Conecte-se conosco

Flash

Governo do Estado do Acre entrega maquinas pesadas para atuar em apoio ao agronegócio na região do Juruá

Publicado

em

Por: Eudes Góes

Em solenidade pública realizada nesta sábado (17), no mercado do peixe do município de Cruzeiro do Sul, o governo do estado do acre, juntamente com o Deracre, apresentaram 12 novas máquinas aos agricultores que serão empregados nos trabalhos de melhoramento das estradas rurais dos municípios do Vale do Juruá. O disputado evento contou com a participação do governador Gladson Cameli, Zequinha Lima , Cruzeiro Sul e demais lideranças políticas e sindicais da região.

O governo de Gladson Cameli, tem como bandeira o apoio ao agronegócio, que se fortalece a cada dia, que dentre outras ações se destaca aquisição de novos equipamentos, que serão operados pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre-Deracre- que será responsável pela operação dos equipamentos que irão tirar do isolamento os produtores que tem suas propriedades produtivas na região.

Os recursos para aquisição dos equipamentos foram adquiridas pela bancada federal na legislatura passada, e que após bastante empenho do técnicos do atual governo , foram liberados após o governo proceder o pagamento da contra partida de 12 milhões de reais.

Na ocasião do evento foi apresentados foram entregues 12 veículos pesados. São três moto-niveladoras, três pás carregadeiras, três retroescavadeiras e três caminhões basculantes. Investimento, que custou aos cofres públicos a bagatela de 5,9 milhões. Os equipamentos são parte das 92 máquinas adquiridas pelo estado, que a partir que após serem revisadas serão distribuídas as cinco regionais do Deracre no interior.

No ato da apresentação dos equipamentos, o governador Gladson Cameli, se apresentou bastante sorridente. O que aparenta ter tirado um grande peso de suas constas. Principalmente, porque ramais é tudo o que o produtor quer.

No discurso proferido aos presentes Gladson Cameli disse aos presentes, “O nosso propósito é melhorar a vida das pessoas e a chegada dessas máquinas será muito importante para recuperarmos os ramais e garantir o direito de ir e vir dos nossos produtores, para que eles possam garantir o sustento de suas famílias. Prometi que a nossa gestão iria priorizar o agronegócio e aqui está a prova do meu compromisso com a população da zona rural”.

Como é o abito do mandatário, na ocasião ele chamou os funcionários Deracre para aproximarem do dispositivo de honra, para agradecer todos os operadores de maquinas. Fato que já até tornou comum no eventos envolvendo distribuição de máquinas do Deracre.

Já o prefeito Zequinha Lima, disse aos como está a parceria governo do estado prefeitura “Estamos unindo o melhor do governo do Estado com o melhor da prefeitura. Estas máquinas representam a realização de um sonho dos moradores da zona rural e a partir de agora, com esse reforço, esperamos acelerar os trabalhos de melhorias de ramais do nosso município”,
Sobre a temática da entrega dos equipamentos ressaltou que, a entrega das maquinas é importante, e que que inclusive com incorporação de novos equipamentos, “ vai haver produção sim um acréscimo da produção sem que haja perdas.

Por outro lado o Petrônio Antunes, presidente do Deracre, destacou que “Esse maquinário já começa a ser utilizado na próxima segunda-feira e vem para reforçar a capacidade de atuação do Deracre. Neste momento, os ramais são nossa prioridade, mas esses equipamentos também estarão disponíveis para serem utilizados em outras necessidades dos municípios”,

Comentários

Flash

CONQUISTA: Prefeito Jerry anuncia implantação do PDDE municipal

Publicado

em

Em 2013, quando era vereador do município de Assis Brasil, o atual prefeito Jerry Correia foi autor do Projeto de Lei que criou o Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola. Somente agora, depois de 9 anos da criação da Lei, o Programa foi efetivado para atender as escolas públicas municipais com transferências de recursos.

Na manhã desta quinta-feira, dia 11 de agosto, o prefeito e a secretária municipal de educação, Vanderleia Araújo, receberam os gestores das escolas municipais para anunciar o benefício. Participaram do encontro o professor Manoel Batista, gestor da escola Edilsa Maria Batista, o professor Jessé Bandeira, gestor da escola Simon Bolivar, o professor Carlos Nascimento, Gestor da escola Vicente Bessa e a professora Ângela Araújo, gestora da escola Maria Ferreira da Silva.

“Uma conquista para a educação municipal, especialmente para as equipes gestoras das escolas que terão mais autonomia de atuação”, comentou Manoel Batista, ex-prefeito e atual gestor da escola Edilsa Maria Batista.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasileia cedia o Primeiro Fórum de Adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes no município

Publicado

em

Por Fernando Oliveira

A Prefeitura de Brasiléia, através das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde realizou nesta quinta-feira, 11, o I Fórum de Adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de Brasiléia.

A atividade foi coordenada pela articuladora do Selo Unicef, professora Doutora Vanilda Galli, juntamente com a professora Nairy Rodrigues e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Joana Bandeira.Participaram Adolescentes e jovens de Brasiléia, além de representantes de instituições parceiras e sociedade civil.

O NUCA hoje conta com aproximadamente 60 adolescentes da zona urbana e rural, na faixa etária entre 12 até 18 anos e tem como objetivo criar espaço de diálogo com adolescentes em conjunto com a Gestão pública e sociedade civil, buscando a  garantia de direitos da juventude.

A ouvidora-geral, Soleane Manchineri representou a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) no dispositivo de honra do 1° Fórum de Adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), onde teve a oportunidade de reconhecer a importância do fórum, parabenizar aos jovens e a mobilizadora de adolescentes, Nairy Rodrigues e registrar o desejo de ver a iniciativa em todo o estado do Acre.

Em maio de 2022 o município de Brasileia, Acre, aderiu ao Selo UNICEF, assumindo prioridade enquanto políticas públicas a crianças e adolescentes. Ao reconhecer a iniciativa, planos e atividades voltadas a este público são desenvolvidas, como é o caso do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

A proposta do NUCA é articular adolescentes para mudar os locais em que estão inseridos, por meio de formação e atividades de transformação. Na manhã desta quinta-feira, 11, o núcleo realizou o 1° Fórum de Adolescentes do NUCA no município.

Entre palestras sobre racismo, empoderamento feminino, gravidez na adolescência e mudanças climáticas, a mobilizadora Nairy Rodrigues tem como objetivo levar os questionamentos e demandas levantados no fórum até os setores públicos e instituições civis, para que os jovens tenham uma participação ativa no município.

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes é composto por alunos das escolas Kairala José Kairala, Coronel Manoel Fontenele de Castro, Valéria Bispo Sabala e Instituto Odilon Pratagi.

Jamily Santos, estudante na Escola Rural Valéria Bispo Sabala, uma das jovens que formam o NUCA no município, contou sobre como sua visão mudou após ingressar no núcleo. “Agora percebo mais a desigualdade entre os jovens, também percebo o preconceito, a forma que o tratamento muda dependendo de da raça”, relatou a jovem que pretende ser médica traumatologista.

Com a colaboração de Deivd Ceará e Bruno Firmino

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia inaugura escola na reserva extrativista Chico Mendes

Publicado

em

Por Verônica Rodrigues-Secom

A prefeitura de Brasiléia através da secretaria de Educação inaugurou na quinta-feira,11, mais uma escola para o atendimento da população da zona rural do município, desta vez foi a escola Santa Luzia, localizada na Reserva Extrativista Chico Mendes no km 84+19 km de ramal.

A escola Santa Luzia foi uma conquista para os moradores da comunidade, que durante 12 anos crianças e adolescentes estudaram em vários locais improvisados.

Estiveram presentes na solenidade, a secretária de educação Francisca Oliveira, vereador Elenilson Cruz, professores, pais, alunos, e a comunidade.

Para a professora da escola, Jessica, a construção da escola é de suma importância “ A construção da nossa escola é de muita importância para os alunos que estavam há mais de 12 anos estudando em locais emprestados, agora com o espaço próprio vão aprender mais”, comemorou.

Vereador de Brasileia- Elenilson Cruz

O vereador Elenilson Cruz parabenizou a comunidade e falou da importância de investir na educação. ” É a realização do sonho da comunidade e quero parabenizar a Prefeitura de Brasiléia por ter construído essa escola em parceria com a comunidade e a prefeita Fernanda por atender a demanda dessa comunidade. Estou muito feliz em poder estar aqui participando da inauguração dessa escola”.

Secretária de Educação de Brasileia -Francisca Oliveira

Durante a cerimônia, a secretária de educação, Francisca Oliveira, destacou o comprometimento da gestão municipal com a melhoria da educação. ” Estamos muito felizes com a entrega da escola Santa Luzia. Há 12 anos a escola funcionava em casas das pessoas, ou na sede da associação. A prefeita Fernanda assumiu o compromisso da construção dessa escola para que as crianças tenham um ambiente adequado onde irá favorecer a aprendizagem. Entregamos um fogão novo e outros equipamentos de cozinha e esportivos também já estão sendo comprados. Já entregamos 4 escolas novas em comunidades onde não existiam”, destacou.

 

Fotos- Assessoria

Comentários

Continue lendo

Em alta