O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) prorrogou até a próxima quinta-feira, 11, as inscrições para os cursos do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) em Rio Branco, Porto Acre, Sena Madureira e Xapuri.

Em Rio Branco estão sendo ofertadas 40 vagas para o Curso de Aquicultor, em Porto Acre são 40 vagas para o curso de Agricultor Familiar, em Sena Madureira 40 vagas para o curso de Bovinocultura de Leite e em Xapuri há vagas para os cursos de Ovinocultor, Auxiliar Técnico em Agropecuária e Piscicultor.

As inscrições estão sendo feitas no horário das 8 as 12 e das 14 as 17 horas, nos escritórios locais da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). O processo seletivo será realizado através de sorteio público que acontecerá nesta sexta-feira, 12, às 9 horas, na sede da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Rua Santa Inês, 135, bairro Aviário, Rio Branco – Bloco “A” do prédio do Incra).

Os cursos são gratuitos e serão ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac). Com o apoio de instituições governamentais e não governamentais nos municípios, o objetivo é de que as atividades de 200 horas sejam distribuídas em horários intensivos nos fins de semana e nas comunidades. O programa também fornece auxílio para o transporte e alimentação dos alunos durante a capacitação.

A qualificação é destinada a agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais e extrativistas que desejam adquirir formação. Para o secretário de Produção Lourival Marques, os cursos contribuirão para a elevação da produtividade da agricultura familiar e da qualidade de vida no meio rural.

Confira a íntegra do edital no site:

www.ifac.edu.br/pronatec

Agência Acre

Comentários