Conecte-se conosco

Acre

Iniciativa do MPAC recebe Selo de Práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Publicado

em

O projeto “Medidas protetivas já”, do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), recebeu o Selo de Práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), durante cerimônia ocorrida nesta sexta-feira, 9, em São Paulo.

O Selo FBSP tem como objetivo reconhecer práticas com potencial de transformação em cenários de vulnerabilidade à violência, disseminando o conhecimento produzido por profissionais envolvidos com o tema da segurança pública. Entre as 58 iniciativas pré-selecionadas nesta edição, o projeto “Medidas protetivas já” foi uma das 8 experiências contempladas na categoria de Justiça.

A iniciativa, desenvolvida no âmbito do Cento de Atendimento a Vítima (CAV) do MPAC, foi criada para garantir o atendimento e o deferimento de medidas protetivas de urgência às vítimas de violência doméstica e familiar, em um momento de isolamento social, imposto pela pandemia da Covid-19.

Entre os resultados do projeto, consta o encaminhamento para atendimento psicológico e orientação jurídica a 100% das vítimas, todas que tinham interesse no divórcio, separação, divisão de bens e pensão alimentícia foram encaminhadas à Defensoria Pública e os pedidos de medidas protetivas foram integralmente atendidos. Além disso, 56% das mulheres atendidas relataram que conseguiram sair do ciclo de violência.

Ao receber o Selo, a coordenadora-geral do CAV, procuradora de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo, destacou que ação tem um grande simbolismo, uma vez que o Acre é o estado menos seguro para mulheres viverem. A coordenadora administrativa do órgão auxiliar, Otília Amorim também participou da solenidade.

“Esse trabalho é resultado de um esforço coletivo do Mistério Público, especialmente da equipe do CAV. Foi uma estratégia em articulação com a sociedade civil e com a rede de proteção. Essa distinção tem um caráter muito simbólico, pois o Acre lidera o ranking de feminicídio há cinco anos. Então, esse reconhecimento nos fortalece e nos inspira nessa caminhada em busca de uma saída, para uma vida sem violência para todas as mulheres brasileiras”, disse Patrícia Rêgo.

Para o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento, o Selo é mais um reconhecimento importante ao trabalho do CAV.

“Temos muito orgulho da atuação que vem sendo realizada pela Dra. Patrícia de Amorim Rêgo, coordenadora deste órgão auxiliar do MPAC e pela sua equipe, altamente comprometida e dedicada. O serviço que foi prestado durante a pandemia e que continua sendo executado diariamente pelo CAV salva, literalmente, vidas e é essencial. Nossa intenção é continuar investindo cada vez mais no CAV para que possamos melhorar sempre a qualidade do serviço e assumir novos desafios. O Selo é uma indicação clara que o MPAC está no caminho certo”, disse.

Além do MPAC, a Polícia Militar do Estado do Acre também foi premiada com o projeto “Patrulha Maria da Penha”. “Nos enche de alegria ver o nosso Acre tão bem posicionado no plano nacional, com as suas instituições fazendo a diferença. Nenhum outro Estado teve uma dupla premiação. Parabéns à PMAC e à Secretaria de Segurança Pública do Estado do Acre. Obrigado ao Renato Sérgio de Lima e a Samira Bueno, presidente e diretora executiva do Fórum, estendendo meus agradecimentos a todos os integrantes do FBSP e à Comissão Julgadora. O prêmio é um grande estímulo para todos os integrantes do MPAC”, ressaltou.

Estavam no evento o subcomandante Atahualpa Ribeira, representando o comandante da PMAC, coronel Luciano Dias Fonseca, a sub-secretária de Segurança Pública, Márdhia Shawwa, representando o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Cézar Rocha e a tenente coronel Alexandra Rocha, comandante da Patrulha Maria de Penha.

Hudson Menezes – Agência de Notícias do MPAC

Comentários

Acre

PRF apreende cigarros contrabandeados da Bolívia e prende contrabandista

Publicado

em

A PRF realizou uma abordagem a um veículo modelo Ford/Ka, de cor preta, que trafegava na BR-317, já no município de Senador Guiomard, durante a madrugada deste sábado (24).

Os policiais pararam o veículo e durante a vistoria veicular foi localizado aproximadamente 7 mil maços de cigarros, divididos em várias caixas de papelão. O cigarro tem origem estrangeira e são oriundos da Bolívia.

Diante do crime de contrabando, foi dada voz de prisão ao motorista e o material foi apreendido e encaminhado à Polícia Federal na capital, Rio Branco. Toda a carga será dado o descaminho por não possuir registro legal no País e o detido responderá por crime de contrabando ilegal no País.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mistério e vídeo: Carro capota ao tentar acessar ponte na fronteira do Acre

Publicado

em

Por volta das 1h15 da madrugada deste domingo, dia 25, um carro modelo SUV capotou ao tentar acessar a ponte metálica José Augusto, que liga os municípios de Brasiléia/Epitaciolândia. O sinistro parou o tráfego de veículos por quase uma hora.

O jornal oaltoacre tentou buscar informações sobre o acidente, uma vez que foi divulgado vídeo e imagem do acidente. Foi informado que, o condutor estaria em visível estado de embriagues alcoólica e seria um servidor federal, mas, não foi feito o registro.

Foi informado apenas que o condutor não sofreu nenhum ferimento e teria sido apenas multado. Em seguida, liberado para que retirasse o veículo da ‘cabeceira’ da ponte e liberasse o trânsito.

Veja vídeo abaixo:

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: PRF apreende 8kg de cocaína dentro de térmica na BR 317 rumo à capital do Acre

Publicado

em

Na manhã desse sábado (24), durante fiscalização de trânsito na Unidade Operacional de Xapuri, localizada no entroncamento de acesso à cidade,  foi realizada a abordagem a um táxi que seguia em direção a Rio Branco-AC.

Durante os procedimentos de fiscalização dos passageiros e suas respectivas bagagens. O nervosismo verificado em um dos ocupantes do veículo chamou atenção dos policiais que realizaram uma busca mais detalhada.

Foi constatada a presença de uma caixa térmica, que apresentava um passo acima do normal além de apresentar vestígios que havia sido adulterada.

Quando resolveram averiguar com mais detalhes e ao retirar a parte interna da caixa térmica, foram encontrados 8 (oito) tabletes de cocaína escondidos em seu interior.

Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal de Epitaciolândia, distante cerca de 50km para realizar os procedimentos cabíveis. Não foi informado se alguém foi detido.

Veja vídeo abaixo:

Comentários

Continue lendo

Em alta