Conecte-se conosco

Extra

Governo participa de reunião para implantação do Gabinete de Gestão Integrada e Fronteira Internacional

Publicado

em

Na reunião foi solicitada a facilitação de acessos aos aeroportos vizinhos, do Peru e da Bolívia

O governo do Estado participou nesta quinta-feira, 26, na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de uma reunião para avaliação das operações das forças-tarefas deflagradas nas regiões do Alto e Baixo Acre, no período de 5 de abril a 23 de maio, e também para tratativas de implantação do Gabinete de Gestão Integrada e Fronteira Internacional (GGIF-I).

Reunião contou com a participação do govenador e de representantes dos países Bolívia e Peru. Foto: Diego Gurgel/Secom

O Gabinete de Gestão Integrada e Fronteira Internacional GGIF-I visa integrar as forças de segurança pública que atuam nas regiões fronteiriças do Acre e do Departamento de Pando, na Bolívia, e tem o objetivo comum de prevenir e reprimir o narcotráfico, crimes ambientais, tráfico de pessoas, contrabando e descaminho.

O encontro é fruto de uma tratativa firmada com o governo boliviano em uma reunião realizada em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, no dia 20 de abril deste ano, com as participações do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, e o ministro de governo plurinacional daquele país, Carlos Eduardo Del Castillo, quando trataram da segurança transfronteiriça, envolvendo os dois países, principalmente em área abrangente à região do Alto Acre, pelo lado brasileiro, resultando na deliberação de proposições voltadas à prevenção e combate aos crimes transfronteiriços, em Carta de Intenções celebrada pelas autoridades brasileiras e a cúpula do governo boliviano voltada à área de segurança.

Governador agradeceu a presença de todos e destacou a importância da cooperação entre os países. Foto: Diego Gurgel/ Secom

O governador Gladson Cameli destacou, quanto às fronteiras, a importância de se diminuir cada vez mais o contrabando de veículos e aproveitou a oportunidade para pedir um acesso mais facilitado aos aeroportos vizinhos dos países representados na reunião, Peru e Bolívia, para possíveis emergências, tanto para o âmbito da segurança, quanto para o âmbito da saúde, dentre outros.

“Aqui mostra-se de fato e de direito o compromisso do governo peruano, do governo boliviano, do governo do Acre, por meio da Secretaria de Segurança, juntamente com o nosso governo federal. Aqui são várias pautas que se iniciam voltadas à segurança e vão abrir portas para, futuramente, alinharmos com a questão de transporte aéreo”, destacou o governador.

O titular da Sejusp explica que  houve um recuo nos números dos indicadores de violência registrados na região do Alto Acre, e também a produção integrada de conhecimento, por meio de cursos e capacitações, troca de tecnologias, dentre outros.

Principal objetivo das ações é o combate aos crimes transfronteiriços. Foto: Diego Gurgel/ Secom

“Há uma coordenação conjunta das ações de combate aos crimes transfronteiriços que passa a ser institucionalizado, com assento de autoridades locais e bolivianas. O  objetivo maior é o combate a esses crimes, explicou o secretário.

Acrescentou ainda que, com essas medidas, as ações passam a ser coordenadas com conhecimento prévio das duas forças policiais que atuam na região, os alvos são definidos e, o mais importante, a disponibilização mútua de dispositivos inteligentes de acesso à informação e consulta a banco de dados garantirão uma condição diferenciada.

O Peru, representado pelo general Luís Alberto Cotrina, veio conhecer a experiência para, se possível, aderir à proposta de gestão de fronteira. Na ocasião, várias autoridades presentes foram homenageadas.

Comentários

Extra

Primeira noite de folia no Carnavale 2022 lota centro de Brasiléia

Publicado

em

Pra quem esperava uma noite de estreia fraca, não se arrependeu de ir para o centro da cidade de Brasiléia na primeira noite do Carnavale 2022. A Banda Sandra Melo, DJ Sandro e convidados animaram os foliões que esperavam o retorno do maior carnaval fora de época do interior do Acre.

Carnavale estava parado desde 2020, quando foi decretado a pandemia. As festas foram suspensas deixando saudades para os foliões que esperavam o seu retorno. Mesmo em a atração nacional prevista para esta sexta-feira, a praça ficou lotada, mostrando a prévia do que está por vir no sábado e domingo.

A prefeita Fernanda Hassem esteve presente no camarote, junto de convidados(as) como o senador acreano do PSD, Sérgio Petecão, representantes do governo do Estado, onde agradeceu ao governador Gladson Cameli e Biau Som pela realização do maior Carnaval Fora de Época do Acre.

