fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Jornalista da ContilNet é agredida na Aleac por assessor do deputado Josa da Farmácia

Publicado

em

A repórter da área política foi xingada e empurrada pelo assessor Sandro Guimarães Barroso, nesta terça-feira, durante sessão no parlamento estadual.

sandoguimaraesContillNet

O jornalismo continua cada vez mais difícil de ser exercido com liberdade em vários lugares do mundo, e no Acre não está sendo diferente. Nesta terça-feira (10) a jornalista Gina Menezes, repórter da ContilNet Notícias fazia reportagem no salão azul da Assembléia Legislativa (Aleac) quando acabou sendo agredida verbalmente e fisicamente pelo assessor do deputado estadual Josa da Farmácia (PTN), conhecido por Sandro Guimarães Barroso (foto).

Segundo a jornalista, no momento que esperava fazer uma reportagem com o deputado Lorival Marques (PT) foi abordada pelo assessor de Josa que disse a ela: “Tem que pagar para o deputado sair na sua coluna política”. E Gina teria respondido pela forma da pergunta feita pelo assessor que não trabalhava para pessoas como ele.

“Isso foi o suficiente para o assessor acusar a minha pessoa de ser uma repórter incompetente, arrogante e que vivia de propina dentro da Aleac. Ao chamar a atenção de todos os jornalistas, funcionários e deputados no Salão Azul da Casa, todos perguntaram o que havia ocorrido. E eu disse que não aceitei o dinheiro que o assessor do Josa estava querendo me oferecer. O que acabou fazendo ele me chamar de vagabunda e outras palavras ofendendo a minha honra. Ainda bem que muitas pessoas ouviram e presenciaram a situação”, explicou Menezes.

Ainda de acordo com Gina, ao se dirigir para perto do plenário na espera de seu entrevistado do dia, o assessor do parlamentar passou por ela e a empurrou, na presença de vários jornalistas, seguranças e deputados.

“Quase caio quando ele me empurrou, e graças a alguns colegas e seguranças do parlamento que me ajudaram ele não fez mais nada. Mas continuou a me ameaçar. O presidente da mesa diretora, deputado Ney Amorim, me ajudou também e me ofereceu água e disse que a situação era inadmissível e que tomaria as providências cabíveis.

Gina Menezes sendo entrevistada pela equipe do oaltoacre.com/Foto:arquivo

Gina Menezes sendo entrevistada pela equipe do oaltoacre.com/Foto:arquivo

A reportagem da ContilNet Notícias ligou para o deputado Josa da Farmácia para saber qual a sua posição a respeito do acontecido, mas o parlamentar falou que não viu nada, e que só comentaria o assunto pessoalmente. E marcou para a reportagem ouvir sua versão na Aleac amanhã depois das 10 horas.

A jornalista registrou um boletim de ocorrência por danos morais, e destacou que vai acionar o Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac) pela ofensa a profissão, já que o assessor afirmou que ela seria mais uma jornalista que corria atrás de propina dentro da Aleac.

Confira o boletim de ocorrência:

Boletim registrado.

Boletim registrado.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC participa de reunião da Rede de Ouvidorias do Ministério Público

Publicado

em

Por

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro do Nascimento, participou nesta quinta-feira, 18, da primeira reunião ordinária de 2024 da Rede de Ouvidorias do Ministério Público.

A reunião, realizada no plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), foi o primeiro encontro da rede na gestão da atual ouvidora nacional, conselheira Ivana Cei, e contou com a participação presencial e remota dos ouvidores-gerais dos MPs, dos procuradores-gerais de Justiça e dos conselheiros do CNMP. Representando a Ouvidoria-Geral do MPAC, esteve presente o ouvidor-geral substituto, promotor de Justiça Romeu Cordeiro.

Na ocasião, foram tratados assuntos estratégicos para a atuação da Rede de Ouvidorias neste ano, entre os quais a apresentação e discussão do Plano de Gestão para 2024; da estratégia de atuação das Ouvidorias nas Eleições de 2024, a partir da experiência das Eleições de 2022; e das proposições do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP).

A ouvidora nacional e conselheira do CNMP apresentou a proposta de atuação da Ouvidoria Nacional, correspondente ao período de março de 2024 a abril de 2025, com o objetivo de debater as ações apresentadas e ouvir contribuições dos participantes, respeitando suas experiências e o diálogo com o sistema de ouvidorias do MP.

Ivana Cei também anunciou, na reunião, a apresentação do plano de trabalho do Sebrae relativo ao protocolo de intenções que foi assinado no ano passado com o CNMP, para promover ações de prevenção e combate à violência contra a mulher. O plano foi apresentado pela diretora nacional de Finanças do Sebrae, Margarete de Castro Coelho.

Além do procurador-geral de Justiça e do ouvidor-geral substituto, pelo MPAC também esteve presente o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Celso Jerônimo de Souza.

Com informações do CNMP
Fotos: Sergio Almeida (Secom/CNMP)

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco e Compir realizam encontro sobre letramento racial

Publicado

em

Por

Na manhã dessa quinta-feira (18), o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), órgão vinculado à Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou um encontro formativo no Museu dos Povos Acreanos.

Com o tema central o “Letramento Racial Crítico”, o evento contou com a presença de representantes do Compir, da sociedade civil, do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e da Prefeitura de Rio Branco, além de outros atores das políticas de direitos humanos.

O encontro foi ministrado pelos mestres, Andressa Queiroz e Danilo Rodrigues, ambos da Universidade Federal do Acre (Ufac), representando o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/Ufac).

Durante as palestras, os professores abordaram questões relacionadas ao racismo estrutural e institucional, destacando a necessidade de enfrentamento por meio de políticas públicas e conscientização social coletiva.

“Agradecemos a parceria do Compir na realização desse encontro educativo que promove entendimento sobre as relações raciais presentes na sociedade, preconceitos, discriminações e injustiças, além de valorizar a equidade entre as pessoas”, afirmou Rila Freze, diretora de Direitos Humanos da SASDH.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito assina ordem de serviço para revitalização da unidade de saúde no Rui Lino

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou assinatura da ordem de serviço para reforma da UBS Francisco Eduardo Paiva. A reforma completa será executada pela prefeitura através de empresas terceirizadas de construção civil. Os serviços vão desde a troca do forro, parte elétrica, portas, pias, melhoramento da acessibilidade entre outros serviços.

Antágoras: “A reforma vem para otimizar os serviços” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“A reforma vem para otimizar a oferta dos serviços. Vamos ter a oportunidade de separar alguns serviços, de ofertar os serviços um pouquinho melhor pra comunidade, ampliar a oferta de serviços. Então, o prédio necessita de várias intervenções, desde a parte de pintura, de troca de pias, reforma de banheiros, enfim”, destacou o diretor da Unidade, Antágoras Mesquita.

A obra é fruto de emenda da ex-deputada federal Jessica Sales no valor de R$ 199.866,32. Durante a atual gestão já foram reformadas 26 unidades de saúde e atualmente estão com obras em andamento em mais 8 unidades. Todas serão entregues totalmente reformadas ainda este ano para a população.

Bocalom: “Já reformamos 26 das 58 unidades” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Nós já reformamos 26 das 58 unidades que temos. Essa é a oitava que nós estamos dando ordem de serviço já para reformar esse ano. Evidentemente que quando se faz uma reforma, você tem que fechar a unidade, mas normalmente se arranja algum campo para poder continuar fazendo atendimento e distribuir também para as outras unidades. Por isso que eu digo, é impossível a gente reformar todas as unidades rapidamente, pois nós temos o problema de que não poder prestar todos os dados na reforma, e aí vai faltar atendimento. Eu espero que essa reforma que não é muito grande seja concluída rapidamente para que a população possa ser atendida”, destacou o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo