Conecte-se conosco

Acre

Hospital do Juruá passa a cobrar passaporte da vacina para acompanhantes e proíbe revezamento

Publicado

em

Medidas são para tentar frear contaminação pelo coronavírus. Acompanhantes também deve usar máscara durante toda a permanência na unidade.

Com o avanço da contaminação do coronavírus, a direção do Hospital do Juruá decidiu mudar alguns procedimentos, principalmente, com relação aos acompanhantes de pacientes da unidade. A principal delas é que não pode mais haver revezamento. Além disso, quem for acompanhar alguém ao hospital vai precisar apresentar a carteira de vacinação.

Segundo a direção, a medida é tomada para tentar frear o avanço da contaminação do coronavírus dentro da unidade, que tem afetado, inclusive, os profissionais do hospital.

As novas medidas são:

  • Acompanhantes não podem mais revezar, ou seja, apenas uma pessoa deve ficar durante toda a internação do paciente, exceto em algum situação específica;
  • Usar máscara dentro do hospital
  • Apresentar a carteira de vacinação
  • Redução do atendimento ambulatorial

 

“Esse aumento está ocorrendo não só em Cruzeiro do Sul, mas em todo mundo está havendo uma nova onda da Covid-19, possivelmente causada pela variante Ômicron, que se propaga com muita facilidade, muito mais que as variantes anteriores e isso traz um acometimento a todas as pessoas e não é diferente do que está acontecendo aqui no Hospital do Juruá com os funcionários, então isso traz o impacto com o atendimento à população, mediante à baixa de funcionários adoecendo ou contaminados que são necessários serem afastados do serviço para não levar a transmissibilidade para os pacientes e companheiros de trabalho”, diz Suiane Negreiros, médica infectologista do Hospital do Juruá.

Foi pensando nisso que a direção se reuniu para determinar as novas estratégias.

“Para os acompanhantes de pacientes que permanecem na observação do pronto-socorro, essa liberação será caso a caso. Isso vai depender da gravidade do paciente, necessidade que ele tiver, vai ser uma decisão do médico nesse momento de definição da permanência de pacientes nessas observações do pronto-socorro”, destaca.

Sobre o atendimento ambulatorial, a médica disse que também vai haver redução do atendimento diário para que seja evitada a aglomeração.

“Temos uma recepção onde há um acúmulo grande de pessoas esperando suas consultas, por esse motivo, esse ambulatório também será reduzido. Reduziremos os dias e os números de pacientes atendidos, evitando assim a aglomeração de pessoas nessa recepção. Para isso, utilizaremos um agendamento com relação a esses pacientes e distribuição dos médicos”, finaliza.

Casos de Covid

 

O Acre registrou 302 novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira (27), de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). O número de infectados no estado saiu de 96.532 para 96.834. Mais uma morte foi registrada, então, o número de vítimas fatais aumentou para 1.861. Em Cruzeiro do Sul são 8.056.

Ao todo, 371 exames estão à espera de análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). O número de altas é de 88.166.

No dia 22 deste mês, o estado teve a triste marca de 1.529 casos novos em 24 horas e registrou um novo recorde. A explicação para o aumento foi a chegada da variante Ômicron no estado.

Em todo o estado há 56 pessoas internadas, sendo 54 com teste positivo. A taxa de ocupação da UTI nas unidades de saúde é de 65%. Dos 20 leitos existentes, 13 estão ocupados. São 10 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul.

MÉDIA MÓVEL: em que estados as mortes estão subindo, em estabilidade ou em queda

Com o aumento no número de casos, as unidades de saúde voltaram a ficar lotadas em Rio Branco. A busca por testes em farmácias também aumentou.

Os médicos que atendem na rede básica de saúde de Rio Branco suspenderam de forma temporária a greve da categoria que já durava mais de um mês. A decisão ocorre devido a terceira onda de Covid que atinge o estado acreano com elevação de casos da doença.

Ômicron no AC

 

A Ômicron já responde por quase todos os resultados positivos de Covid no estado do Acre. É o que mostra um boletim de vigilância epidemiológica divulgado pela Rede Corona-ômica, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O estudo analisou 25 amostras positivas para Covid-19 do estado acreano entre 1º de novembro de 2021 e 6 de janeiro de 2022, e os dados indicam que no mês de janeiro a variante já representa 100% dos testes positivos de coronavírus no Acre.

