Destaque Texto
Hospital registra 1º parto de trigêmeos em indígena em Guajará-Mirim
Bebês, uma menina e dois meninos, permanecem internados, pois nasceram com baixo peso. Crianças e mãe passam bem.

Zilda Oro Mon deu à luz aos seus primeiros filhos em Guajará-Mirim. — Foto: Divulgação/Hospital Bom Pastor
Por Lena Mendonça
Uma indígena de 24 anos deu à luz a trigêmeos em Guajará-Mirim (RO) no início deste mês. Esse foi o primeiro parto do tipo a ser realizado na única maternidade da cidade.
Os bebês, uma menina e dois meninos, permanecem internados, já que nasceram com baixo peso. Todos passam bem.
A mãe dos pequenos, Zilda Oro Mon, deu à luz a Cacilda, Salomão e Guilherme no dia 4 de novembro, no Hospital Bom Pastor. A informação sobre o nascimento dos bebês foi divulgada na noite de terça-feira (10).
__________________
Os irmãos nasceram de parto normal e são os primeiros filhos da indígena. O pré-natal foi feito em outra unidade de saúde.
Zilda deu entrada no hospital já em trabalho de parto, com 37 semanas de gestação. Os pequenos seguirão sob observação médica até que atinjam o peso ideal.
O Hospital Bom Pastor atende cerca de 890 mil indígenas da região para consultas, exames, cirurgias, partos e internações.

Bebês seguirão internados até chegarem ao peso ideal em Guajará-Mirim. — Foto: Divulgação/Hospital Bom Pastor
Comentários

Destaque Texto
Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale
O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.
Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.
Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.
“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.
Comentários
Destaque Texto
IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual
A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população
IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.
O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.
Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.
“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.
Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.
Violência psicológica
A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.
O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).
“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.
Violência física
A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.
Violência sexual
Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.
Comentários
Destaque Texto
Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde
A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.
A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.
Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.
No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.
De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.
Comentários
-
Acre1 dia atrás
Maurício Lisboa, dono do Hotel Imperador, morre em acidente provocado por racha em Florianópolis
-
Geral23 horas atrás
Dupla que transportava drogas em ambulância passa por audiência e vai para o presídio
-
Extra2 dias atrás
Policial civil realiza prisão de motorista com amigos após causar acidente com ciclista em Xapuri e fugir do local
-
Flash1 dia atrás
Gladson está entre os 11 governadores favoritos à reeleição, mostra levantamento do Poder 360
-
Extra22 horas atrás
Quarteto que orquestrou execução frustrada em Epitaciolândia é condenado em mais de 50 anos
-
Acre2 dias atrás
Justiça condena Ícaro Pinto em regime fechado e Alan Lima no semiaberto pela morte de Jonhliane
-
Acre1 dia atrás
Símbolo nazista e ameaça de massacre mobiliza polícia
-
Extra 222 horas atrás
Prefeito Sérgio Lopes assina ordem de serviço para renovação de praça e construção de Portal em Epitaciolândia