Conecte-se conosco

Acre

Mais 7,2 mil doses da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos chegam ao Acre

Publicado

em

Doses chegaram em um voo comercial na noite dessa segunda-feira (17) em Rio Branco e vão ser distribuídas aos municípios.

O segundo lote de vacina da Pfizer destinada a crianças de 5 a 11 anos chegou ao Acre na noite dessa segunda-feira (17) para reforçar a campanha de imunização contra a Covid-19. O Ministério da Saúde encaminhou novamente 7,2 doses do imunizante.

A remessa foi enviada para a sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) para que as doses sejam distribuídas aos municípios acreanos.

O primeiro lote das vacinas pediátricas, com 7,2 mil doses, chegou ao estado acreano na noite da última quinta-feira (13), após impasse de informações.

Com os dois lotes é possível imunizar somente 12% do público de crianças de 5 a 11 anos no estado. A estimativa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) é vacinar aproximadamente 120 mil crianças de 5 a 11 anos.

Primeira criança vacinada

 

Após quase um ano do início da vacinação contra Covid-19, no Acre, em janeiro do ano passado, as crianças com idade entre 5 a 11 começaram a ser vacinadas oficialmente contra a doença. Na capital acreana, o primeiro a receber a vacina foi o menino Rafael Miranda, de 8 anos.

A vacinação foi lançada pela Secretaria Municipal de Saúde nessa segunda-feira (17), na Unidade de Saúde Maria Áurea Vilela, no Bairro Cadeia Velha.

Rafael Miranda, de 8 anos, foi o primeiro a ser vacinado contra a Covid-19 — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre

Rafael Miranda, de 8 anos, foi o primeiro a ser vacinado contra a Covid-19 — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre

A dona de casa Kerlly Santos Miranda Costa, mãe do Rafael, disse que o filho é autistas tem outras comorbidades. Ela conta que estava ansiosa por esse momento no qual ele receberia a vacina.

“Estava ansiosa para vacinar, deixar meu filho protegido. Até porque ele tem algumas comorbidades, então a imunidade dele é muito baixa. De segunda a sexta-feira, a gente frequenta centros de fisioterapia e ele acaba sendo muito exposto. Então, estava muito ansiosa pela vacinação e graças a Deus chegou.

Vacinação em crianças na capital

 

As crianças precisam estar acompanhadas do pai ou da mãe ou de outro responsável legal na hora da imunização. Essa pessoa precisa assinar um Termo de Autorização e receber as informações referente a possíveis reações da vacina, como por exemplo: inchaço, vermelhidão no local da injeção, febre, fadiga, dor de cabeça e outros.

A secretária Sheila Andrade explicou que para garantir a segurança deste grupo, a vacina não vai ser disponibilizada nas Uraps, mas em unidades de saúdes diferentes. O atendimento é feito das 8h às 12h e das 14h às 16h. (Veja locais de vacinação abaixo)

“As crianças que possuem comorbidades devem apresentar a prescrição médica para vacinação”, diz nota técnica do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental de Rio Branco.

O documento destaca também que a 2ª dose deve ser aplicada após dois meses da aplicação da primeira dose. “Que as crianças sejam acolhidas e permaneçam no local em que a vacinação ocorrer por pelo menos 20 minutos após a aplicação”.

Outra informação destacada é que a vacina contra a Covid-19 não pode ser administrada no mesmo período de outras vacinas do calendário de imunização infantil. O intervalo entre as vacinas de rotina e contra a Covid é de 15 dias.

Pontos de vacinação para crianças em Rio Branco:

  • USF Dr. Mario Maia – bairro Cidade Nova;
  • USF Cadeia Velha – próximo ao Terminal Urbano
  • USF Gentil Perdomo da Rocha – Conjunto Esperança;
  • USF Vitória – bairro Vitória;
  • USF Manoel Alves Bezerra – Conjunto habitacional Cidade do Povo.

 

Sem receita médica

 

O Acre não vai exigir prescrição médica para vacinar crianças contra a Covid, segundo a Sesacre. Em dezembro do ano passado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chegou a afirmar que recomendaria a cobrança do documento.

No último dia 5, o Ministério da Saúde divulgou as regras para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos e abriu mão da exigência de receita médica para imunização desta faixa etária.

De acordo com o governo, a vacinação infantil ocorrerá:

  • em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas;
  • sem necessidade de autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação;
  • com intervalo de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.

Comentários

Acre

Homem morre atropelado ao tentar atravessar BR na Capital

Publicado

em

Na noite deste Sábado, 28, na Br 364, sentido Porto Velho Rio Branco, próximo a entrada da Cidade do Povo, após a empresa JBS, um grave acidente ceifou a vida um homem ao atravessar a pista.

O homem identificado por Alderi dias de Almeida de 44 anos, foi atropelado na noite de hoje na BR 364 quando foi fazer uma travessia na pista, segundo informações, achando que daria tempo chegar ao outro lado da via uma caminhonete em alta velocidade o atingiu vitimando Alderi.

Segundo informações, Alderi desceu de uma moto e não percebendo que a caminhonete vinha em alta velocidade o mesmo foi fazer a travessia quando foi atingido violentamente tendo morre instantânea.

A Batida foi tão violenta que arremessou a vítima cerca de 80 metros de distância do local inicial da batida, segundo informações.

A viatura 01 de suporte avançado do SAMU foi acionado, chegando no local apenas constatou o óbito.

Vídeo abaixo:

 

Comentários

Continue lendo

Acre

PRF apreende mais de 40 kg de cocaína em compartimento secreto de Corsa na BR-364

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 43,4kg de cocaína na noite desta sexta-feira (27). A equipe abordou um GM Corsa em frente a Unidade Operacional da PRF no km 115 da BR 364. Durante conversa com o motorista, o nível de suspeita dos policiais aumentou, pois o homem parecia nervoso e não soube informar o motivo da viagem e seu destino final.

Após uma busca veicular minuciosa, a equipe encontrou um compartimento preparado na carroceria do veículo, embaixo do banco traseiro, onde foram encontradas 42 embalagens contendo 43,4kg de cocaína.

O motorista foi preso e encaminhado para a Delegacia de Flagrantes da Polícia Civil, em Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre não registra infecções ou mortes por Covid-19 neste sábado, dia 28

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que não foi confirmado nenhum caso novo de infecção por coronavírus neste sábado, 28 de maio. O número de infectados é de 124.975 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 327.325 notificações de contaminação pela doença, sendo que 202.330 casos foram descartados e 20 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 122.930 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 2 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Nenhum óbito foi notificado neste sábado, 28, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.002 em todo o estado.

Sobre os casos de covid-19 no estado, acesse:

BOLETIM_AC_COVID_28_05_2022_PARCIAL
Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:

http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos
Rio Branco – AC, 28 de maio de 2022.

Secretaria de Estado de Saúde

Comentários

Continue lendo

Em alta