Cotidiano
Governo prorroga vigência de alvarás sanitários expedidos pela Vigilância até junho de 2021
Decreto com a prorrogação foi publicado na edição desta quarta-feira (3) do DOE. Essa é uma das medidas adotadas pelo governo do Acre desde março do ano passado para enfrentamento da pandemia da Covid-19. Estado já registra mais de 58 mil casos confirmados da doença e mais de mil mortes.

O decreto faz parte das medidas estabelecidas pelo governo Acre para minimizar os impactos econômicos causados pelo novo coronavírus no Acre – Foto internet
Por Iryá Rodrigues
Os estabelecimentos que precisam de alvarás de localização e funcionamento tiveram os prazos de vigência dos documentos prorrogados até 30 de junho de 2021. O decreto que autoriza a prorrogação foi publicado na edição desta quarta-feira (3) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Os alvarás são expedidos pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Conforme a publicação, a prorrogação começa a valer desde 1 de janeiro. O último decreto governamental tinha prorrogado a validade dos documentos até 31 de dezembro do ano passado.
O decreto faz parte das medidas estabelecidas pelo governo Acre para minimizar os impactos econômicos causados pelo novo coronavírus no Acre. Essas medidas estão sendo tomadas desde o início da pandemia em março do ano passado.
Ainda no documento, assinado pelo governador Gladson Cameli, a justificativa para prorrogação da vigência dos alvarás é que o funcionamento desses estabelecimentos são de “fundamental importância” para a garantia de emprego e da economia local.
Bandeira vermelha
Com o aumento na ocupação dos leitos destinados aos pacientes com Covid-19 e redução do índice de isolamento social, o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 manteve pela segunda vez todas as regionais do Acre na fase de emergência, representada pela cor vermelha.
O estado entrou em bandeira vermelha, que suspende as atividades não essenciais, no último dia 1 de fevereiro e foi mantido nessa faixa em avaliação feita no último dia 1 de março.
Mesmo com aumento de casos e mortes, o governo do Acre decidiu flexibilizar as medidas adotadas. Em uma nova edição, publicada no Diário Oficial de segunda-feira (1), foi liberada a abertura do comércio com 20% da capacidade mesmo na bandeira vermelha, de emergência.
Comentários

Cotidiano
Invicto, Acre conquista título da 1ª etapa do Circuito Amazônia de Vôlei de Praia Feminino
Ynara Fernandes e Quemile Souza superam dupla amazonense por 2 sets a 0 nesse domingo, na Ufac, em Rio Branco, e garantam 1º lugar no pódio na abertura da competição regional
O Acre assegurou o topo do pódio na abertura do Circuito Amazônia de Vôlei de Praia Feminino. A dupla acreana formada por Ynara Fernandes e Quemile Souzavenceram a competição de forma invicta na manhã deste domingo (3), na quadra de areia da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco (AC).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/a/R/BZ6XtZSQOfsjo3MnBp1g/captura-de-tela-2022-07-03-160709.png?resize=647%2C533&ssl=1)
Ynara Fernandes (D) e Quemile Souza (E) são campeãs da 1ª etapa do Circuito Amazônica de Vôlei de Praia Feminino — Foto: Arquivo pessoal/Ramon Aquim
Ynara Fernandes e Quemile Souza superaram a dupla amazonense Aline e Karine por 2 sets a 0 com parciais 21 a 18 e 21 a 19. Antes, as acreanas despacharam a dupla mato-grossense Dani e Kimberly também por 2 sets a 0.
As acreanas foram as primeiras colocadas na primeira fase com quatro vitórias por 2 sets a 0 sobre as representantes do Amazonas, Roraima, Rondônia, e 2 sets a 1 contra o Mato Grosso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/B/p/dt3svQT1G33BlE6l4SBg/cvzxvxc.png?resize=647%2C471&ssl=1)
Ynara Fernandes e Quemile Souza vencem dupla do Amazonas em decisão do Circuito Amazônia de Vôlei de Praia Feminino — Foto: Arquivo pessoal/Ramon Aquim
Conforme o cronograma, a segunda etapa do naipe feminino será disputada em Boa Vista (RR), no dia 30 de julho.
Comentários
Cotidiano
De olho em classificação na Série D, zagueiro do Rio Branco-AC prevê jogo difícil e pede concentração
Santos destaca foco do time em conseguir somar três pontos diante do Humaitá, neste domingo, para garantir vaga na 2ª fase da competição. Estrelão é vice-líder do grupo 1 com 21 pontos
De olho em classificação na Série D, zagueiro do Rio Branco-AC prevê jogo difícil e pede concentração
O Rio Branco-AC enfrenta o Humaitá neste domingo (3), pela 12ª rodada do grupo 1 do Campeonato Brasileiro da Série D e pode confirmar classificação antecipada à segunda fase em caso de vitória.
O zagueiro Santos destaca que o Estrelão está focado em conseguir assegurar os três pontos no confronto, mas projeta um jogo difícil, apensar do Tourão de Porto Acre não ter mais chances de avançar na Série D.
