O Inep já disponibiliza, a partir desta quarta-feira, 12, em sua plataforma virtual, os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último final de semana, em todo o Brasil. As notas finais só devem ser divulgadas em janeiro de 2015.

Mesmo com o gabarito em mãos os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

No Acre, cerca de 70 mil estudantes e candidatos participaram do certame que movimentou o último fim de semana. Muitos não conseguiram realizar as provas por conta do atraso na chegada.

O Exame é exigido pela universidade Federal do Acre (UFAC), para conseguir vaga em um dos cursos dos campos de Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC) e demais cidades do estado. Centenas de universidades também aceitam as notas do Enem, por todo o Brasil, e Portugal.

Comentários