fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Homenagem do filho jornalista ao pai. “Meu pai jornalista”

Publicado

em

Resley Saab

Rubens Saab, pioneiríssimo da comunicação no Acre - Foto: Arquivo familiar

Rubens Saab, pioneiríssimo da comunicação no Acre – Foto: Arquivo familiar

Já faz algum tempo que quero homenagear grandes homens da história deste Estado. E começo hoje com o meu pai, Rubens Saab, pioneiríssimo da comunicação no Acre, numa época em que a população local tinha como único meio de troca de informações, a radiotelegrafia.

Se ainda hoje, nas mais recônditas regiões deste país, as figuras do padre, do juiz e do prefeito são tidas como um referencial para a população, o radiotelegrafista, na década de 70, então era uma espécie de titular de um 4º poder. Ele era o único canal de comunicação entre cidades, num mundo ainda sem televisão nem rádio e com um sistema de energia elétrica precaríssimo.

A sopa de letras, transformada em 1837 pelo americano Samuel Morse em pontos e linhas, e jogadas na atmosfera até um receptor – a distâncias intercontinentais, se preciso fosse – era o único meio de promover e obter notícias, por exemplo, de socorro médico, de anunciar calamidades públicas, ou de prestar agilidade em serviços como vacinação e transporte aéreo.

Assim como a água é vital, informação é até hoje tão essencial quanto. Agora, imagine numa Brasiléia de 1969, para onde Saab foi destacado, recém-formado radiotelegrafista de 1ª Classe pela Escola Edson, no Rio.

Neste sentido, o classifico, sem medo de errar, que ele foi à época, a personificação dos mass media atuais, como chamamos os sistemas organizados de produção, difusão e recepção da informação.

Saab era o jornalista da época, o porta-voz da comunicação e única via pela qual se faziam chegar, rapidamente, as notícias aos grandes centros (e vice-versa). Por isso, o meu orgulho por esses profissionais, e em especial, pelo meu pai.

Aliás, no século 18, o jornalismo já vivia os efeitos da revolução tecnológica, quando em 1848, jornais como o The Times, que já usava a máquina a vapor para impressão de suas edições, passaram também a incorporar o telégrafo como ferramenta de trabalho.

Aqui no Acre, Rubens se recorda, por exemplo, que intermediou a acomodação do time do Rio Branco em La Paz, para onde iriam, num amistoso entre nações. “Os jogadores não sabiam como seriam recebidos. A minha transmissão radiotelegráfica a uma estatal petroleira boliviana da época permitiu ao governo boliviano se inteirar da chegada da equipe à capital La Paz, desde um voo de Cobija”.

Foi por meio da estação de Saab, que o Palácio Rio Branco tomou conhecimento da 1ª grande inundação na fronteira, muitos anos atrás. Pedidos de remédios e o apoio do Exército recheavam também o boletim radiotelegráfico.

“Hoje, vejo meus e-mails, compartilho as vitórias do meu Botafogo online e chego à conclusão: “Haverá um dia em que o homem será teletransportado””, profetiza Saab. “A diferença é que ao invés de palavras, ele se materializará na outra ponta da linha”. Simples assim.

Mas, pela velocidade com que os sistemas evoluem, eu não acho difícil que isso aconteça, seu Saab.

Artigo publicado no último domingo, 28, no Jornal A Gazeta

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura encerrou atendimento humanitário no Parque de Exposição às vítimas da enchente

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco concluiu oficialmente o atendimento humanitário no Parque de Exposição, com um custo de aproximadamente R$ 35 milhões, em despesas relacionadas à enchente e assistência aos desabrigados. A medida foi anunciada pelo prefeito, acompanhado de secretários e diretores municipais, durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde dessa terça-feira (26).

Na ocasião, o prefeito prestou contas dos trabalhos realizados nos 11 abrigos mantidos pelo Poder Público Municipal, destacando a construção de 935 boxes para abrigar famílias e 235 para animais domésticos. Ele expressou gratidão aos envolvidos e elogiou a condução das operações.

“Garantimos o recurso necessário para amenizar a situação” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Essa é minha função, minha função não é tirar fotografia dentro da água para dizer que estou ali ajudando na alagação. Ajudar na alagação é botar dinheiro e é isso que, como prefeito, eu procurei fazer, garantir o recurso necessário para amenizar a situação crítica de cada morador”, afirmou o prefeito.

Além do suporte financeiro, o Município disponibilizou o aluguel social para famílias que não puderam retornar para suas residências. As últimas famílias deixaram o parque de exposição no último sábado (23).

Os recursos enviados pelo Governo Federal serão direcionados para a segunda fase da assistência humanitária, coordenada pela Defesa Civil Municipal, que incluirá distribuição de alimentos, kits de higiene e mapeamento de áreas de risco.

Frank: “Estivemos o mais próximo possível das pessoas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós tomamos a decisão de transferir o gabinete do prefeito para dentro do parque, para que pudesse estar mais próximo possível daquelas pessoas que estavam passando por situação de vulnerabilidade”, explicou Frank Lima, chefe de gabinete da prefeitura.

Os esforços foram divididos entre as secretarias, com cada uma delas responsável por uma área específica, desde os primeiros atendimentos da Defesa Civil até os cuidados com os animais pela Secretaria de Saúde.

“A Secretaria de Saúde também atendeu nos abrigos. Nós estávamos todos os dias, visitando, realizando consultas, levando atendimento a todas as pessoas que estavam abrigadas também nas escolas”, destacou Sheila Andrade, secretária municipal de Saúde.

O encerramento das atividades no parque de exposição marca uma etapa importante no apoio às famílias afetadas pela enchente, evidenciando a atuação conjunta e coordenada do poder público em momentos de crise.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá equipe no Campeonato Brasileiro Júnior e Elite em Palmas

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Endril Lima é um dos ciclistas acreanos na disputa do Brasileiro

O ciclismo acreano terá uma equipe na disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo Júnior e Elite, competição programada entre os dias 26 e 30 de junho em Palmas, Tocantins.

Segundo o presidente da Federação Acreana de Ciclismo (FAC), Tuxauá Marques, os atletas foram surpreendidos com a informação no início da noite desta sexta, 28, no Parque do Tucumã.

“Convocamos os atletas para uma reunião surpresa. Eles não sabiam da formação da equipe para o Brasileiro. Sem dúvida essa é mais uma grande notícia para o nosso ciclismo na temporada de 2024”, afirmou Tuxauá Marques.

Provas definidas

Tuxauá Marques confirmou as disputas com provas de Estrada e Circuito.

“Vamos com uma equipe fortíssima para um Brasileiro com os melhores atletas. Temos uma nova geração trabalhando com estrutura e melhores condições de treinamento. A nossa meta é começar a conquistar resultados em nível nacional”, avaliou o presidente.

Equipe acreana

Alannis Victória (Viking)

Letícia Macedo (Casa Araújo)

Marcos Daniel (Viking)

Rian Pereira (Viking)

Danilo Araújo (RBR Racing)

Mauro Henrique (Honda)

Carlos Eduardo (Honda)

Endril Lima (Mega Giro)

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia militar realizou passagem de comando do 5º Batalhão do Acre

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, a Gestora de Organismos de Políticas para Mulheres (OPM), Suly Guimarães, marcou presença representando a Prefeita Fernanda Hassem na cerimônia de transição de comando do 5º Batalhão de Polícia Militar. O evento, que teve lugar em Brasiléia, foi prestigiado por diversas autoridades dos âmbitos estadual, municipal e federal.

O destaque da ocasião foi a passagem de comando do Major Wallace para o Capitão Thales Rafael, que assumirá o posto de comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar. Natural de Brasiléia, o Capitão Thales retorna à corporação pela segunda vez e expressou gratidão ao comando da Polícia Militar do Acre por confiar-lhe essa importante missão.

A cerimônia representou não apenas uma mudança de liderança na unidade militar, mas também um momento de reconhecimento e apoio das autoridades presentes às forças de segurança do estado.

Comentários

Continue lendo