O tradicional Carnavale, além de proporcionar alegria aos foliões, aquece a economia local, lotando os hotéis, pousadas e restaurantes. A animação da primeira noite ficou por conta de Toinho e Maria Clara, Dj Edson Rodrigues, Sandra Melo e Luan Lima.

Comentários

Continue lendo

Extra

Emenda parlamentar da Deputada Vanda Milani contempla produtores de Brasiléia

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira, 1, a prefeita Fernanda Hassem, juntamente com a Deputada Federal Vanda Milani realizou a entrega de caminhão pipa e retroescavadeira para a secretaria municipal de agricultura , visando atender as necessidades dos pequenos produtores e agricultura familiar de Brasiléia.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de Convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através de Emenda parlamentar da deputada Federal.

A parlamentar Ja destinou mais de 35 milhões de reais para o município, que ainda será controlado com uma moto niveladora e um caminhão coletor.

A prefeita Fernanda Hassem fala do investimentos e agradece a deputada Vanda Milani. “É um dia de muita alegria, estamos entregando hoje equipamentos para a secretaria de Agricultura, adquiridos através de uma emenda da deputada federal Vanda Milani que é campeã de emendas aqui em Brasiléia. Somando tudo no mandato dela, vai entregar ao município cerca 35 milhões de reais para as diversas áreas. Hoje estamos entregando o caminhão pipa e uma retroescavadeira no aniversario da cidade para atender nossos produtores”, disse.

Para a Deputada Federal Vanda Milani é um prazer poder presentear Brasiléia em seu aniversário com os maquinários frutos de emenda parlamentar do seu mandato. “É uma honra estar no aniversário da jovem senhora Brasiléia nos seus 112 anos de idade. Dizer que tenho muita gratidão por Brasiléia. Estamos entregando o caminhão pipa e retroescavadeira mais já temos licitado outros serviços e maquinários, a prefeita Fernanda Hassem tem sempre buscado parcerias e ajuda para o município e nos estamos colocando nosso mandato a disposição”.

Participaram também, o senador Sergio Petecão, secretário de agricultura, Careca Gadelha, vereadores Elenilson Cruz, Marquinhos Tibúrcio, Rogério Pontes, produtores rurais e equipe municipal.

Comentários

Continue lendo

Extra

Juiz acata pedido parcial do MP e Carnavale não terá participação de Babado Novo

Publicado

em

Margareth Menezes e a Banda Araketu serão as atrações nacionais no Carnavale2022 – Foto/montagem/divulgação

O juiz de Direto da Comarca de Brasiléia, Clovis de Souza Lodi, após analisar o pedido do Ministério Público do Acre, através da Promotoria de Justiça Cível do Município, que ajuizou uma ação civil pública pedindo a imediata suspensão da realização dos shows da banda Babado Novo e da cantora Margareth Menezes, marcados para este final de semana no município, durante o Carnavale, edição 2022.

A promotora de Justiça Pauliane Mezabarba, o MPAC questionou o processo administrativo de inexigibilidade de licitação para contratação da cantora Margareth Menezes e o valor pago à artista para apresentação no evento festivo em Brasileia, compreendendo que o valor do cache seria alto em relação aos demais, juntamente com a Banda Babado Novo.

O Juiz em sua decisão, acatou parcialmente o pedido e decidiu pelo cancelamento do contrato com a Banda Babado Novo, sem que o município ou a empresa contratante, tenham qualquer prejuízo financeiro, impedindo qualquer tipo de transferência.

Entendeu que, também é ônus do Poder Público fomentar a cultura e proporcionar à população momento de lazer e diversão, como se observa no caso em apreço, visto que, é de conhecimento público a tradicional festa comemorativa do aniversário do Município de Brasiléia, também conhecida popularmente como “carnaval fora de época”, como acontece com eventos em outros municípios e pelo próprio Governo.

A programação então, permanece inalterada com a Banda Araketu e a cantora Margareth Menezes e demais bandas regionais e locais. A prefeita Fernanda Hassem se mostrou feliz com a decisão e convida a população, juntamente com turistas para irem se divertir na Praça Ugo Poli a partir desta sexta-feira, dia 1º de julho.

Brasiléia completará 112 anos de emancipação política no dia 3 de julho.

MATÉRIA RELACIONADA:

MPAC pede à Justiça suspensão de realização de shows em Brasileia

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Em alta