— A gente entrou essa semana com essa ênfase de conquistar os três pontos e encaminhar nossa classificação (…) A gente tá com a cabeça tranquila, estamos fazendo nossa parte, sabemos que vai ser um jogo difícil porque mesmo eles estando eliminados da competição, sempre é um jogo difícil.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/Z/9/rUnX5PTLqM9aj3AiMCKg/santos.png?resize=647%2C525&ssl=1)
Santos, zagueiro do Rio Branco-AC — Foto: Arquivo pessoal/Manoel Façanha
É um clássico regional, então sempre temos que entrar firmes e fortes pra poder conquistar os três pontos.
— Santos, zagueiro do Rio Branco-AC
Mesmo que confirme a classificação, o Rio Branco-AC terá mais dois jogos para completar a primeira fase, sendo um deles fora de casa. Sem calendário nacional garantido na próxima temporada após campanha aquém do Campeonato Acreano, o zagueiro Santos diz que uma possível vaga antecipada vai proporcionar certo alívio para o elenco.
— A gente conseguindo nossa classificação no fim de semana, temos dois jogos até pra gente descansar alguns jogadores, dar ênfase em algum partes que a gente precisa melhor, tirarmos esse peso que foi até do primeiro semestre que não conseguimos ser campeões, então pra gente vai ser de grande valia se classificar — disse.
Rio Branco-AC é vice-líder do grupo 1 com 21 pontos. O confronto contra o Humaitá começa a partir das 19h (de Brasília), no estádio Florestão, na capital acreana.
Comentários
Cotidiano
Brasil vai enfrentar o Japão nas quartas de final da Liga das Nações
Após início arrasador, japonesas caíram do topo do tabela para o quinto lugar na classificação
O Brasil conheceu na tarde deste domingo o seu primeiro rival na fase final da Liga das Nações, que será disputada a partir do dia 13 de julho, na Turquia. A renovada seleção do técnico José Roberto Guimarães vai enfrentar o Japão nas quartas de final. Após um início arrasador no torneio, as japonesas engataram uma série de quatro derrotas seguidas e caíram do primeiro para o quinto lugar na tabela de classificação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/B/0/dOMbKeQBGCUi7T74D5vw/brasil-coreia.jpg?resize=647%2C431&ssl=1)
Brasil fez uma ótima campanha na fase regular da Liga das Nações — Foto: Divulgação/FIVB
O time brasileiro garantiu a segunda posição após os 12 jogos da fase regular, com 10 vitórias e duas derrotas. No entanto, devido ao novo sistema de disputa da Liga das Nações, a seleção de Zé Roberto avançou para às finais com a terceira colocação. A Turquia tinha classificação assegurada por ser sede da última fase e virou cabeça de chave por ter ficado entre as 8 melhores equipes da etapa regular. Caso ficasse fora do recorte, entraria com a 8ª vaga.
A ida da Turquia ao topo da tabela empurrou as demais seleções para novas posições. Dessa forma, os EUA, que estavam na liderança, avançaram à fase final em segundo, o Brasil passou em terceiro, a Itália em quarto, a China em quinto, o Japão em sexto e Sérvia em sétimo e a Tailândia, que apresentou um jogo consistente desde a etapa inicial e conquistou o cenário do vôlei, entrou em oitavo.
Quartas de final da Liga das Nações
Turquia (1º) x Tailândia (8º) |
Estados Unidos (2º) x Sérvia (7º) |
Brasil (3º) x Japão (6º) |
Itália (4º) x China (5º) |
Brasil e Japão na temporada
O Brasil e Japão se enfrentaram duas vezes em 2022, antes da estreia das Liga das Nações. Em jogos amistosos, nos Estados Unidos, o time asiático levou a melhor em quadra. Vale ressaltar, porém, que peças importantes como a ponteira Gabi, por exemplo, ainda não tinham se apresentado ao elenco. A seleção fez uma ótima campanha na fase regular da Liga, vencendo rivais importantes como Turquia e Sérvia. As duas derrotas foram para os Estados Unidos e Itália.
O Japão, por sua vez, surpreendeu ao superar por 3 sets a 0 o time americano e engatar uma sequência de 8 vitórias. Passou as duas primeiras etapas da competição na liderança, de forma absoluta. Mas perdeu os últimos quatro jogos e despencou na tabela.
Comentários
-
Extra2 dias atrás
Primeira noite de folia no Carnavale 2022 lota centro de Brasiléia
-
Extra10 horas atrás
Araketu, Margareth Menezes, Cobras Dance e Álamo Kário levantam multidão no segundo dia de folia em Brasiléia
-
Extra3 horas atrás
Bloco Rolinhas do Coronel é sucesso após dois anos
-
Geral2 horas atrás
Enfermeira morre após cair de tirolesa em parque no AC; local não tinha autorização para fazer atração
-
Acre3 horas atrás
Casal acusa dono de hotel em Epitaciolândia de homofobia
-
Acre9 horas atrás
Durante Operação Guardiões do Bioma, PM prende cinco pessoas por desmatamento ilegal
-
Brasil1 dia atrás
Brasileiros são bem-vindos em Portugal, diz presidente português
-
Flash1 dia atrás
Mãe denuncia negligência em atendimento de filha prematura que morreu no Acre