fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Jorge Viana alerta: “Reduzir aquecimento não é obrigação, mas oportunidade”

Publicado

em

Eleito presidente da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas do Congresso, senador quer incentivar o debate sobre novo modelo de produção e consumo

Eleito presidente da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas do Congresso, nesta semana, o senador Jorge Viana (PT-AC) alerta que está preocupado com o aumento do desmatamento no país, fenômeno ocorrido nos últimos dois anos. “Temos que ter uma mudança de mentalidade com relação as causas ambientais. Nada é mais importante que isso”, disse. “Eu não vejo o trabalho de reduzir as emissões de gases como uma obrigação, mas uma grande oportunidade”.

Ele diz estar preocupado com o cumprimento da meta pelo Brasil e adverte que o aumento do desmatamento é inaceitável. “Há dois anos, o desmatamento estava em torno de 5 mil km2 e agora está em torno de 7 mil km2”, lamentou. “Fazia tempo que não aumentava. Não há razão para isso. Temos que ter uma ação muito forte, pois um dos nossos compromissos, que firmamos com as nações do mundo, é o desmatamento ilegal zero”.

A comissão que tratara das questões do clima vai acompanhar o cumprimento das metas firmadas pelo Brasil em Paris, em 2015, na chamada COP 21. O chamado Acordo de Paris, firmado por quase 200 nações, estabeleceu compromissos para evitar o aumento da temperatura no planeta. O Brasil tem uma das mais fortes metas. A redução das emissões de gases em 35% até 2025. E de 43% até 2030.

Segundo Viana, é preciso mais que isso. “Apresentei projeto que transforma em lei os compromissos que o Brasil fez, mas acho que a Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas não pode ter apenas a função de fiscalizar o cumprimento dessas metas”, disse. “Precisamos avançar no debate das cidades sustentáveis, de uma economia que não seja tão destrutiva. Enfim, um novo modelo de produção e consumo”.

As declarações do parlamentar foram dadas à Rádio Senado, na manhã desta sexta-feira, 24, em entrevista exclusiva à emissora. Sobre a eleição para a presidência da comissão mista, o senador considera a tarefa um desafio. “Vou me dedicar para que o Congresso possa sediar os debates mais elevados, mais objetivos, que visam trazer para todos nós, habitantes deste planeta, a esperança de um planeta mais sustentável”, disse.

Jorge Viana tem sua trajetória política ligada às causas ambientais. Aos 20 anos, conheceu e conviveu com o ambientalista Chico Mendes, entre 1980 e 1988, quando o líder dos seringueiros foi assassinado. Seu período como governador do Acre é conhecido como o governo da Floresta. E, durante o seu mandato de senador, buscou manter sua atuação ligada às questões ambientais. Ele foi relator do Código Florestal e da nova Lei da Biodiversidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco leva iluminação à Rodovia AC-40

Publicado

em

Por

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), continua seu projeto “Cidade Iluminada” com a instalação de iluminação na Rodovia AC-40. Após o sucesso da inauguração de um trecho de 3km na BR 364 em fevereiro, a SMCCI agora se prepara para iluminar um trecho de 5km na AC-40, estendendo-se da corrente até o portal na entrada da cidade.

O projeto envolve a colocação de 250 postes novos do modelo Phoenix, equipados com duas luminárias LED, garantindo não apenas segurança aos moradores e visitantes, mas também contribuindo para a estética da capital. Claudia, coordenadora do departamento de iluminação pública, destaca a importância estratégica da AC-40 como uma das principais entradas da cidade, não apenas para os residentes, mas também para turistas vindos do Brasil, Bolívia, Peru e toda a América.

“A pedido do prefeito, colocamos iluminação pública em toda cidade de Rio Branco, e não poderia ser diferente na AC-40,que também é uma das entradas da cidade”, disse.

O Secretário de Cuidados com a Cidade, Wellington Chaves, enfatiza que além de tornar Rio Branco uma das capitais brasileiras completamente iluminadas com LED, a iniciativa também traz benefícios ambientais, como a redução das emissões de carbono e economia de energia devido à eficiência das novas lâmpadas.

Essa ação reflete o compromisso da prefeitura em proporcionar segurança, beleza e sustentabilidade à cidade, fortalecendo o direito de ir e vir dos cidadãos e promovendo um ambiente seguro para todos.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Caio Del Aquila Araújo

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco manifesta profundo pesar pela morte do irmão da diretora de Iluminação Pública da SMCCI , Cláudia Del Aquila Sampaio, Caio Del Aquila Araújo, ocorrido hoje em São Paulo.

Que o Senhor Deus, em sua infinita bondade, conforte a família e amigos, com quem nos solidarizamos neste momento de perda irreparável.

Rio Branco, 23 de abril de 2024.

Tião Bocalom

Prefeito de Rio Branco

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC leva ferramenta RETINA para VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) foi selecionado para apresentar a ferramenta RETINA, desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT), na VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público. As apresentações serão realizadas no dia 20 de junho, na sede do MP do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.

A Mostra integra a programação do 2º Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e MPDFT entre os dias 19 e 21 de junho. As iniciativas foram selecionadas pelo Comitê Técnico organizador e estão distribuídas nas categorias Tecnologias Emergentes (IA, IA Generativa); Soluções área-meio; Soluções área-fim; e Estratégia, Planejamento e boas práticas.

O RETINA, selecionado entre as boas práticas da área-fim, é um banco de dados que reúne informações sobre integrantes de organizações criminosas, permitindo análises e relatórios para subsidiar investigações e ações de combate à criminalidade. A ferramenta, já apresentada no 1º congresso em 2023, vem sendo utilizada por outros Ministérios Públicos, promovendo a integração entre as instituições.

Para a coordenadora do NAT, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, a participação do MPAC na Mostra é mais uma oportunidade de apresentar iniciativas inovadoras produzidas pela instituição.

“O RETINA, desenvolvido com recursos próprios do MPAC, é um exemplo da competência da nossa equipe de desenvolvedores para a criação de bons sistemas, que podem ser compartilhados com outras unidades e assim contribuir para a otimização do trabalho dos MPs de todo o país”, destacou.

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo