fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Haitianos em Brasiléia vivem no céu e o inferno ao mesmo tempo

Publicado

em

Quase 500 estão morando em uma casa com capacidade para família de até 6 pessoas

Alexandre Lima

Situação dos imigrantes quase está chegando ao caos devido a lotação na casa onde estão sendo abrigados cerca de 500 pessoas entre homens, mulheres e crianças - Fotos: Alexandre Lima

Situação dos imigrantes quase está chegando ao caos devido a lotação na casa onde estão sendo abrigados cerca de 500 pessoas entre homens, mulheres e crianças – Fotos: Alexandre Lima

A situação dos imigrantes que chegaram na cidade de Brasiléia, desde dezembro do ano passado, se pode dizer que para alguns pode até estar bom, mas para outros que moram pelas cercanias da casa que tem capacidade para uma família de 6 pessoas, a realidade não está agradando muito.

Quadra de esporte coberto próximo a casa, virou local de dormida para cerca de 40 haitianos que são alvos constantes de deliquentes na madrugada - Foto: Alexandre LIma

Quadra de esporte coberto próximo a casa, virou local de dormida para cerca de 40 haitianos que são alvos constantes de deliquentes na madrugada – Foto: Alexandre Lima

Na manhã desta quinta-feira, dia 31 de janeiro, uma proprietária de uma casa que faz fundos com a que está os haitianos, chegou no seu limite ao ter sua propriedade invadida pelo esgoto produzido pelos vizinhos imigrantes que lhe causaram prejuízos financeiros e estruturais.

Segunda a vizinha, perdeu um contrato de aluguel que deveria durar até meados do ano que vem. Se pode perceber que além da lama que invadiu o quintal, o seu poço também foi prejudicado já que a água ficou contaminada e de cor escura.

Mesmo com a complacência de alguns vizinhos, outros chegaram a assinar um baixo assinado para que fosse tomado providencias sobre a situação, além de ressarcimento financeiro junto a secretaria de direitos humanos do Acre.

Segundo Damião Borges, pessoa que representa a Secretaria na cidade e ‘cuida’ dos imigrantes, já comunicou a situação e teria pedido ajuda ao Município, através da Secretaria de Obras, para que possam juntos amenizar o caso nas redondezas.

Casa vizinha está tendo problemas estruturais e sanitários e proprietária quer resarcimento pelos prejuízos - Foto: Alexandre Lima

Casa vizinha está tendo problemas estruturais e sanitários e proprietária quer resarcimento pelos prejuízos – Foto: Alexandre Lima

A casa em que se encontram os pouco mais de 400 haitianos, se tornou um caos. O pouco espaço é divido entre sete crianças recém-nascidas e cerca de 90 mulheres. A alimentação é dividida conforme as doações feitas por empresários locais e de outras cidades que chegam em dias incertos.

Foi registrado o momento em que mais imigrantes acabava de chegar num taxi fretado, e iriam se juntar aos 34 nas últimas 24 horas. Na delegacia da Polícia Federal localizada na cidade de Epitaciolândia, foi montado uma espécie de ‘força tarefa’ para que fossem cadastrado todos os que haviam chegado nos últimos dois meses.

Segundo Damião, esse número já pode ter chegado próximo a 1000 imigrantes. Desses, 400 já conseguiram empregos principalmente nas regiões do Sul, fora àqueles que partiram por contra própria. Para a próxima semana, outros 40 irão embora já com trabalho formalizados.

Damião Borges lida diariamente com a situação dos aitianos e tentar ajudar no que pode atraves da Secretaria de direitos Humanos do Acre

Damião Borges lida diariamente com a situação dos haitianos e tentar ajudar no que pode atraves da Secretaria de Direitos Humanos do Acre

Voltando a questão da casa, Damião mostrou o próximo lugar para onde os imigrantes serão transferidos. Um clube que fechou a décadas localizado ao lado do 10º Comando da Polícia Militar, já está sendo preparado para receber todos na próxima semana. Banheiros separados, área para cozinhar e lavar roupas, já estão quase prontos.

Disse que, que não fosse a burocracia, o espaço já deveria ter sido aprontado a tempos atrás e muitos problemas solucionados. Mostrou colado na parede, uma cartolina com 10 regras escritas no dialeto haitiano, de como todos deverão se comportar quando se mudarem.

Para muitos dos moradores de Brasiléia e Epitaciolândia, a questão é delicada quando se fala desses imigrantes que estão procurando uma vida melhor. Apenas se perguntam quando essa situação irá terminar ou amenizar, mas, a resposta ainda se não tem.

Só se tem uma certeza por enquanto. Para os que estão conseguindo chegar na cidade de Brasiléia, depois de viajar por até dois meses por cerca de quatro países, estão vivendo todos os dias no paraíso e no inferno ao mesmo tempo num só dia.

Cerca de 90 mulheres e sete crianças estão dividindo espaço com 300 homens numa casa para uma familia de 6 pessoas - Fotos: Alexandre Lima

Cerca de 90 mulheres e sete crianças estão dividindo espaço com 300 homens numa casa para uma familia de 6 pessoas – Fotos: Alexandre Lima

Comentários

Continue lendo

Acre

Comitiva busca o fortalecimento de políticas LGBT no Acre

Publicado

em

A Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+ da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com o Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT+ do Acre (CECDLGBTAC), estão entre os dias 14 e 19 de abril, realizando visitas institucionais na região do Juruá no Acre, nos município de Cruzeiro do Sul (AC), Rodrigues Alves (AC) e Mâncio Lima (AC).

A iniciativa tem como foco articular e sensibilizarem as gestõe municipais para a criação dos conselhos municipais LGBT+, para a realização da 2ª Conferencia Regional LGBT+ do Juruá que ocorrerá no mês de Junho de 2024, sediada no município de Cruzeiro do Sul (AC), bem como tratarem dos serviços de implementação do Centro de Referência LGBT+ do Acre.

Na ocasião estiveram em reunião com o Prefeito de Cruzeiro do Sul (AC), Zequinha Lima, com as secretarias de Assistência social, Cultura, Equipe do CREAS do município, com a Fundação de Cultura Elias Mansour, promovendo ações necessárias para a implementação das políticas afirmativas aos direitos humanos da população LGBT+ do Acre.

A comitiva promovida pela SEASDH, realizou visitas de articulação e mobilização na gestão do executivo municipal de Mâncio Lima (AC) e Rodrigues Alves (AC), para que gestores e profissionais desses municípios entendam a importância de estarem construindo ações afirmativas para o segmento LGBT+ dos seus territórios e da região do Juruá, bem como a participação deles na Conferência Regional LGBT+ do Juruá.

“O que depender do município de Cruzeiro do Sul, vamos auxiliar para que possamos estar ajudando a realização da Conferência LGBT+ do Juruá e dar encaminhamento as politicas afirmativas de enfrentamento a qualquer discriminação, voltada a população LGBT+ de nosso município,” declarou o prefeito de Cruzeiro do Sul Zequinha Lima.

A prefeita em exercício do município de Mâncio Lima, Ângela Valente, também reafirmou a importância dos encontros.

“Muito importante a vinda da comitiva em nosso município, todos precisamos aprender sobre como podemos auxiliar para criarmos uma cultura de paz, respeito e dignidade para todas as pessoas, sem haver qualquer discriminação,” declarou Ângela Valente.

O Presidente do Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT+ do Acre, falou sobre a importância das parcerias.

“É muito importante a parceria que a SEASDH, através da Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+, da Diretoria de Direitos Humanos, está oportunizando para que o Conselho possa estar indo aos municípios do Acre, articulando ações e se colocando a disposição para que possamos construir juntos as politicas afirmativas de direitos humanos em favor da população LGBT+ do Acre”.

Germano Marino, chefe da Divisão dos Direitos das Pessoas LGBT+, da SEASDH, falou sobre o trabalho desenvolvido.

“ Desde que assumi a chefia dessa divisão, recebi a missão da Diretoria de Direitos Humanos da SEASDH, para que tivéssemos uma parceria com todos os movimentos LGBT+, do controle social, para que pudéssemos atuar em conjunto e buscar as melhores oportunidades para as politicas afirmativas de valorização dos direitos humanos da população LGBT+ do Acre. Estamos nos mobilizando e atuando em conjunto com outros movimentos e principalmente com o Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT+, para que possamos chegar com as ações, as capacitações, os letramentos, o incentivo ao esporte, a cultura, a empregabilidade, renda, saúde, dignidade, para todos os LGBT+ dos 22 municípios acreanos. E isso só e possível, porque temos um governador preocupado não apenas com obras, mas com o desenvolvimento humano das pessoas do nosso Estado”.

A comitiva segue nesse mês de maio até junho em visitas a outras regiões do Estado, na articulação e promoção dos direitos humanos da população LGBT+ do Acre, buscando garantir a participação das gestões municipais, militância LGBT+, dentre outros movimentos e agentes públicos, na realização das Conferências Regionais e articulação de serviços de atendimento aos LGBT+ acreanos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Detran reforça fiscalização com entrega de novas motocicletas em Brasileia

Publicado

em

Em um esforço para fortalecer a fiscalização de trânsito na região, o governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizará nesta sexta-feira, dia 19, a entrega de novas motocicletas à Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) na sede da 6ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Brasileia.

Um total de seis novas motos será disponibilizado para os agentes de trânsito, visando intensificar as operações na região do Alto Acre. A atuação da Ciftran, especialmente na fronteira, tem sido crucial para a organização do tráfego, resposta a incidentes nas vias e suporte às atividades realizadas em espaços públicos.

As motocicletas foram adquiridas pelo Detran com recursos próprios e foram oficialmente entregues pelo governador Gladson Cameli em uma cerimônia realizada no último dia 8 de abril, durante a inauguração da nova sede do Detran em Rio Branco. Este investimento não apenas reforça a frota de veículos da fiscalização, mas também demonstra o compromisso do governo em promover a segurança viária e a ordem no trânsito do Estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura reconstrói escadarias dos pontos de catraia após cheia do Rio Acre

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco está empenhada na reconstrução das escadarias nos pontos de catraia da cidade, após a vazante do Rio Acre. Durante o período da cheia, a prefeitura, com o apoio de todas as secretarias, concentrou esforços na limpeza e higienização dos bairros, além da remoção de areia e entulhos decorrentes da alagação.

Agora, a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) deu início ao processo de reconstrução das escadarias que foram arrastadas durante a segunda maior inundação do município, que alcançou a maior cota do ano em 6 de março, atingindo 17,89 metros.

O trabalho está sendo realizado nos quatro pontos de travessia em Rio Branco: Cadeia Velha, Seis de Agosto, Aeroporto Velho e Bairro Quinze. Cada escada é equipada com corrimãos em ambos os lados, variando de 50 a 80 metros de extensão. O secretário da SMCCI, Wellington Chaves, ressaltou a importância da ação.

“Este trabalho demonstra respeito ao direito de locomoção dos cidadãos entre o primeiro e o segundo distrito, garantindo mais dignidade e respeito às atividades diárias dos rio-branquenses.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo