Conecte-se conosco

Cotidiano

Instituto lança relatório sobre qualidade do ar no Acre

Publicado

em

O Instituto Saúde e Sustentabilidade lançará, em evento online realizado no dia 14 de outubro, às 14 horas, o relatório Iniciativa Acre de Monitoramento da Qualidade do Ar: Análise da rede de monitoramento da qualidade do ar com equipamentos de baixo custo no Estado do Acre que inaugura a série Iniciativas [Ar+Clima].

O estudo trata sobre a trajetória desta iniciativa inovadora, assim como descreve em detalhes os arranjos que permitiram sua implementação. O ponto de destaque é a parceria estabelecida entre diferentes instituições, como a universidade, o Ministério Público e o governo do estado, para viabilizar a formação da única rede local de monitoramento da qualidade do ar a partir do investimento financeiro, técnico e científico em equipamentos de baixo custo. Como desdobramento, atualmente todos os municípios acreanos possuem pelo menos um sensor que transmite em tempo real a situação da qualidade do ar e que pode ser acessado por qualquer pessoa. O lançamento do relatório contará com a participação de representantes das instituições locais em uma roda de diálogo – Irving Foster Brown e Antônio William Flores da Universidade Federal do Acre e Rita de Cássia Nogueira Lima do Ministério Público do Estado. Ademais, Ane Alencar do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e Sandra Hacon, da Fiocruz, darão palestras sobre os temas de queimadas e a situação da qualidade do ar na região Amazônica.

 

Por: 

Comentários

Cotidiano

Sipam prevê quarta-feira (19) de tempo instável e abafado no Acre

Publicado

em

Por

A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia informa a quarta-feira (19) é de tempo instável e abafado no Acre. A previsão para este dia é de céu nublado, com sol entre nuvens e com pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e a noite em todas as regiões do estado.

Confira as temperaturas em todas as regiões:

 

Alto Acre

 

Em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas oscilam entre a mínima de 22°C e a máxima de 32ºC.

Baixo Acre

 

Mínima de 23°C e máxima de 32ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.

Vale do Juruá

 

Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 22ºC e 32°C.

Vale do Purus

 

Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 23º C e 31°C.

Vale do Tarauacá/Envira

 

Por fim, em Feijó, Jordão e Tarauacá a variação de temperatura fica entre a mínima de 23°C e a máxima de 32°C.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Sisu e Prouni abrem inscrições em fevereiro; Fies, em março

Publicado

em

Para concorrer aos processos seletivos, é preciso ter feito o Enem

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (18) o calendário de inscrições para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se organizar para concorrer às vagas. A previsão é que os editais dos três processos seletivos sejam publicados no Diário Oficial da União ainda nesta semana.

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão ser feitas do dia 15 ao dia 18 de fevereiro. Já o prazo de inscrição para o Programa Universidade para Todos (Prouni) será de 22 a 25 de fevereiro. E, no início de março, do dia 8 ao dia 11, poderão se inscrever os candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que este ano oferta 110.925 vagas.
O número de vagas disponíveis no Sisu e no Prouni será divulgado em breve, assim como os três editais contendo os cronogramas completos e todos os critérios dos processos seletivos de 2022.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pela internet. A classificação é feita com base na nota obtida na edição mais recente do Enem. Pode concorrer às vagas do Fies quem fez qualquer uma das edições do Enem a partir de 2010.

Programas

O Prouni oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser até 3 salários mínimos por pessoa.

Podem se inscrever no Prouni apenas estudantes brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o candidato não pode ter tirado zero na redação.

O Fies tem objetivo de conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. O programa é dividido em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Já o Sisu é o sistema informatizado do MEC, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para estudantes participantes do Enem. Os candidatos com melhor classificação são selecionados.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Murilo chega ao Palmeiras de olho em vaga no time titular

Publicado

em

Ex-zagueiro do Locomotiv Moscow diz que pretende atuar pela esquerda

ime que está ganhando se reforça. Mesmo com a dupla de defesa mais segura do país, com Gustavo Gómez e Luan, o Palmeiras apresentou o zagueiro Murilo nesta terça-feira (18) . Contratado junto ao Lokomotiv Moscow, da Rússia, o jogador de 24 anos assinou até o fim de 2026.

Em sua apresentação oficial, Murilo elogiou os companheiros de equipe e sabe que vai ter que lutar por seu espaço dentro do elenco

“Luan e Gómez são excelentes zagueiros e fazem uma dupla que dispensa comentários. Creio que o meu diferencial pode ser por eu atuar do lado esquerdo, onde queriam um jogador para a posição e eu posso estar à disposição”, revelou.

 

 

Murilo começou sua carreira aos 13 anos de idade, no Cruzeiro, onde permaneceu até 2019. Fez parte do elenco campeão mineiro em 2018 e 2019, além de duas Copas do Brasil, em 2017 e 2018. Na Raposa, atuou ao lado de dois novos companheiros de equipe: Rony, ainda na base, e Mayke. Em 2019, foi para o futebol russo, onde conquistou a Supercopa da Rússia, no mesmo ano, e a Copa da Rússia, em 2021.

“Foi uma história muito bonita que eu pude criar lá, com títulos e aprendizado.Eu me sinto preparado, me sinto bem para poder hoje estar aqui  com a camisa do Palmeiras”.

Murilo fez 71 jogos pelo Lokomotiv Moscow, sendo 10 partidas válidas pela Champions League, e marcou 5 gols no total. O zagueiro é a quinta contratação do Palmeiras para a temporada, antes o clube já havia confirmado o goleiro Marcelo Lomba (ex-Internacional), o meio-campista colombiano Atuesta (Los Angeles FC), o atacante Rafael Navarro (ex-Botafogo) e o meio-campista Jailson, que estava livre no mercado após jogar na China.

Comentários

Continue lendo

Em alta