fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Ifac realiza evento científico on-line e gratuito a partir desta quarta-feira

Publicado

em

Congresso de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Acre chega em sua 6ª edição

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realiza, a partir desta quarta-feira (24.11), o VI Congresso de Ciência e Tecnologia. O evento, que contará com mais de 25 atividades científicas on-line e gratuitas, segue com inscrições abertas. Para participar, basta se inscrever pelo site: www.eventos.ifac.edu.br.

Clique aqui para saber mais informações sobre Conc&t

Com o tema “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e da Inovação para a Amazônia”, o VI Conc&t contará com palestras, oficinas e mesas redondas, coordenadas pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Extensão (Proex), Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp), Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (Dsaes) e Assessoria de Relações Internacionais (Arint).

As atividades serão transmitidas ao vivo pelo canal do Ifac no YouTube, entre os dias 24, 25 e 26 de novembro. Os congressistas inscritos que obtiverem mais de 50% de presença nas atividades receberão certificado.

Veja abaixo a programação completa:

24 de novembro

08h – Palco Cultural
08h15 – Cerimônia Virtual de Abertura e Lançamento de livros
10h – Palestra: A transversalidade da Ciência e Tecnologia para a Amazônia (José Pinheiro de Queiroz Neto – Ifam)
11h – Palestra: Qualidade do Ensino: reflexões e perspectivas no contexto da educação pública brasileira (Ednaceli Abreu Damasceno – Ufac)
13h45 – Palco Cultural
14h – Painel: Acordos de parceria e Prestação de Serviços nos IFs (Ludmila Meira Maia Dias – AGU na UFMG)
15h – Mesa Redonda: Integrar línguas e as diferentes áreas: caminhos rumo à internacionalização do Ifac (Bruna Gabriela Augusto Marçal Vieira, Beatriz Gil e Luciana Moraes Silva Octaviano)
16h30 – Palestra: Comitê de Ética em Pesquisa do Ifac (Maria das Graças Alves Pereira – Ifac)

25 de novembro

07h45 – Palco Cultural
08h – Oficina: Comunicação e oratória: a importância no marketing profissional (John Lima – Ifac)
08h – Oficina: Elaboração de Projetos de Extensão (Josina Maria Pontes Ribeiro – Ifac)
08h – Apresentação de trabalhos Pibic, Pibid e demais modalidades
09h – Palestra: ProfEPT / IFAC e sua importância no contexto regional (Mario Sérgio Pedroza Lobão – Ifac)
10h – Mesa Redonda: A Internacionalização e o Turismo de Fronteira: o fortalecimento da cadeia produtiva turística transfronteiriça (Diego Oliveira Rebouças, Luciana Rufino de Souza, Mirella Gavidia Canaquiri, Silva Oliva Avaroma, Ana Luisa Barriga Zegara e Marcos Paulo Maciente)
10h – Oficina: Boneca Abayomi (Vanessa Paula Paskoali – Ifac)
13h45 – Palco Cultural
14h – Palestra: Planejamento e Práticas interdisciplinares: desafios e possibilidades (Lucas de Melo Andrade – IFPR)
14h30 – Oficina: Institucionalização de Projetos de Pesquisa e Extensão (Suellen Valentin e Luana Oliveira de Melo)
15h30 – Palestra: Internacionalização da Rede Federal (Ana Carolina Oliveira – Conif)
16h30 – Painel: Panorama da Indústria Acreana: desafios e perspectiva (José Adriano Ribeiro da Silva – Fieac)

26 de novembro

07h45 – Palco Cultural
08h – Palestra: Agronegócio no Acre: Políticas públicas, avanços produtivos e Meio Ambiente (Judson Valentim – Embrapa Acre)
09h – Palestra: Nanobiotecnologia na Amazônia (Marcelo Ramon da Silva Nunes – Ifac)
10h – Palestra: EducationUSA: Oportunidade de estudos nos Estados Unidos (Rita Moriconi – EducationUSA)
11h – Mesa Redonda: Egressos do ProfEPT Ifac (Josiane Aparecida Antônia Cestaro, Maria Lionilde Araújo da Silva e Richarles de Araújo Sousa)
13h45 – Palco Cultural
14h – Palestra: Formação de professores: qual o caminho? (Clarice Monteiro Escott – IFRS)
14h – Oficina: Xadrez para iniciantes (Ronaldo Barros Órfão Junior – Ifac)
15h – Mesa Redonda: Jogos Eletrônicos da Rede Federal (Cristiano Schebeleski Soares, Suelyn Fernanda da Silva, Fábio Storch de Oliveira e Schumacher Andrade Bezerra)
17h – Painel: A importância do conhecimento científico em tempos atuais e o Papel da SBPC no Brasil (Francilene Procópio Garcia – UFCG)
18h – Cerimônia Virtual de Encerramento

Comentários

Continue lendo

Geral

Humaitá “atropela” o Rio Branco em 45 minutos e garante vaga nas competições nacionais

Publicado

em

Fotos: Jhon silva

Em 45 minutos, o Humaitá conseguiu bater o Rio Branco por 3 a 0 na tarde desta quinta, 25, no Florestão, e garantiu a vaga nas competições nacionais (Copa do Brasil e Brasileiro da Série D) na temporada de 2025. Aldair, Fabinho e Ewerthon marcaram os gols do Tourão.

Um atropelo

O Humaitá abriu o placar aos 4 minutos com um gol do meia Aldair e aos 20 Fabinho ampliou para 2 a 0.

O Tourão realizou uma partida equilibrada enquanto o Rio Branco se desmontava em campo com as saídas dos zagueiros Jackson e Saulo, ambos machucados.

Aos 43, Ewerthon acertou um belo chute para fechar o placar e confirmar a vitória.

A segunda etapa do confronto foi um “amistoso” com um Rio Branco derrotado em campo.

Fala, Kinho!

“Foi um primeiro semestre muito difícil, mas felizmente conseguimos deixar a equipe onde encontramos com o calendário na temporada de 2025. Vamos planejar a Série D e tentar realizar uma grande campanha no torneio nacional”, declarou o técnico do Humaitá, Kinho Brito.

Rio Branco indefinido

Depois da derrota, o elenco do Rio Branco viaja para Manaus, no Amazonas, nesta quinta, e estreia no Brasileiro da Série D contra o Manauara. Contudo, o planejamento para o torneio vai ser fechado somente no retorno da delegação do Amazonas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Grávida de 7 meses nega dinheiro a pessoa em situação de rua e leva soco na barriga

Publicado

em

Casos como este são comuns entre os moradores de Cruzeiro do Sul; Creas esclarece que não há punição

Comentários

Continue lendo

Geral

MPAC promove reunião em Brasileia para discutir políticas públicas educacionais a indígenas em contexto urbano

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Brasileia, com apoio do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), realizou, na última segunda-feira (23), uma reunião para discutir os desafios enfrentados pela população indígena em contexto urbano do município no acesso à educação.

O encontro foi conduzido pelo promotor de Justiça Juleandro Martins e contou com a participação da secretária Municipal de Educação, Francisca da Silva Oliveira, do secretário Municipal de Meio Ambiente, Valdemir da Silva, da liderança indígena Marilza Jaminawa, além de representantes da Secretaria Estadual de Educação e Secretaria de Assistência Social do Estado do Acre.

Durante a reunião, foram discutidos temas como o alto índice de evasão escolar, a distorção idade-série, adequação do ensino à cultura indígena e promoção da tolerância e respeito à diversidade entre os demais estudantes.

O promotor de Justiça destacou a importância do diálogo para a construção de soluções para os problemas enfrentados pelos indígenas. “Nosso objetivo foi discutir sobre os desafios e caminhos para o acesso e permanência na escola dos indígenas em contexto urbano, bem como monitorar as pactuações que foram feitas nas edições anteriores em relação aos eixos saúde e assistência social”, afirmou.

Entre os encaminhamentos, destacam-se a realização de ações de conscientização com familiares sobre a importância da escolarização, mapeamento das crianças que estão fora da escola e envio da lista de evasões ao MPAC, além de levantamento de alunos que tenham perfil para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Comentários

Continue lendo