Em janeiro foram analisados sete casos positivos de Covid-19, sendo que um deles deu que se tratava da Ômicron. Em dezembro, do total de 16 casos analisados, dois deram positivo para a variante. Já no mês de janeiro, os dois casos analisados de Covid indicaram que era a Ômicron.

Apesar dos dados da pesquisa, a Sesacre e a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco afirmam que ainda não há confirmação oficial de casos de Ômicron no estado e na capital.

Governo decreta emergência

 

Durante uma coletiva de apresentação do cenário epidemiológico do Acre, o governador Gladson Cameli disse que vai decretar situação de emergência devido ao aumento dos casos de Covid-19, no início do mês de janeiro.

Além disso, o governador junto com a secretária de Saúde, Paula Mariano, alertaram para a importância da vacinação como medida de proteção contra a doença e mantiveram todo estado na bandeira amarela. O Acre está na faixa de atenção desde o dia 24 de dezembro do ano passado, conforme nota divulgada pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.

Acre permanece na faixa amarela

 

Mesmo com o aumento no número de casos da doença Acre permanece na faixa amarela. O governador do Acre, Gladson Cameli, pediu o apoio da população para que os casos parem de aumentar e todos sigam as orientações sanitárias.

“Espero não ter que tomar medidas iguais as passadas que tomamos. Não estou preocupado com eleição. Minha preocupação é com o próximo. Preciso do apoio da sociedade, nos ajude a orientar as pessoas, a convencer aquele que ainda não está convencido que a vacina vai proteger a vida dele. Meu filho tem 8 anos e quando chegar a hora dele, vai tomar a vacina. Agora, é hora de deixarmos algumas prioridades e cuidar da própria vida. Só da minha equipe de segurança baixaram cinco. Então, não é brincadeira. Vamos manter na faixa amarela. Vamos focar nas pessoas em proteger a vida das pessoas”, disse Cameli.

Comentários

Acre

Homem morre atropelado ao tentar atravessar BR na Capital

Publicado

em

Na noite deste Sábado, 28, na Br 364, sentido Porto Velho Rio Branco, próximo a entrada da Cidade do Povo, após a empresa JBS, um grave acidente ceifou a vida um homem ao atravessar a pista.

O homem identificado por Alderi dias de Almeida de 44 anos, foi atropelado na noite de hoje na BR 364 quando foi fazer uma travessia na pista, segundo informações, achando que daria tempo chegar ao outro lado da via uma caminhonete em alta velocidade o atingiu vitimando Alderi.

Segundo informações, Alderi desceu de uma moto e não percebendo que a caminhonete vinha em alta velocidade o mesmo foi fazer a travessia quando foi atingido violentamente tendo morre instantânea.

A Batida foi tão violenta que arremessou a vítima cerca de 80 metros de distância do local inicial da batida, segundo informações.

A viatura 01 de suporte avançado do SAMU foi acionado, chegando no local apenas constatou o óbito.

Vídeo abaixo:

 

Comentários

Continue lendo

Acre

PRF apreende mais de 40 kg de cocaína em compartimento secreto de Corsa na BR-364

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 43,4kg de cocaína na noite desta sexta-feira (27). A equipe abordou um GM Corsa em frente a Unidade Operacional da PRF no km 115 da BR 364. Durante conversa com o motorista, o nível de suspeita dos policiais aumentou, pois o homem parecia nervoso e não soube informar o motivo da viagem e seu destino final.

Após uma busca veicular minuciosa, a equipe encontrou um compartimento preparado na carroceria do veículo, embaixo do banco traseiro, onde foram encontradas 42 embalagens contendo 43,4kg de cocaína.

O motorista foi preso e encaminhado para a Delegacia de Flagrantes da Polícia Civil, em Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre não registra infecções ou mortes por Covid-19 neste sábado, dia 28

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que não foi confirmado nenhum caso novo de infecção por coronavírus neste sábado, 28 de maio. O número de infectados é de 124.975 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 327.325 notificações de contaminação pela doença, sendo que 202.330 casos foram descartados e 20 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 122.930 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 2 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Nenhum óbito foi notificado neste sábado, 28, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.002 em todo o estado.

Sobre os casos de covid-19 no estado, acesse:

BOLETIM_AC_COVID_28_05_2022_PARCIAL
Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:

http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos
Rio Branco – AC, 28 de maio de 2022.

Secretaria de Estado de Saúde

Comentários

Continue lendo

Em alta