fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Idaf confirma foco de raiva bovina em quatro colônias em seringal de Sena Madureira

Publicado

em

Em Sena Madureira, agentes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), já tem o resultado dos exames de bovinos mortos da região do Alto Rio Iaco: positivo para Raiva bovina.

A equipe de Sena Madureira com apoio da equipe de Feijó atenderam a notificação na região de pequenas propriedades no início do mês de junho. Vários animais morreram com os mesmos sintomas em um curto espaço de tempo, se confirmando posteriormente como sendo raiva, a qual é transmitida por morcegos hematófagos, que se alimenta de sangue.

“O Seringal Sacado fica 3 dias subindo o rio de barco, cerca de 4 ou 5 colônias. Enquanto ainda era suspeita, o IDAF orientou os responsáveis pelos animais daquela região a vacinarem os bovinos e a fazer reforço com 30 dias.” disse a médica veterinária Aline Montovani, do Idaf.

Uma equipe fez vistoria no local, região de pequenas colônias, há algumas semanas. Vários animais, segundo o Idaf, morreram com a doença naquela região. O principal transmissor da doença é o morcego hematófago, que se alimenta de sangue.

“Três dias subindo o rio de barco, no Seringal Sacado, são cerca de quatro ou cinco colônias. Vacinamos os animais e orientamos fazer o reforço”, disse a veterinária Aline Montovani, do Idaf. As equipes que atenderam a notificação foram a de Sena Madureira com o apoio do grupo de Feijó.

De posse dos exames, os técnicos voltam à região do Seringal Sacado para fazer o chamado “perifoco”, que é um conjunto de ações baseado na captura de animais ao redor de 12 quilômetros do foco para detectar espécie dos morcegos e atuar para que os produtores evitem manipular animais que estejam apresentando sintomas neurológicos. Além disso, orientações técnicas com relação a obrigatoriedade da vacina, já que existe um foco.

“Após o resultado positivo, a suspeita se confirma, fazendo com que seja necessário o retorno à região do seringal para realizar o chamado “perifoco”, que é um conjunto de ações baseado na captura de morcegos, 12 quilômetros ao redor do foco para identificar a espécie e fazer o controle populacional dos quirópteros”, confirma a veterinária.

Aline Montovani explica quais os sintomas da doença: os animais com raiva apresentam sintomas neurológicos como incoordenação motora (´cai os quartos´, como o produtor diz), hiperestesia (o animal fica muito reativo a barulhos), dificuldade para deglutir, por isso tem excesso de saliva. Dificuldade de urinar e defecar.

Além disso, conforme o tempo vai passando, ele cai e não consegue se levantar mais, fica em decúbito esternal, faz movimentos de pedalagem e com cerca de 8 dias vai à óbito. Pode haver também ranger de dentes.

A única forma de prevenção é pela vacinação dos animais e as pessoas devem evitar contato com a saliva do animal. O morcego transmissor é denominado desmodus rotundus e se alimenta de sangue de todos os mamíferos.

Aline Montovani destaca a importância de se vacinar cães e gatos também. A raiva é uma zoonose e não tem cura, só prevenção.

Comentários

Continue lendo

Geral

Policiais militares do Segundo Batalhão apreendem três armas de fogo em uma noite

Publicado

em

A primeira arma foi apreendida por volta das 22:00 horas na região da gameleira, militares realizavam um patrulhamento de rotina quando se depararam com dois jovens que tentaram se esconder quando viram a guarnição. Na abordagem e na busca pessoal, foi encontrado na cintura de um menor de 17 anos um revólver calibre .38 com duas munições intactas. Ele estava na companhia de um menor de 14 anos, e disse que foi na casa do amigo convida-ló para realizar alguns “arrochos” na região do segundo distrito. Com os jovens infratores também foram encontradas drogas embaladas, caracterizando o tráfico.
Diante dos fatos, receberam voz de apreensão e em seguida conduzidos para delegacia de flagrantes.

A segunda ação policial ocorreu no Bairro Taquari.

Militares realizavam um patrulhamento de rotina na madrugada desta quinta feira, e, por volta de 1:40 ao passarem por uma distribuidora, visualizaram um indivíduo em atitude suspeita. Quando o homem notou a presença da polícia, empreendeu fuga, mas os imbatíveis policiais conseguiram alcançá-lo e na abordagem encontraram na sua cintura uma pistola Taurus 9mm municiada. Questionado sobre a existência de outros ilícitos, o suspeito disse que tinha uma garruncha na sua casa. Os militares se dirigiram até a residência, e apreenderam uma escopeta municiada, além de drogas, dinheiro e uma balança de precisão. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia de flagrantes.

Comentários

Continue lendo

Geral

Militares do Giro apreendem 35 quilos de entorpecentes no bairro da Paz

Publicado

em

Policiais militares do Grupo de intervenção rápida e ostensiva (Giro), da Polícia Militar apreenderam pouco mais de 35 quilos de entorpecentes na quarta-feira, 27, no bairro da Paz, a ação aconteceu após uma denúncia anônima.

Os militares receberam informações que indivíduos estavam embalando entorpecentes em uma residência no bairro da Paz, equipe do Giro se deslocou ao endereço e no local avistou dois suspeitos, um deles com uma mochila, que ao visualizar os policiais tentou se desfazer do material.

Os militares flagraram a ação e em conversa o envolvido assumiu ser o dono da bolsa, ao realizarem uma busca encontraram entorpecentes no interior dela. A dupla confessou existir mais entorpecentes no local e os militares fizeram uma varredura encontrando mais entorpecentes, aparentemente maconha, embalada em “tijolos”, além de balança de precisão e objetos usados para embalar as drogas, ainda eletrônicos sem procedência comprovada , como aparelho televisor, vídeo game e também celulares.

Os envolvidos foram conduzidos à delegacia de flagrantes (Defla), juntamente com todo material apreendido para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.

Comentários

Continue lendo

Geral

Membro de organização criminosa é preso em Marechal Thaumaturgo pelas Polícias Civil e Militar

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Geral de Marechal Thaumaturgo, em parceria com a Polícia Militar daquele município, deu cumprimento na manhã da última quarta-feira, 27, a um mandado de prisão em desfavor de um indivíduo, acusado de envolvimento com Organização Criminosa.

O acusado estava sob a mira da justiça desde o ano de 2021, quando um mandado de prisão preventiva foi emitido pela Vara de Organizações Criminosas de Rio Branco. A ação policial marca o desfecho de uma investigação que se estendeu por um período significativo, envolvendo diligências e levantamentos de informações.

Após a prisão, o suspeito foi encaminhado para a unidade policial local, onde aguardará audiência de custódia.

Comentários

Continue lendo