havia ganhado muito dinheiro enganando as pessoas.

Troca de mensagens/Foto: Reprodução
“Minha irmã ainda pesquisou os dados que estava inseridos na transferência, mas ele usava documentos falsos, com números falsos”, finalizou.
Jayro já registrou um boletim de ocorrência e espera que a polícia encontre o culpado a partir das imagens de segurança que foram registradas pelas câmeras de segurança do posto onde o encontro foi marcado.
Comentários

Geral
Mais dois procuradores do Estado são nomeados pelo governo
Dois candidatos convocados para assumir o cargo de Procurador do Estado não entregaram a documentação no prazo exigido pelo edital e por isso, o governador Gladson Cameli tornou sem efeito no Diário Oficial desta terça-feira, 17, os decretos de Mayara Rayanne Oliveira de Almeida e Gabriela dos Santos Barros que a nomeavam para o cargo.
Para o lugar das duas, o governo convocou para tomar posse como Procurador do Estado João Paulo Carneiro de Oliveira e Felipe de Lima Neves.
Os dois nomeados terão que apresentar a documentação exigida pelo edital para que sejam efetivados no cargo e passem a ingressar o Quadro de Carreira da Procuradoria-Geral do Estado – PGE.
Comentários
Geral
Desembargadora Eva Evangelista recebe presidente da OAB/AC, em exercício
Coordenadora estadual das Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar recebeu proposta de minuta para intimação de medidas protetivas de acusado por violência doméstica via telefone e aplicativo de mensagens WhatsApp pelo oficial de Justiça.
A coordenadora estadual das Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Acre (Comsiv-TJAC), desembargadora Eva Evangelista, recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira, 16, a presidente, em exercício, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre, Socorro Rodrigues.
Estiveram presentes ainda a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM/AC), Giovana Castelo Branco, a representante da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Isnailda Gondim, e a secretária de Programas Sociais do TJAC, Regiane Verçosa, houve alinhamento de propostas e iniciativas que podem ser desenvolvidas de forma conjunta.
No encontro, a presidente da OAB, em exercício, entregou à desembargadora proposta de minuta para intimação de medidas protetivas de acusado por violência doméstica via telefone e aplicativo de mensagens WhatsApp pelo oficial de Justiça. Na pauta também foi abordado casos de feminicídio no Acre, a articulação para o fortalecimento da rede e atividades em conjunto que serão desenvolvidas nos próximos dias.
A desembargadora Eva Evangelista agradeceu a visita e disse ter orgulho da Rede de Proteção à Violência Doméstica que vem sendo atuante em todo o Estado. Ela destacou ainda que a equipe da Comsiv-TJAC tem agenda no Alto Acre esta semana para apresentação de proposta de Projeto de Lei para municipalização de Grupos Reflexivos, em prol de combate à violência contra à mulher e fortalecimento da rede no interior do Acre.
“Iniciativas dessa natureza buscam atuar diretamente no combate a crimes contra às mulheres, reduzindo os índices de reincidência ou reentrada – quando a pessoa volta ao sistema de Justiça por cometer uma nova medida, independente do trânsito em julgado da condenação anterior. A proposta é sensibilizar os atores de violência doméstica sobre sua postura, para ele não voltar a repetir seus atos, mesmo em outro relacionamento”, disse.
A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Giovana Castelo Branco, ressaltou que pedirá ao Governo do Estado um plano emergencial de enfrentamento à violência doméstica e a representante da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Isnailda Gondim, convidou a desembargadora para o início do curso de capacitação para mulheres privadas de liberdade.
Comentários
Geral
Aluna de escola cívico militar de Cruzeiro do Sul está entre os vencedores do concurso Jovem Senador
A comunidade da Escola Cívico Militar Madre Adelgundes Becker, localizada em Cruzeiro do Sul, está em festa. A aluna do 2º Ano do Ensino Médio da unidade, Ana Beatriz Amorim, de 16 anos, é a mais nova Jovem Senadora da República e vai representar o Acre em Brasília na edição de 2022 do Programa Jovem Senador.
Um projeto do Senado Federal que, anualmente, leva estudantes do Ensino Médio, um de cada unidade da Federação, a uma experiência sobre o processo legislativo. Em Brasília, eles participam da Semana de Vivência Legislativa e, além de aprenderem sobre esse processo, têm a oportunidade de fazer propostas que mais tarde poderão ser transformadas em projetos de lei.

Ana Beatriz Amorim representará o Acre no Jovem Senador 2022. Foto: Jully Joyce Specht
Para compor o grupo que vivenciará esta experiência, os alunos tiveram que participar de um concurso de redação. O tema deste ano foi o bicentenário – 200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã.
Ana Beatriz conta que quando a escola começou a incentivar os estudantes a participar do concurso, ela não se sentia confiante, mas se empenhou na produção do texto. “Foi uma surpresa enorme. Toda a família ficou muito feliz. Depois que me acalmei percebi a responsabilidade, pois vou representar meu estado”.

Ana Beatriz e equipe da Escola Cívico Militar Madre Adelgundes Becker.Foto: Jully Joyce Specht
A viagem ocorrerá no período de 27 de junho a 1 de julho e inclui passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção tanto para a estudante quanto para o professora orientadora que a acompanha. Além disso, elas serão premiadas com um notebook, cada uma.
Durante quatro dias, Ana Beatriz e os demais jovens senadores terão um trabalho que simula a atuação dos senadores da República, com direito a posse e eleição da Mesa (presidente, vice e secretários), aprovação dos projetos e publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa da Casa.
Para a gestora da Madre Adelgundes, Rosa Lebre, ter Ana como representante do Acre é uma felicidade para toda a comunidade escolar. “A conquista só aumenta nossa responsabilidade de cada vez fazer mais e melhor para nossos alunos”, afirma.
Enquanto a viagem não chega, a jovem senadora do Acre segue se dedicando aos estudos e ao sonho de cursar uma faculdade: “Continuarei com o mesmo empenho para alcançar meus objetivos. Passar no Enem na área de saúde é um deles”.
Comentários
-
Geral2 dias atrás
Moradores acionam a polícia ao encontrar corpo de homem em chamas na manhã deste domingo
-
Flash12 horas atrás
Polícia é recebida a bala em rota do tráfico entre Acre e Peru e troca tiros com traficantes
-
Brasil2 dias atrás
Alunos de medicina que estudam fora do país receberiam até R$ 5 mil para serem ‘mulas’ de traficantes estrangeiros, diz delegado
-
Geral2 dias atrás
Mais de 54 kg de drogas foram apreendidos nesta madrugada em Rio Branco
-
Acre2 dias atrás
Polícia prende mulher que tentou matar o marido a facadas
-
Flash13 horas atrás
Gefron apreende caminhão que transportava gado de origem suspeita no Acre
-
Acre2 dias atrás
Marido revela que trai esposa e é ferido a golpes de terçado
-
Acre15 horas atrás
Cadáver encontrado em chamas neste domingo, em Rio Branco, é de um rapaz de 28 anos