fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo e Aleac ampliam diálogo e reforma da previdência será votada dia 26

Publicado

em

Governador Gladson Cameli – Foto: Alexandre Lima/arquivo

Segundo Cameli, sua gestão é pautada pelo diálogo diante da seriedade do assunto

Em um claro sinal de respeito à democracia, o governador Gladson Cameli atendeu a uma solicitação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior, e do líder do governo na Aleac, Ghelen Diniz, para o adiamento da votação da reforma da previdência estadual para que o tema seja amplamente debatido com os servidores públicos, entidades de classe e demais instituições.

Segundo Cameli, sua gestão é e sempre será pautada pelo diálogo e diante da seriedade do assunto, o governador quer que todas as dúvidas sejam esclarecidas antes de entrar na pauta de votação de Aleac. Gladson afirma que a aprovação do texto é necessária para a saúde financeira do Estado acreano, já que o déficit previdenciário continua crescendo. Se nada for feito, o aporte do tesouro estadual para arcar com o pagamento de aposentadorias e pensões será de quase R$ 1 bilhão até 2022.

“Estamos tendo a coragem de fazer o que os governos passados não fizerem ao longo de vinte anos. A grande verdade é que o Estado pode quebrar se a reforma da previdência estadual não acontecer. Alguns têm usado esse tema tão sério para se aproveitar politicamente de uma situação que eles não fizeram quando governaram o nosso estado. Quero aqui agradecer a todos que compreendem a necessidade de aprovar esta reforma para o bem de todos. Nesse tempo, vamos esclarecer ponto a ponto da reforma da previdência e mostrar que ela será fundamental para o futuro do Acre e tenho certeza que os servidores e sindicatos irão entender que essas mudanças são necessárias”, argumentou o governador.

O presidente da Aleac elogiou a postura do governador em atender o pedido do poder Legislativo para a ampliação do prazo para que a reforma da previdência seja debatida de maneira que todos os questionamentos sejam sanados. Após o amplo diálogo com a sociedade, a expectativa é que o texto seja votado pelo deputados estaduais no próximo dia 26 de novembro.

“Estivemos reunidos com o governador Gladson Cameli e com o líder do governador, deputado Gehlen Diniz, e aqui quero registrar a conduta democrática do governador em sempre prezar pelo diálogo e prontamente entramos em consenso para que a reforma da previdência seja discutida pela Assembleia, governo do Estado, funcionários públicos, sindicatos e sociedade em geral. Acredito que desta forma vamos chegar ao ponto que seja melhor para todos”, frisou Nicolau Júnior.

O líder do governo no parlamento acreano, deputado Gehlen Diniz, lembrou que “ao longo da semana, recebemos todos os sindicatos e foi pedido mais tempo para que essa proposta de reforma da previdência fosse melhor debatida e de maneira democrática, o próprio governador foi sensível em atender esse pedido. É importante esclarecer que este não foi um problema criador durante a gestão Gladson Cameli, mas durante os governos passados que fizeram pouco caso para um assunto de tamanha responsabilidade. O que o atual governo está fazendo é corrigir esses problemas. Vamos conseguir fazer com que o rombo previdenciário pare de crescer e não comprometer mais ainda o orçamento estadual com o pagamento de aposentadorias e pensões.”

Para o diretor-presidente do Acreprevidência, Francisco Alves de Assis Filho, com a extensão do prazo, o governo conseguirá explicar de maneira técnica a necessidade nas atuais regras da previdência estadual. “Por meio de gráficos, planilhas e apresentações técnicas, vamos evidenciar a necessidade da reforma da nossa previdência. A situação para o futuro bem próximo não é das melhores e vamos demonstrar que se nada for feito, o Estado terá a maior parte do seu orçamento destinado para o pagamento de servidores inativos, impossibilitando outros investimentos e até mesmo o funcionamento da máquina pública”, observou.

