Conecte-se conosco

Geral

Ifac realiza evento científico on-line e gratuito a partir desta quarta-feira

Publicado

em

Congresso de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Acre chega em sua 6ª edição

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realiza, a partir desta quarta-feira (24.11), o VI Congresso de Ciência e Tecnologia. O evento, que contará com mais de 25 atividades científicas on-line e gratuitas, segue com inscrições abertas. Para participar, basta se inscrever pelo site: www.eventos.ifac.edu.br.

Clique aqui para saber mais informações sobre Conc&t

Com o tema “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e da Inovação para a Amazônia”, o VI Conc&t contará com palestras, oficinas e mesas redondas, coordenadas pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Extensão (Proex), Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp), Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (Dsaes) e Assessoria de Relações Internacionais (Arint).

As atividades serão transmitidas ao vivo pelo canal do Ifac no YouTube, entre os dias 24, 25 e 26 de novembro. Os congressistas inscritos que obtiverem mais de 50% de presença nas atividades receberão certificado.

Veja abaixo a programação completa:

24 de novembro

08h – Palco Cultural
08h15 – Cerimônia Virtual de Abertura e Lançamento de livros
10h – Palestra: A transversalidade da Ciência e Tecnologia para a Amazônia (José Pinheiro de Queiroz Neto – Ifam)
11h – Palestra: Qualidade do Ensino: reflexões e perspectivas no contexto da educação pública brasileira (Ednaceli Abreu Damasceno – Ufac)
13h45 – Palco Cultural
14h – Painel: Acordos de parceria e Prestação de Serviços nos IFs (Ludmila Meira Maia Dias – AGU na UFMG)
15h – Mesa Redonda: Integrar línguas e as diferentes áreas: caminhos rumo à internacionalização do Ifac (Bruna Gabriela Augusto Marçal Vieira, Beatriz Gil e Luciana Moraes Silva Octaviano)
16h30 – Palestra: Comitê de Ética em Pesquisa do Ifac (Maria das Graças Alves Pereira – Ifac)

25 de novembro

07h45 – Palco Cultural
08h – Oficina: Comunicação e oratória: a importância no marketing profissional (John Lima – Ifac)
08h – Oficina: Elaboração de Projetos de Extensão (Josina Maria Pontes Ribeiro – Ifac)
08h – Apresentação de trabalhos Pibic, Pibid e demais modalidades
09h – Palestra: ProfEPT / IFAC e sua importância no contexto regional (Mario Sérgio Pedroza Lobão – Ifac)
10h – Mesa Redonda: A Internacionalização e o Turismo de Fronteira: o fortalecimento da cadeia produtiva turística transfronteiriça (Diego Oliveira Rebouças, Luciana Rufino de Souza, Mirella Gavidia Canaquiri, Silva Oliva Avaroma, Ana Luisa Barriga Zegara e Marcos Paulo Maciente)
10h – Oficina: Boneca Abayomi (Vanessa Paula Paskoali – Ifac)
13h45 – Palco Cultural
14h – Palestra: Planejamento e Práticas interdisciplinares: desafios e possibilidades (Lucas de Melo Andrade – IFPR)
14h30 – Oficina: Institucionalização de Projetos de Pesquisa e Extensão (Suellen Valentin e Luana Oliveira de Melo)
15h30 – Palestra: Internacionalização da Rede Federal (Ana Carolina Oliveira – Conif)
16h30 – Painel: Panorama da Indústria Acreana: desafios e perspectiva (José Adriano Ribeiro da Silva – Fieac)

26 de novembro

07h45 – Palco Cultural
08h – Palestra: Agronegócio no Acre: Políticas públicas, avanços produtivos e Meio Ambiente (Judson Valentim – Embrapa Acre)
09h – Palestra: Nanobiotecnologia na Amazônia (Marcelo Ramon da Silva Nunes – Ifac)
10h – Palestra: EducationUSA: Oportunidade de estudos nos Estados Unidos (Rita Moriconi – EducationUSA)
11h – Mesa Redonda: Egressos do ProfEPT Ifac (Josiane Aparecida Antônia Cestaro, Maria Lionilde Araújo da Silva e Richarles de Araújo Sousa)
13h45 – Palco Cultural
14h – Palestra: Formação de professores: qual o caminho? (Clarice Monteiro Escott – IFRS)
14h – Oficina: Xadrez para iniciantes (Ronaldo Barros Órfão Junior – Ifac)
15h – Mesa Redonda: Jogos Eletrônicos da Rede Federal (Cristiano Schebeleski Soares, Suelyn Fernanda da Silva, Fábio Storch de Oliveira e Schumacher Andrade Bezerra)
17h – Painel: A importância do conhecimento científico em tempos atuais e o Papel da SBPC no Brasil (Francilene Procópio Garcia – UFCG)
18h – Cerimônia Virtual de Encerramento

Comentários

Geral

Municípios do Acre devem enviar Declaração de Contas Anuais até 30 de abril

Publicado

em

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real

A Declaração de Contas Anuais (DCA) deve ser enviada pelas prefeituras do Acre e por todos os municípios brasileiros até o dia 30 de abril de cada ano. O prazo – previsto na portaria da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) 1.168, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 29 de novembro – não sofreu alteração acerca do que já estabelecia outra resolução.

A normativa, no entanto, reduziu o prazo antes previsto para o envio por Estados e Distrito Federal.

A Declaração de Contas Anuais foi criada com o objetivo de atender a Lei de Responsabilidade Fiscal e possui informações contábeis e orçamentárias de todos os poderes e órgãos do Município. Importante destacar que o formato e a estrutura da DCA para o ano de 2022 seguem as regras estabelecidas na 9ª Edição do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), vigente no exercício a que se referem os dados.

A portaria 1.168 considerou a necessidade de estabelecer a periodicidade, o formato e o sistema para que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios disponibilizem suas informações e dados contábeis, orçamentários e fiscais. De acordo com a publicação, esses devem ser divulgados em meio eletrônico de amplo acesso público.

Comentários

Continue lendo

Geral

Traficante é preso com quase 3 quilos de maconha e cocaína em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Na manhã deste sábado, 04, um homem que não teve o nome divulgado foi preso em flagrante pela Polícia Militar na região central de Cruzeiro do Sul, com quase 3 quilos de maconha e cocaína em uma mochila que ele transportava em uma moto.

O homem disse que iria levar o entorpecente para o município de Tarauacá. Ele a droga foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para os demais procedimentos do flagrante.

O comandante da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, Coronel Evandro Bezerra informou cita que a PM atua no combate aos roubos por meio da Operação Papai Noel mas segue atuando fortemente contra o tráfico de drogas.

“Sabemos dos desafios deste final de ano quanto a necessidade de parar os crimes patrimoniais, mas o combate ao tráfico também é contínuo, pela PMAC”.

Comentários

Continue lendo

Geral

Detentos que fugiram do presídio de Rio Branco seguem foragidos

Publicado

em

Os dois detentos do Pavilhão N que fugiram do Complexo Penitenciário de Rio Branco, no último domingo (28), continuam foragidos. O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC) confirmou a informação nesta quarta-feira (01).

Railson Rodrigues da Rocha e Daniel Valdez da Silva trabalhavam na cozinha da unidade e, segundo as informações, teriam entortado duas barras de ferro para fugir do local. Na área externa da unidade, os detentos utilizaram cordas artesanais produzidas com tecido, conhecidas popularmente como “terezas”, para escalar e pular o muro do presídio.

De acordo com o Iapen-AC tanto o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) quanto o Centro de Treinamento de Cães Penitenciários fizeram buscas na mata que fica no entorno do presídio, mas até agora não acharam os presos.

As buscas seguem sendo feitas pelo grupo de recapturas do instituto.

Comentários

Continue lendo

Em alta