Conecte-se conosco

Flash

‘Linha-dura’, Rosa Weber assume presidência do TSE

Publicado

em

Ministra substitui Luiz Fux no momento em que a Corte Eleitoral deve julgar eventual registro de candidatura ao Palácio do Planalto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado e preso na Lava Jato, nas eleições 2018

Com notória aversão à exposição pública, a ministra Rosa Weberassume nesta terça-feira, 14, a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em substituição ao ministro Luiz Fux, no momento em que a Corte deve julgar um eventual registro de candidatura ao Palácio do Planalto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado e preso na Lava Jato, nas eleições 2018. De tão fechado, o gabinete da ministra é chamado nos bastidores de “Coreia do Norte”, o que levanta dúvidas no TSE sobre os rumos de sua gestão.

Mesmo discreta, a ministra se posicionou de maneira mais dura que a maioria dos colegas de TSE. Em dezembro, entendeu haver propaganda antecipada em vídeos em que o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) era recepcionado em aeroportos, mas foi voto vencido.

Ministra Rosa Weber durante sessão do Supremo Tribunal Federal em Brasilia Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Foi também a única a defender a cassação do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), acusado de usar o cargo para perdoar dívidas de proprietários de motocicletas no ano em que era candidato à reeleição.

“É um privilégio para o País ter uma presidente do TSE com a integridade e a competência da ministra Rosa Weber. Estou pronto para ser liderado pela Rosa”, disse ao Estado o ministro Luís Roberto Barroso, que será vice-presidente do tribunal durante a gestão da colega.

Mulheres. Para a advogada Marilda Silveira, coordenadora de pós-graduação em Direito Eleitoral do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Rosa Weber desempenhou “papel central nas principais questões relacionadas à participação feminina na política”.

A ministra foi a relatora da consulta formulada por um grupo de parlamentares em que o TSE firmou o entendimento de que 30% dos recursos do bilionário Fundo Eleitoral devem ser destinados ao financiamento de campanhas de mulheres. “A participação das mulheres nos espaços políticos é um imperativo do Estado”, disse Rosa na ocasião.

Um mês antes, Rosa havia desaprovado as contas do DEM, chamando atenção para o fato de a sigla não ter cumprido, pelo terceiro ano consecutivo, a obrigação legal de destinar 5% do Fundo Partidário para a promoção de programas que incentivem a participação de mulheres na política.

“No Brasil, as leis não são cumpridas, e isso é lamentável. É o terceiro ano em que o tribunal se debruça sobre essas contas (do DEM) e não houve esse incentivo. É um tema tão caro a todos nós esse incentivo à participação feminina e não há aplicação, há reiteração da não destinação desses valores. A gravidade há de ser considerada, sim”, disse Rosa na ocasião. O TSE acabou determinando que o DEM devolvesse R$ 1 milhão aos cofres públicos.

Para o ministro Og Fernandes, que será efetivado na composição titular do TSE nas próximas semanas, Rosa “concilia um trato ameno com posições firmes no Direito”. “A liberação do voto feminino ocorreu em 1932. Na magistratura, também tivemos em muitos Estados, dificuldades para acolher mulheres juízas. A presença elegante e competente da ministra no comando das eleições presidenciais é simbólica, a indicar o quanto o país, faz pouco tempo da nossa marcha civilizatória, caminhava na contra-mão”, avalia Og.

Comentários

Flash

Prefeito Jerry visita comunidade e recebe carinho dos moradores

Publicado

em

No último sábado, 22, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, visitou a comunidade rural do Jacú, localizada no ramal do Km 88. Correia foi recebido com muitos abraços e palavras de incentivo para continuar o bom trabalho que vem realizando como prefeito.

O líder da comunidade, José Queiroz, mais conhecido como Zé do Jacú, ofereceu um verdadeiro banquete para comemorar seu aniversário de 60 anos e também receber o prefeito e sua comitiva.

“Estou feliz por completar mais um ano de vida e também por receber em minha residência o prefeito Jerry. Nossa comunidade está alegre com sua gestão, pois ele tem se esforçado por nós que moramos longe e sempre fomos esquecidos. Esse prefeito é gente da gente, chega abraçando todo mundo, é atencioso e tem coragem de trabalhar”, testemunhou José.

O prefeito Jerry ofereceu um torneio de futebol pra comunidade e garantiu uma nova máquina beneficiadora de arroz, substituindo uma antiga que já não funciona, obrigando os moradores a percorrerem mais de 20 quilômetros para pelar o arroz produzido.

“Vamos voltar aqui na comunidade do Jacú no dia 5 de fevereiro, trazendo alguns equipamentos agrícolas que irão ajudar na produção local. Queremos ajudar na reorganização deste grupo, trazendo os serviços do Sindicato Rural e da Cooperativa de Produtores de Assis Brasil”, disse o prefeito.

Comentários

Continue lendo

Flash

Xapuri registra acidente na madrugada que deixou feridos e um com traumatismo craniano

Publicado

em

Por volta das 4h00 da madrugada deste sábado, socorristas do SAMU foram acionados para realizar possível resgate de pessoas que estariam feridas, em decorrência de um acidente envolvendo motocicleta.

O local do acidente seria a Rua Coronel Brandão, em curva nas proximidades do cemitério municipal. Foram encontradas cerca de três pessoas feridas, sendo que uma apresentava pequenas escoriações e se evadiu do local após a chegada dos socorristas.

Dois que ficaram no local, um adolescente de 16 anos e um homem de 33, que apresentavam ferimentos, precisando serem imobilizados e levados para o hospital da cidade o mais rápido possível.

O homem de 33 anos, apresentava um quadro de traumatismo craniano, sendo necessário sua transferência imediata para a Capital. O jovem ficou em observação após receber os primeiros socorros.

O local do acidente em questão, já foi palco de outros acidente, inclusive com registro de óbito, pessoas que ficaram tetraplégicas e paraplégicas. O caso está sendo investigado pelas autoridades policiais do município.

Comentários

Continue lendo

Flash

Governador fala das ações de enfrentamento à covid-19 e reforça necessidade de vacinação para superar pandemia

Publicado

em

Em pronunciamento oficial divulgado neste sábado, 22, o governador do Acre, Gladson Cameli, voltou a alertar a população sobre o grande aumento de casos de covid-19. Desde os primeiros dias do ano, a procura pela testagem na rede pública de saúde, assim como as internações em decorrência da doença, cresceram em todas as regiões do estado.

“Novamente, estamos atravessando um período crítico, que precisa da consciência e a participação de todos. A covid não acabou e a variante Ômicron é muito mais contagiosa, fazendo com que os postos de saúde e hospitais fiquem lotados”, afirmou o gestor.

Cameli voltou a defender a vacinação como o principal meio para superar a pandemia do novo coronavírus. O gestor apresentou números que comprovam a eficácia dos imunizantes e pediu que as pessoas não vacinadas colaborem, já que os prognósticos indicam a primeira quinzena de fevereiro como o período mais crítico desta nova onda de covid-19. Gladson confirmou ainda que o ano letivo na rede estadual de ensino só será iniciado quando o ambiente escolar oferecer segurança sanitária aos estudantes, professores e demais profissionais.

Governador Gladson Cameli pediu, em seu pronunciamento, que a população complete o ciclo vacinal contra a covid-19. Desde o início do ano, Acre enfrenta um grande aumento de casos da doença Foto: Reprodução

“No começo desta semana, por exemplo, das cinco pessoas que estavam na UTI, quatro não eram vacinadas. Ou seja, quem ainda não se vacinou corre muito mais riscos. Se você ainda não se vacinou ou não completou todas as doses, vacine-se. Para os pais e a criançada, um recado muito importante: a vacinação infantil já começou e as aulas na rede estadual só vão iniciar quando a grande maioria dos alunos estiver vacinada”, pontuou.

O chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para reforçar seu compromisso em salvaguardar vidas ao prestar contas das ações que estão sendo feitas pelo governo do Estado para o atendimento à população e reiterou a necessidade de manter os cuidados básicos para evitar a proliferação do vírus.

“Mais uma vez, a vida está em primeiro lugar. De novo, o governo do Estado está fazendo a sua parte. Mantemos toda estrutura da saúde para atender todos os casos. Aumentamos o número de testes, contratamos mais profissionais e estamos intensificando as campanhas de vacinação. Faça sua parte. Continue usando máscaras em locais fechados, mantendo o distanciamento social e utilizando álcool em gel”, enfatizou.

Comentários

Continue lendo

Em alta