fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Governo dá continuidade obras de contenção e da nova subestação da ETA II

Publicado

em

Com o objetivo de garantir o pleno funcionamento da maior unidade de captação e tratamento de água de Rio Branco, governo do Acre, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realiza obras de contenção e construção da nova subestação do sistema de captação da ETA II. O investimento é de 6 milhões de reais, recursos garantidos pelo governo, por meio do Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

Em visita à obra nesta terça-feira, 25, o governador Gladson Cameli acompanhou a execução dos serviços. A obra de contenção foi concluída. A estrutura onde será instalada a nova subestação está praticamente pronta, restando apenas serviço de pintura e montagem do sistema elétrico.

“Mesmo no período de chuvas, todas medidas foram adotadas para garantir a continuidade das obras. Agora estamos cuidando de todos os trâmites legais para colocar em funcionamento a nova estação de energia, que alimenta as bombas de captação”, explicou o governador Gladson Cameli.

Técnicos da Defesa Civil Estadual, Federal e Corpo de Bombeiros também acompanham a execução dos serviços. As intervenções incluem obras de drenagem e construção de canal para desviar a água do tanque de decantação, para que possa ser realizada a limpeza e manutenção da única célula do tanque da captação, hoje em operação. A obra de contenção foi realizada com estacas cravadas a mais de 20 metros de profundidade, para conter o avanço do movimento de terra.

“Quando a captação foi construída não havia sido feito o mapeamento que identificava o local como área de risco de movimentação de terra. Desde então sempre houve movimentação de terra aqui”, pontuou o secretário adjunto de Infraestrutura, Jamerson Lima.

Em maio de 2020, devido às chuvas fortes, uma movimentação de terra acabou abalando a estrutura da subestação da captação. Foi então, que o governo do Estado, por meio da Seinfra iniciou a construção da nova subestação as intervenções de segurança para que a captação ficasse protegida. “Nosso trabalho agora é cuidar para que a nova subestação entre em ação. A empresa responsável pela obra continua fazendo a parte interna e a empresa fornecedora de energia fazendo a parte externa para que possamos concluir e acionar as bombas com a nova subestação”, enfatizou Lima.

Monitoramento

Enquanto dura a obra, o governo do Estado, por meio do Departamento de Água e Saneamento do Acre (Depasa), monitora o funcionamento do sistema de captação e tratamento de água. “Em atendimento a recomendação do governador Gladson Cameli, engenheiros e equipe técnica da área operacional continuam de prontidão para garantir o funcionamento do sistema de captação e tratamento da ETA II, e eliminar riscos de desabastecimento”, destacou a diretora-presidente do Depasa, Waleska Bezerra.

Comentários

Continue lendo

Geral

Restaurante Popular reabre para atendimento ao público a partir desta segunda-feira (1°)

Publicado

em

Após o período de suspensão do atendimento ao público, devido à necessidade urgente de fornecer alimentação aos desabrigados pelas cheias dos rios e igarapés, a Prefeitura de Rio Branco informa que o Restaurante Popular reabrirá suas portas nesta segunda-feira, 1° de abril.

A pausa temporária no atendimento foi uma medida visando priorizar o apoio às famílias que se encontravam nos abrigos municipais montados em escolas e no Parque de Exposição.

Com a normalização da situação e a diminuição dos impactos da cheia, o Restaurante Popular retomará suas atividades habituais proporcionando refeições nutritivas à preço acessível (2 reais) e contribuindo para garantir a segurança alimentar e o bem-estar dos cidadãos.

“A reabertura do Restaurante Popular é a garantia do acesso a refeições nutricionalmente adequadas, com preço acessível para a população em vulnerabilidade cadastrada no CadÚnico”, afirmou Ivan Ferreira, diretor de Assistência Social da SASDH.

O diretor acrescenta ainda que além das refeições servidas diariamente, o restaurante também voltará com as outras atividades que se encontravam suspensas.

“Além das quinhentas refeições diárias que são servidas, o restaurante também voltará a ofertar atividades em grupo de educação alimentar e nutricional para orientar seus frequentadores a introduzir hábitos diários alimentares mais saudáveis.

Restaurante Popular José Marques de Souza

Horário de Funcionamento (dias úteis): 10h30 às 13h30

Endereço: Rua Osvald de Andrade, nº 184 – Sobral

Comentários

Continue lendo

Geral

“Epilepsia, para ajudar é preciso conhecer”

Publicado

em

Deputada Dra. Michelle Melo promove ação informativa no calçadão do Terminal Urbano

No intuito de informar e evidenciar a importância do Março Roxo, mês de mobilização e conscientização sobre a epilepsia a deputada Dra. Michelle Melo realizou na manhã desta quarta-feira, 27, junto com a sua equipe de gabinete uma ação informativa no calçadão do Terminal Urbano.

A deputada Michelle Melo, está compondo a Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos das Pessoas com Epilepsia, representando a ALEAC, na gestão 2024, da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE).

O grupo tem como objetivo ampliar a discursão sobre o tema e elevá-lo ao âmbito nacional, aprovar novas leis estaduais em apoio às pessoas com epilepsia e desenvolver ações de combate ao preconceito.

A comerciante Samara Souza, ressaltou a importância da ação e como a iniciativa pode ajudar a salvar vidas.

“Tenho um irmão com epilepsia e sei das dificuldades que ele passa em cada crise. A informação pode ser uma grande aliada e sem dúvidas pode salvar vidas. Quero parabenizar a deputada Michelle, por essa ação alusiva ao Março Roxo,” disse a comediante.

A deputa Michelle Melo falou sobre o mês de mobilização e conscientização sobre a epilepsia.

“Esse é um mês de fundamental importância para essa campanha no intuito de buscarmos apoio e promover a divulgação correta das informações. Precisamos conhecer para poder tratar e mais que tudo, estamos pedindo ao Estado, uma melhor visão para essas pessoas e seus familiares para que eles tenham uma melhor qualidade de atendimento,” finalizou a paramentar.

Comentários

Continue lendo

Geral

MPAC apoia operação que combate manipulação de resultados em jogos de futebol

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), integrou a operação Gol Contra, deflagrada na terça-feira (26) pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). A ação visa desarticular um esquema de manipulação de resultados de partidas de futebol para fins de lucro em apostas esportivas.

Ao todo, três promotores de Justiça, 18 servidores do MPRN e do MPAC, e 12 policiais militares participaram da operação. Em Rio Branco, a equipe do Gaeco cumpriu dois mandados de busca e apreensão, e outros dois foram cumpridos em Ceará-Mirim (RN). Até o momento, pelo menos seis pessoas são suspeitas de envolvimento com o suposto esquema, batizado de “Mercado Bet” .

Conforme as investigações, o esquema envolveria apostadores, aliciadores, jogadores, e possivelmente dirigentes e técnicos. São apurados os crimes contra a incerteza do resultado esportivo, previstos na Lei Geral do Esporte, além de associação criminosa, prevista no Código Penal.

O MPRN tem evidências que existem apostadores que se beneficiam por participarem diretamente ou por informação privilegiada; que há aliciadores que ofertam valores ao corpo técnico dos times envolvidos para obtenção de resultados fraudados; também existem jogadores que são protagonistas em campo; e ainda possíveis dirigentes e/ou técnicos coniventes ou envolvidos no suposto esquema.

O material apreendido será analisado pelo MP do Rio Grande do Norte, que ainda investiga o possível envolvimento de outras pessoas no suposto esquema de manipulação de resultados de partidas de futebol.

Comentários

Continue lendo