fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Limites territoriais e melhorias de ramais das áreas Rubicon, Porvir e Filipinas foram pauta da 30ª sessão ordinária na câmara Municipal de Brasileia

Publicado

em

DSC_0010

Assessoria CMB

A câmara municipal de Brasileia realizou na manhã desta terça feira 08 a 30ª sessão ordinária do 1ª ano legislativo da 13ª legislatura.

Grande expediente:

DSC_0043

Vereador Bil Rocha – PMDB

O primeiro vereador a usar a tribuna foi o vereador Bil rocha, cumprimentou o público presente, aos ouvintes do mercado municipal, justificou sua ausência na sessão passada por conta do velório do senhor Nelzo. O vereador falou sobre o crime bárbaro que ocorreu no bairro Sumaúma, onde um jovem foi morto a teçadadas. Parabenizou a vereadora Erizete por ter sido eleita a vereadora mais atuante no município através as pesquisa do Instituto Tiradentes. Parabenizou pelos 25 anos da constituição federal. Falou sobre a problemática do banco Bradesco e da Caixa Econômica, disse que os idosos estão sendo humilhados, convidou os vereadores para fazer uma reunião com todos os gerentes dos bancos para discutir essa problemática. Parabenizou a Deputada Perpetua Almeida pela alocação de recursos para o município, destinado à taxa da juventude.

Indicações:

  1. Em uso a tribuna pediu uma Nota de Pesar ao Sr. Neuzo e A Dona Dica mãe do ex- prefeito Aldemir Lopes.
  2. Pediu esclarecimento ao IML sobre a demora na liberação dos corpos do município;
  3. Pediu uma Moção de Aplauso à escola KJK pelo título de campeão de handebol e para o Sr. Cabelo.
  4. O vereador solicitou que a Secretaria de Obras informe quando as máquinas irão entrar no Ramal do Picadão, km 69.
  5. Indicou que a Secretaria De Obras realize um trabalho de melhorias em frente ao Sr. Chico Gerônimo, Rua Domingos Lopes.
  6. Pediu que a Secretaria de Obras realize aguamento em frente ao hospital, a poeira é grande.
  7. Solicitou que a Secretaria de Obras realize coleta de lixo na Rua Maria da Costa, Bairro Eldorado.
  8. Finalizou pedindo que empresa ADIN esclareça sobre a saída de água de algumas ruas, pois, algumas tem e outras não.
Erizete Lima - PT

Erizete Lima – PT

Erizete Lima – PT:

Cumprimentou o público presente, aos ouvintes do mercado municipal. Falou sobre a visita do Gestor da escola Valéria Bispo Sabala para esclarecer sobre o recurso da merenda escolar na referida escola. falou que em tempos atrás a escola também era contemplada com a compra antecipada, e mesmo assim, não era possível fornecer café da manhã para aqueles alunos. A vereadora falou sobre a solicitação de devolução do PPA e da LOA pelo Poder Executivo. Falou que estão tramitando na Casa legislativa alguns Projetos de Lei, que segundo a vereadora já estão no Gabinete do Prefeito há algum tempo. Agradeceu o site Sentinela da Fronteira do parceiro Chiquinho chaves pela divulgação do resultado do Instituto Tiradentes.

Fernanda Hassem - PT

Fernanda Hassem – PT

Fernanda Hassem – PT:

Cumprimentou o público presente, aos ouvintes do mercado municipal, falou sobre a quadra da grama sintética que está aguardando a permissão da Caixa Econômica para ser liberada. Falou sobre o fato de alguns servidores estarem sendo intimidados pelo Poder Executivo.

Indicações:

  1. Ainda na tribuna a vereadora pediu que Senador Jorge Viana informe em que situação está a biblioteca no município.
  2. Indicou que a Prefeitura recoloque os tapumes da obra da biblioteca.
  3. Solicitou que a Prefeitura tome providências ao antigo prédio do Setor de Cadastro está abandonado, na Rua Odilon Pratagi.
  4. Pediu que a Prefeitura agilize a entrega da quadra da grama sintética que está aguardando a permissão da Caixa Econômica.
  5. A vereadora propôs que a Prefeitura tome providências com relação aos esgotos e bueiros da cidade, estão obstruídos.
  6. Solicitou que a Secretaria de Obras realize coleta de lixo nas ruas da cidade, há grande quantidade de urubus nas ruas por conta do mau cheiro dos lixos.
  7. Sugeriu que o PROCON instale uma Agência no município. De acordo com a vereadora diversas vezes tem feito esse pedido.
  8. Sugeriu também que a Câmara elabore uma cartilha contendo as leis municipais e disponibilize para a comunidade.
  9. Solicitou que a Prefeitura encaminhe o documento que o Estado se responsabilize pelo Projeto da Coordenadoria da Mulher.
  10. Concluiu pedindo que o ITERACRE Agilize a entrega dos títulos definitivos para os moradores.
Marivaldo Oliveira - PMDB

Marivaldo Oliveira – PMDB

Marivaldo Oliveira – PMDB:

Cumprimentou o público presente, agradeceu a Federação das Indústrias pela realização de cursos no município que estar acontecendo no centro cultural. Parabenizou o Ministério Público e pela realização do curso cozinha Brasil. Falou sobre sua participação na reunião do Seringal Filipinas e das dificuldade que aquelas comunidades estão passando por motivos das divisas territoriais, e por conta disto os dois municípios empasse um jogando a responsabilidade para o outro. Destacou a impossibilidade de realizar melhorias em todos os ramais em só um ano. Falou sobre a coleta de lixo no município.

Indicações:

  1. Em seguida indicou que a Prefeitura Junto ao SENAI ofereçam cursos de mecânica de motocicletas para o município.
Naldo Rufino - PRP

Naldo Rufino – PRP

Naldo Rufino – PRP:

Cumprimentou o público presente, o vereador desejou um feliz dia das crianças e convidou os vereadores para a realização de uma pequena festa na comunidade Santa Quitéria em homenagem às crianças. Parabenizou os vereadores que foram destaque no Instituto Tiradentes. Parabenizou pelo Dia do nordestino. Falou da importância de um projeto voltado para a redução da carga horária dos Agentes de Saúde.

Indicações:

  1. Ainda na tribuna pediu que o Senador Aníbal Diniz venha ao município para trazer o Coordenador do Luz para Todos e que estejam verificando as dificuldades de concluir o programa, bem como veja a possibilidade de conseguir extensões de energia elétrica.
  2. Pediu que o Senador Aníbal esteja articulando meios para que o alto acre seja contemplado com Petróleo. Já houve estudos no local e há gás e petróleo.
DSC_0095

Marquinhos Tibúrcio – PSDB

Cumprimentou o público presente, parabenizou o Gestor da Escola Valéria Bispo pela sua explanação sobre o café da manhã na escola. Lembrou que junto ao engenheiro da Prefeitura verificaram os pontos que podem ser construídas guaritas para os taxistas. Solicitou a realização de uma reunião com todos os vereadores do Bairro São João para discutir melhoria para aquele bairro.

Indicações:

  1. O vereador pediu que a Prefeitura tape um buracos na Avenida Rolando Moreira, nas proximidades do Açaí do Moraes.
  2. Indicou que a Prefeitura e Secretaria de Obras troque as lâmpadas do bairro Sumaúma, Rua da Olaria.
  3. Propôs que a Prefeitura realize um paliativo no Ramal do km 84, Santa Quitéria.
  4. Sugeriu que a Prefeitura instale placas nas ruas identificando nome e CEP.
  5. Solicitou que a Eletrobrás instale postes na Rua Pedro Cristiano do Nascimento, Bairro Sumaúma.
  6. Pediu que empresa ADIN realize manutenção na Rua Alexandre Moreira Baste, Bairro José Moreira.
  7.  Solicitou que a Prefeitura realize abertura do ramal do km 7, próximo a colônia Boa Vista.
  8. Finalizou pedindo que a Prefeitura realize melhorias em um esgoto da Rua Ernestinho Amaral, bairro José Moreira.
Joelso Pontes - PP

Joelso Pontes – PP

Joelso Pontes – PP:

Cumprimentou o público presente, falou sobre as eleições do ano que vem para Presidente, Deputados e Senadores. Falou sobre os vinte dias da greve dos bancários. Fez comentários sobre a regularização fundiária do município. Parabenizou a vereadora Erizete pela eleição de vereadora mais atuante.

Indicações:

  1. Em sua primeira indicação solicitou que o DEPASA instale rede de água na comunidade do Nazaré.
  2. Indicou que a Prefeitura e DETRAN sinalize os becos do município, motos circulam pelos becos em alta velocidade.
  3. Solicitou que a Prefeitura e Secretaria de Educação providencie o conserto do motor bomba da Escola Chico mendes, comunidade Filipinas.
  4. Pediu que a SEAPROF informe quais pessoas e Associações foram contempladas com o Programa da compra antecipada.
  5. Finalizou Solicitando cópia do convênio 207 de 2007 que cria a coordenadoria da mulher no município.
DSC_0120

Rosildo Rodrigues – PT

Cumprimentou o público presente, registrou o encontro que teve com o Deputado Sibá machado e da importância de um extrativista possuir uma espingardas em casa. O vereador registrou o trabalho realizado pela senhora Luíza na AMOPREBE, bem como na Coopergrãos. Convidou os vereadores à participar de uma festa para as crianças na comunidade do km 26, sábado.

Indicações:

  1. Em sua primeira indicação solicitou que o Governo do Estado realize a reforma do memorial Wilson Pinheiro.
  2. Solicitou que a Prefeitura realize melhorias no ramal e piçarramento nas ladeiras do ramal do km 52.
  3. Solicitou que o DERACRE instale bueiros no ramal do km 93, foi feito o ramal, mas não foi instalado bueiros.
  4. O vereador sugeriu que seja Aumentada a potência da Rádio Aldeia FM. 90.3 de Brasileia.
  5. Finalizou solicitando que a Prefeitura encaminhe cópia do convênio do PROACRE, escolas estão sendo construídas com madeira branca, e que precisa ser feito uma fiscalização.
Tereza com Certeza - PT

Tereza com Certeza – PT

Tereza com Certeza – PT:

Cumprimentou a todos, parabenizou a inclusão de alunos de medicina que estudam no exterior no mais médicos, sobretudo os acreanos. Falou sobre uma reunião que participou com o Governador Tião Viana para discutir sobre a regularização fundiária no município. Parabenizou os vereadores pela indicação no Instituto Tiradentes. Fez comentários sobre os moradores do Rubicon e Filipinas e pelo abandono daquela comunidade por parte dos prefeitos.

DSC_0131Mário Jorge Fiesca – PSB:

Cumprimentou a todos, falou que até hoje não houve nenhuma ação da Prefeitura com relação aos bairros São João e 28 de maio, Sugeriu que todos os vereadores façam uma visita ao Ministério Público para saber como está essa situação dos referidos bairros. Falou dos problemas enfrentados pelos moradores do Rubicon, Filipinas e Porvir segundo o vereador é preciso agilidade por parte das prefeitura de Brasileia e Epitaciolândia para resolver aquela situação relacionada a melhorias de ramais e principalmente os limites territoriais. Comentou sobre a vinda da ex-Senadora Marina Silva para o (PSB).

Indicações:

  1. Ainda na tribuna o vereador indicou que a Prefeitura e Secretaria de Agricultura disponibilize um caminhão para fazer a linha do ramal da Filipinas pelo menos uma vez por semana para o escoamento da produção e transporte daquela população.
  2. Finalizou indicando que a Prefeitura realize uma operação tapa buracos no município.

Comentários

Continue lendo

Acre

Presidente do TJAC articula com prefeito de Cruzeiro do Sul sobre Família Acolhedora

Publicado

em

Por

Entre as pautas para o fortalecimento institucional, a desembargadora-presidente tratou sobre o programa Família Acolhedora

Em agenda no Juruá, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari visitou nesta quarta-feira, 24, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima. A magistrada esteve acompanhada da juíza de Direito titular Gláucia Gomes, da Comarca de Mâncio Lima, e do juiz de Direito substituto da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Cruzeiro do Sul, Luís Rosa.

Entre as pautas para o fortalecimento institucional, a desembargadora-presidente tratou sobre o programa Família Acolhedora, que seleciona famílias e fornece capacitação para que essas famílias recebam, em suas residências, até duas crianças, em regime de guarda provisória. O programa é executado pela Prefeitura de Rio Branco em parceria com o TJAC, e a desembargadora-presidente, entusiasta nas causas da criança e do adolescente, dialogou com o prefeito de Cruzeiro do Sul para que ele também faça parte da ação.

“Não há restrições de gênero, raça ou orientação sexual, apenas é preciso cuidar, dar carinho e ter disponibilidade para atender temporariamente a criança ou adolescente. Contamos muito com a adesão da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. O prefeito apresentou interesse na causa e vamos alinhar a questão”, disse a desembargadora.

Os juízes de Direito que acompanharam a presidente na agenda também compartilharam situações de famílias que acolhem as crianças e adolescentes em vulnerabilidade tanto no município de Mâncio Lima quanto em Cruzeiro do Sul.

O prefeito agradeceu pela visita, mostrou interesse em aderir à causa como forma de demonstrar respeito e inclusão permitindo que os jovens possam ter a esperança de uma vida melhor e garantiu que o assunto estará sendo trabalhado pela equipe da Assessoria Jurídica do município.

Estiveram presentes na agenda o secretário de Gestão, Matheus Lima; o secretário da Casa Civil, Ney Wilian; o secretário de Comunicação Chico Melo, e a controladora-geral, Marcelle Martins.

Família Acolhedora

O trabalho tem a missão de propiciar que crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, sejam recebidas em um lar e não direcionadas para instituições. Assim, essas crianças ou adolescentes ficam provisoriamente com famílias acolhedoras pelo período que se busca a reintegração na família biológica.

Em Rio Branco, é oferecida uma bolsa-auxílio de um salário mínimo, para os cuidados necessários do infante.

Os participantes precisam estar sempre cientes de que o serviço de acolhimento familiar é, por natureza, provisório, uma vez que a qualquer momento a criança ou adolescente acolhido pode ser reinserido na família de origem, se houver a possibilidade. Portanto, ao entrar para o programa o participante deve saber que os laços afetivos devem ser construídos com base na devolução futura do menor ao núcleo familiar biológico.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Asfalta Rio Branco mostra resultado de trabalho em vários bairros da cidade

Publicado

em

Por

O programa Asfalta Rio Branco da prefeitura da capital vem demonstrando resultados positivos em todos os bairros da cidade. Exemplo disso pode ser visto na Avenida Amadeu Barbosa, onde os trabalhos de tapa-buraco, remendo profundo e capa asfáltica estão em pleno andamento. Em toda avenida, os pontos comprometidos terão intervenção da empresa construtora GBM, contratada pela prefeitura.

“Temos que aproveitar o verão para fazer um bom trabalho”  (Foto: Rodilson Bardales/Assecom)

O encarregado de obras, Teomarcos Silva, falou dos resultados até aqui.

“O verão está chegando aí para dar continuidade a essas obras. Aproveitar o verão que é muito curto no nosso estado. Então a gente tem que aproveitar o máximo para fazer um bom trabalho e aproveitar bem essa parte do verão.”

Já no Bairro Santa Helena, na regional Vila Acre, a rua Rosa de Saron com a Jerusalém está em fase final. No local, a empresa Impacto Terraplenagem e Construção está com quatro frentes de serviço, com mais de 40 homens trabalhando, além de máquinas pesadas. Mais de trezentas toneladas de asfalto estão sendo aplicadas em tapa-buraco, remendo profundo e capa asfáltica, trabalho bem feito que tem agradado quem mora no bairro.

“Graças a Deus, está bom, estava muito ruim. Agora está melhorando, indo pra frente.  Estão mexendo em toda a rua aqui no bairro. Começou lá embaixo, agora está chegando aqui já”, disse o aposentado, Rubens Luiz.

Fabiana: “Hoje concluimos essa primeira etapa” (Rodilson Bardales/Assecom)

Segundo a engenheira civil da empresa Impacto, Fabiana Barroso, desde o dia 8 de abril, a equipe responsável pelo serviço de tapa-buracos entrou em ação no bairro Santa Helena seguindo as prioridades estabelecidas pela prefeitura focando, segundo ela, principalmente os corredores de ônibus. A primeira etapa está prestes a ser concluída, com planos de avançar para a Vila Acre.

“Nesse momento, a gente já está concluindo. Hoje a gente conclui essa primeira etapa e, amanhã, se tudo der certo, nós já vamos entrar na Vila Acre, trabalhando na travessa do Mineiro e, em seguida, na travessa Bom Jesus.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Sistema de coleta e tratamento de esgoto do loteamento Portal Ipê é reativado

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), reativou as elevatórias do Portal Ipê I e II e a Estação de Tratamento de Esgoto (Ete). Devido a furtos e vandalismo, o sistema que compõe a coleta e o tratamento de esgoto da capital estava parado.

O Saerb tem buscado melhorias no esgotamento sanitário, com ativação de estações que não funcionavam. Essas reformas das elevatórias foram custeadas integralmente com recursos próprios do município, vindos de arrecadação da fatura de esgoto que a população contribui.

De acordo com o diretor-presidente, Enoque Pereira, o município tem investido em melhorias para aumentar o tratamento de esgoto.

“Estamos visando elevar o percentual de tratamento em prol da população. Uma vez que na reversão do sistema, apenas 2,6% do esgoto era tratado, mas as ações já estão acontecendo e evoluindo”, explica.

Segundo o engenheiro sanitarista ambiental do Saerb, Jorginey Araújo, o sistema de tratamento trabalha com 15 litros por segundo, atendendo cerca de 400 lotes.

“Os empreendimentos que foram revitalizados vão atender uma população de mais de 1.200 pessoas e a gerência técnica de esgoto do Saerb pretende continuar com as revitalizações de novos empreendimentos como Jacarandá e o Cabreúva”, afirma.

As estações elevatórias e as Ete’s desempenham um papel importante na coleta, transporte e tratamento adequado do esgoto, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente, a higiene e a saúde pública.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo