Conecte-se conosco

Extra

Homens continuam a ser mais imprudentes no trânsito

Publicado

em

Os principais fatores de risco no comportamento masculino são dirigir sob o efeito do álcool, não usar capacete, não usar cinto de segurança e dirigir acima do limite de velocidade

 Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), os homens são mais propensos a se envolver em acidentes de trânsito do que as mulheres. Cerca de três quartos (73%) de todas as mortes no trânsito que ocorrem nas Américas são entre jovens do sexo masculino com menos de 25 anos.

Dados da PNAD 2021 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE, destacam que os homens estão entre os principais responsáveis por acidentes de trânsito, e a faixa etária de 20 a 24 anos é a mais impactada (36,2%).

Essa é a realidade de diversos estados brasileiros. No Espírito Santo, neste primeiro semestre de 2022, foram registrados mais de 7 mil acidentes de trânsito, e 64,3% deles envolvem homens. Em Sergipe, durante todo o ano de 2021, segundo dados da área de Vigilância e Prevenção de Violência e Acidentes da Secretaria de Estado da Saúde, 390 pessoas morreram vítimas do trânsito, sendo que destes, 338 eram homens, representando 87% do total.

Em 2020 o cenário não foi diferente. Uma pesquisa da plataforma ISP-Trânsito mostrou que a maioria dos acidentes fatais do Rio de Janeiro aconteceram em vias municipais (fora das rodovias), sendo que as vítimas tinham entre 18 e 24 anos. O resultado da imprudência foi mais de mil mortes de homens no período, um número quatro vezes superior ao de vítimas mulheres.

Principais fatores de risco

Segundo o Ministério da Saúde, os principais fatores de risco, no comportamento masculino relacionados às lesões no trânsito são dirigir sob o efeito do álcool, não usar capacete, não usar cinto de segurança e dirigir acima do limite de velocidade. O excesso de velocidade e a condução sob o efeito do álcool aumentam significativamente o risco de envolver-se em um sinistro, ao passo que a não utilização do cinto de segurança e do capacete têm um grande impacto sobre a gravidade das consequências de um acidente.

A gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador (Gedut – BA), Mirian Bastos, destaca que o motivo pelo qual homens costumam se envolver em mais acidentes do que as mulheres, está relacionado ao comportamento dos condutores. “Já é cultural. Percebe-se que o espírito de competitividade, aliado à falta de respeito às regras de convivência, é muito forte entre o público masculino. Trata-se de uma característica do gênero. As mulheres são mais prudentes e costumam estar mais atentas às normas de segurança, principalmente quando são mães”, diz.

Na opinião de Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, o comportamento ao se conduzir efetivamente salva vidas. “Conduzir é uma ação que requer responsabilidade, seriedade e exige atenção total ao tráfego e ao entorno para que todos possam seguir seguros. Conduzir é um ato de cidadania”, comenta.

Comentários

Extra

Polícia Militar prende jovens portando armas suspeitos de praticarem delitos na fronteira

Publicado

em

Uma barreira de rotina realizada na tarde desta sexta-feira, dia 12, resultou na prisão de dois jovens; J. K. L. P. de 19 anos, juntamente com D. M. G. de 18 anos, que tentaram fugir dos policiais após tentar fuga, mas, foram impedidos pelos policiais.

Os dois estavam em uma moto de placa boliviana, quando circulavam pelo bairro Alberto Castro. Ambos já têm passagens e o jovem de 18 anos, havia sido liberado do presídio estadual, a cerca de uma semana, além de ter passagens pelo ISE.

Quando foram abordados e revistados, foi localizado na cintura do garupa, de 18 anos, uma arma de fogo modelo pistola calibre 9 milímetros municiada e logo foi dado a ordem de deitarem no chão e o condutor ao ser revistado, também foi localizada outra arma, um revolver calibre 38 municiado também.

De imediato, os dois receberam voz de prisão. Dando continuidade na revista, foi localizado uma bala clava (touca ninja), que seria utilizada em crimes de roubo e possível tentativa de homicídio ocorrido recentemente na fronteira.

Segundo foi informado, se acredita que os dois detidos possam estar ligados diretamente em roubos e furtos. Os detidos foram conduzidos para a delegacia geral de polícia de Brasiléia, sendo lavrado o Boletim de Ocorrência, para em seguida serem ouvidos pelo delegado titular do município, e depois disponibilizados ao judiciário.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Projeto da nova ponte entre Epitaciolândia e Brasiléia é aprovado

Publicado

em

Prefeito Sérgio Lopes assina contrato de repasse com a Caixa Econômica Federal

Um dos maiores problemas de infraestrutura do Alto Acre começou a ser resolvido com a destinação de recursos para construção da nova ponte que liga Epitaciolândia e Brasiléia. O prefeito Sérgio Lopes, conhecendo a necessidade de uma ponte de via dupla entre as cidades, buscou recursos junto aos parlamentares para executar a obra. Em Brasília, junto ao Gabinete da Deputada Federal Mara Rocha, conseguiu apoio para essa ousada empreitada, tendo a Parlamentar alocado 17,5 milhões para a obra.

No entanto, uma obra desse porte passa por um procedimento rigoroso de aprovação do projeto, para que não haja riscos na sua construção. Outros projetos apresentados já haviam sido reprovados em anos anteriores, mas, graças ao trabalho conjunto da Prefeitura de Epitaciolândia e do DNIT, o projeto atual foi aprovado inicialmente pela Marinha do Brasil, quanto à infraestrutura, e agora, pela Caixa Econômica Federal, que analisou a regularidade do processo.

A nova ponte, que é um sonho prestes a ser realizado, será liberada para passar pelo processo de licitação, sendo o próximo passo a ser dado pela Prefeitura de Epitaciolândia, que submeterá a licitação feita a aprovação da Caixa Econômica Federal novamente, uma vez que este é o órgão fiscalizador de todo o processo de construção da ponte e dos recursos nela aplicados, a qual a Prefeitura de Epitaciolândia prestará contas de tudo que for realizado.

O prefeito Sérgio Lopes, ao assinar o contrato, falou do impacto que a obra terá na região:

“Cerca de quatro mil pessoas passam diariamente pela ponte que existe hoje entre os municípios. Há dias em que o engarrafamento gera uma demora de até vinte minutos para que um veículo possa passar de um município ao outro, isso pode custar a vida de alguém, uma vez que ambulâncias do SAMU e dos Bombeiros atendem os dois municípios. Então, essa obra tem uma importância imensurável, é a realização de um sonho da população, que irá solucionar diversos problemas de trafegabilidade. É um desafio imenso, mas posso garantir que estamos prontos para executá-la.” Frisou Sérgio Lopes.

Hoje, foi feita a assinatura do contrato de repasse no valor de 17.593.358,00 (Dezessete milhões, quinhentos e noventa e três mil e trezentos e cinquenta e oito reais), com uma contrapartida da Prefeitura Epitaciolândia no valor de 18.000,00 (Dezoito mil reais). O processo está aguardando a licença ambienta que será emitida pelo IMAC, para, logo em seguida, poder iniciar o processo licitatório para contratação da empresa que realizará a edificação da obra.

VEJA COLETIVA ABAIXO.

Comentários

Continue lendo

Extra

Sesacre registra 255 novos infectados e duas mortes por Covid-19 nesta sexta, dia 12

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 255 novos casos de coronavírus nesta sexta, 12 de agosto. O número de infectados notificados é de 147.414 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 353.289 notificações de contaminação pela doença, sendo que 205.869 casos foram descartados e 6 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 129.463 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 19 continuavam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS) e estão sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Dois óbitos foram notificados nesta sexta, 12, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.025 em todo o estado.

O paciente A. G. M, de 99 anos, morador de Rio Branco, faleceu no dia 3 de agosto em uma unidade de saúde da capital.

O paciente F. X. L, de 79 anos, morador de Rio Branco, faleceu no dia 1 de agosto, em uma unidade de saúde da capital.

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:
http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

Comentários

Continue lendo

Em alta