Conecte-se conosco

Cotidiano

Jogo do Vasco tem ação em prol do reconhecimento de paternidade

Publicado

em

Jogadores entraram em campo com camisas sem nome

Na partida de hoje (12) contra o Tombense, pela Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol, em São Januário, os jogadores do Vasco entraram em campo com camisas onde, no lugar de seus nomes, estava escrito “XXXXX”.

A ação, em parceria com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, teve o objetivo de conscientizar a sociedade para o problema da falta do nome do pai na certidão de nascimento de milhares de crianças brasileiras, na véspera do Dia dos Pais.

Na volta para o segundo tempo, os jogadores vestiram camisas com o nome dos seus pais ou de figuras paternas e a logomarca do projeto Minha Origem, Nossa História, da Defensoria Pública, que busca incentivar a parentalidade responsável, com o reconhecimento voluntário da paternidade, a aproximação afetiva entre pais e filhos, e atendimento individualizado e sigiloso.

A coordenadora do Núcleo de DNA da Defensoria, Andréia Cardoso, explica que o projeto Minha Origem, Nossa História, foi criado em 2021 e já atendeu cerca de 500 pessoas, com aproximadamente 300 famílias e 80% de reconhecimento das paternidades.

“Essas famílias são atendidas, é realizado o exame de DNA. Nós fazemos uma oficina de parentalidade, entregamos o resultado. Nós temos alcançado uma média de 80% de êxito no registro das crianças. Então a gente tem alcançado a meta que a gente estabeleceu, nosso projeto está crescendo muito. Estamos aqui hoje nessa parceria com Vasco e a tendência é crescer.

Mutirão

Também em parceria com o Vasco da Gama, a defensoria fará dois mutirões para os torcedores que desejam reconhecer a paternidade. O atendimento inclui o reconhecimento voluntário de paternidade biológica, tirar dúvidas, agendar o exame de DNA e participar de oficina de educação em direitos sobre parentalidade responsável.

O primeiro mutirão será no dia 27 de agosto, no estádio de São Januário, e outro está marcado para 3 de setembro, na Cidade de Deus. Para ser atendido, será necessário inscrição prévia pelo link.

Segundo a defensoria, uma pesquisa da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen), divulgada no mês passado, revelou que dos 1.313.088 bebês nascidos no Brasil no primeiro semestre deste ano, 86.610 não têm o nome do pai na certidão de nascimento. Nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 1,2% nos registros monoparentais no país.

Comentários

Cotidiano

Galvez ganha reforços, entra em torneio amador e segue com preparação para Copa São Paulo

Publicado

em

Por

Meia-atacante e três atacantes ex-Rio Branco-AC reforçam Imperador na sequência da preparação para Copinha. Técnico diz que campeonato amador servirá para dar ritmo de jogo aos atletas

O Galvez encerrou a terceira semana de treinamentos para Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023, nesse sábado (24), no CT Forte Imperador, em Rio Branco (AC). O atual campeão acreano sub-20 ganhou quatro reforços para o setor ofensivo.

Diego Pereira, ex-meia-atacante do Rio Branco-AC, reforça sub-20 do Galvez — Foto: Arquivo pessoal/Manoel Façanha

Diego Pereira, ex-meia-atacante do Rio Branco-AC, reforça sub-20 do Galvez — Foto: Arquivo pessoal/Manoel Façanha

O meia-atacante Diego Pereira, e os atacantes Paulista, Ruan e Matheus Hassen, todos ex-Rio Branco-AC, foram incorporados ao plantel do Imperador recentemente e são as novas opções do técnico Kinho Brito.

Depois de duas semanas de preparação, o Galvez entrou na disputa do torneio amador Copa da Liga, que tem 32 equipes na briga pelo título. O Imperador goleou o Esporte Canal na estreia por 6 a 1. Segundo Kinho Brito, o campeonato amador servirá para dar ritmo de jogo aos atletas.

– É um grupo de muita qualidade técnica, ficou um time muito bom, a competitividade do dia a dia tem elevado o nível dos treinamentos, dos próprios atletas obviamente vai ser elevado também porque exige-se mais empenho e dedicação deles no dia a dia – disse Kinho Brito em entrevista ao ge.

Kinho Brito, técnico do time sub-20 do Galvez — Foto: Manoel Façanha/Arquivo Pessoal

Kinho Brito, técnico do time sub-20 do Galvez — Foto: Manoel Façanha/Arquivo Pessoal

– Essa competição (Copa da Liga) é mais para dar ritmo mesmo. Essas primeiras três semanas a gente tem dado muita prioridade na parte física, já fazendo transições com bola também. A gente não tem colocado padrão de jogo e parte tática – completa.

Segundo o treinador, a partir de outubro alguns jogadores já devem ser cortados do grupo. Isso porque nesse início de preparação o Imperador tem mais de 40 atletas à disposição. Depois dessa redução, o técnico vai iniciar os trabalhos táticos.

Além do campeonato amador, o Galvez também planeja realizar amistosos com equipes mais qualificadas. O Humaitá e o Rio Branco-AC, que vão disputar a Copa Verde, e o Andirá, que vai representar o Acre na Copa do Brasil Sub-20, serão os possíveis adversários.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rivera bate Juventus Feijó e conquista 1º turno do Campeonato Acreano de Futsal Série A

Publicado

em

Por

Equipe de Tarauacá faz 3 a 0 nos anfitriões, na decisão do turno do estadual, no ginásio José Augusto Marques de Araújo, em Feijó. Segundo turno será entre 7 e 9 de outubro, em Xapuri

Rivera, de Tarauacá, campeão do 1º turno do Acreano de Futsal Série A — Foto: Divulgação/Fafs

Rivera, de Tarauacá, campeão do 1º turno do Acreano de Futsal Série A — Foto: Divulgação/Fafs

O Rivera, de Tarauacá, é o campeão do primeiro turno do Campeonato Acreano de Futsal Série A e tem vaga garantida na decisão do estadual. A equipe conquistou o primeiro turno ao vencer o Juventus Feijó por 3 a 0 na final, no ginásio José Augusto Marques de Araújo, em Feijó, na noite deste domingo (25). Os gols da vitória foram marcados José Matheus, Careca e Rui.

O Rivera encerra o primeiro turno com três vitórias e uma derrota, 16 gols marcados e oito sodrifdos. Caso vença também o segundo turno será declarado campeão estadual.

Radames, capitão do Rivera, de Tarauacá, ergue troféu de conquista do 1º turno — Foto: Divulgação/Fafs

Radames, capitão do Rivera, de Tarauacá, ergue troféu de conquista do 1º turno — Foto: Divulgação/Fafs

Segundo turno em outubro

O segundo turno está programado para iniciar no dia 7 de outubro e será disputado de forma direta até o dia 9. Os jogos serão realizados no ginásio Álvaro da Silva Mota, na cidade de Xapuri, no interior do Acre. Confira a tabela:

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Messi comenta parceria com Neymar no PSG e elogia Mbappé: “Estará entre os melhores”

Publicado

em

Por

Argentino analisa momento do Paris Saint-Germain e deixa claro o objetivo: “Ganhar a Champions”

Em entrevista ao histórico ex-jogador do Barcelona Hristo Stoichkov, na TV TUDN, dos Estados Unidos, Lionel Messi comentou a parceria com Neymar e Mbappé no Paris Saint-Germain.

Após serem superadas as polêmicas sobre o comportamento do atacante francês, o argentino rasgou elogios ao camisa 7 do PSG.

– Kylian (Mbappé) é um jogador diferente, muito forte no mano a mano, que vai para o espaço, é muito rápido, tem muitos gols, é um jogador muito completo e vem provando isso há anos. Nos próximos anos ele estará entre os melhores, com certeza – disse Messi.

  • Messi, após show pela Argentina: “Estamos muito animados e empolgados”
psg logo

Confira alguns dos grandes lances do trio Mbappé, Messi e Neymar durante o mês de agosto de 2022 vestindo a camisa do Paris Saint-Germain. Mostrando entrosamento, o trio teve um início avassalador na temporada 2022/23 da Ligue 1.

O trio vive grande fase na atual temporada, somando as partidas do PSG com a de suas seleções. Mbappé tem 10 gols em nove jogos, Neymar fez 11 gols e oito assistências em 11 partidas, enquanto Messi balançou as redes seis vezes e deu oito passes para gols em 11 jogos.

Messi comentou também a parceria com o craque brasileiro, de quem é amigo pessoal desde os tempos de Barcelona, quando conquistaram a Champions League entre outros títulos.

– Com Neymar nos conhecemos de cor, passamos muito tempo no Barcelona. Gostaria de ter podido aproveitar mais com ele no Barcelona, ​​mas a vida voltou a nos juntar em Paris. Estamos felizes por estarmos juntos. Adoro jogar com ele e estar com ele no dia a dia – afirmou o camisa 30 do PSG.

O jogador comentou, também, o grande objetivo do PSG na atual temporada. Após cair nas oitavas de final para o Real Madrid, o clube francês quer conseguir, de maneira inédita, a conquista da Liga dos Campeões.

Messi, Mbappé e Neymar em aquecimento antes de jogo do PSG — Foto: Getty Images

– O objetivo, obviamente, todo mundo sabe… O Paris quer ganhar a Champions há muito tempo. A eliminação do ano passado foi muito difícil, como aconteceu. Tínhamos feito dois grandes jogos contra o Real Madrid e nos pequenos detalhes falhamos. É uma competição difícil de vencer, pois nem sempre vence o melhor e se decide por pequenos detalhes. Estamos nos preparando para quando esses momentos difíceis chegarem – concluiu o craque.

Comentários

Continue lendo

Em alta