O governador Gladson Cameli fez questão de pedir o apoio de todos os parlamentares e enfatizou que o futuro das próximas gerações depende dessa aprovação. O chefe do Executivo não quer que a maior parte do orçamento estadual seja destinado tão somente ao pagamento dos servidores inativos, impossibilitando a destinação de recursos para investimentos em áreas importantes, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

“O momento pede a união de todos e o partido tem que ser o nosso brasão, a bandeira do nosso estado. Muitos outros estados do país estão pagando a conta porque não fizeram a reforma da previdência e não queremos de maneira alguma que o Acre siga pelo mesmo caminho. Eu tenho certeza que vamos conseguir avançar e executar os grandes investimentos que estamos planejando para os próximos anos que serão fundamentais para alavancar a nossa economia e gerar muitos empregos para o nosso povo”, pontuou Cameli.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá e Vasco empatam com expulsões e confusão após a partida

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Humaitá e Vasco tentaram a vitória, mas perderam chances

Humaitá e Vasco empataram por 1 a 1 nesta quinta, 18, no fechamento da 3ª rodada do segundo turno do Campeonato Estadual. Vitinho fez 1 a 0 para o Humaitá e nos acréscimos, cobrando uma penalidade, Daniego empatou.

Na tabela 

O empate manteve o Humaitá na segunda colocação do returno com 5 pontos, mas o resultado agradou aos atletas.

“Tínhamos a partida decidida e levamos o empate em uma penalidade inexistente. Fomos prejudicados e agora precisamos pensar na próxima partida”, declarou o zagueiro Gabriel.

Para o volante Dudu, o Vasco não se entregou e o resultado poderia ter sido outro.

“Voltamos a falhar e uma equipe que sonha com título isso pode ser fatal. Ainda temos chance e vamos lutar até o fim”, afirmou Dudu.

Expulsões e confusão

O lateral Wellington foi expulso na segunda etapa e o Humaitá terminou a partida com dez jogadores. Após o apito uma confusão envolvendo o zagueiro Reginaldo, do Vasco, e o volante Pisica resultou nas expulsões dos dois jogadores.

O técnico Kinho Brito e o atacante Caíque, ambos do Humaitá, foram expulsos por reclamações.

Próximos jogos

Galvez x Humaitá

Independência x Rio Branco

No domingo, 21, a partir das 15 horas, no Florestão

Vasco x São Francisco

Na segunda, 22, a partir das 15h30, no Florestão

Classificação

1º Rio Branco 7 Pts

2º Humaitá 5 Pts

3º Independência 4 Pts

4º Galvez 4 Pts

5º Vasco 2 Pts

6º São Francisco 1Pt

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Meta e Colégio Acreano são campeões na seletiva do vôlei de praia

Publicado

em

Foto PHD: 15 duplas nos dois naipes participaram da competição escolar

As equipes do Meta, no feminino, e do Colégio Acreano, no masculino serão as representantes do vôlei de praia acreano na fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18. A fase nacional será promovida entre os dias 15 e 20 de junho em Palmas, Tocantins.

“Conseguimos realizar um grande evento no Parkipê e estamos cada vez mais mostrando a força do esporte escolar. Teremos equipes competitivas na fase nacional”, declarou o presidente da Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade), João Renato Jácome.

Finais bem disputadas

Na decisão do feminino, o Meta derrotou o Sesi por 2 sets a 0, com parciais de 21×16 e 21×19

Na final do masculino, o Colégio Acreano bateu o Sigma por 2 sets a 1, com parciais 20×22, 21×15 e 16×14 no tie break.

Fade fez convocação

Após as finais, a Fade realizou a convocação dos atletas para a fase nacional dos Jeb´s.

Atletas do feminino

Maria Clara (Meta)

Maria Luíza (Meta)

Atletas do masculino

Gabriel(Colégio Acreano)

Carlos Eduardo(Colégio Acreano)

Matheus(Colégio Acreano)

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe de Davi explica por que ele ainda não se encontrou com Mani Rêggo: ‘Agenda’

Publicado

em

Por

Após vencer o Big Brother Brasil 24 e deixar o confinamento, Davi Brito chamou a atenção por não ter se encontrado com a sua namorada, Mani Rêggo.

Diversos rumores surgiram nas redes sociais, mas a equipe do ex-BBB resolveu soltar uma nota para esclarecer os fatos: “Sabemos que a agenda de um campeão de um reality é totalmente corrida e, devido aos compromissos, não conseguiu se reencontrar com Mani. Mas podem ter certeza de que, assim que tiver oportunidade, nosso menino irá encontrá-la, assim como toda a sua família”.

Inclusive, na manhã desta quinta-feira (18), diversos internautas apontaram uma suposta indireta de Ana Maria Braga com a mensagem do dia: “Presta atenção no valor que as pessoas te dão, porque ninguém é tão ocupado assim! É tudo uma questão de prioridade! Vale para todo mundo”.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo