fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Mais próxima da sociedade, Aleac comemora 100 dias de uma nova Legislatura

Publicado

em

Deputados aprovam 229 matérias nos 100 primeiros dias de trabalho

Ascom Aleac

Trabalhando num ritmo forte, com debates, análise e aprovação de matérias, realização de audiências, reuniões e visitas a órgãos públicos e entidades. Assim podemos resumir os três primeiros meses da nova Legislatura da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Dedicação e empenho não faltaram para que o Legislativo acreano cumprisse seu papel, com os deputados assumindo o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento do Estado e pela melhoria da qualidade de vida da população.

Deputado durante a cerimônia de posse no início do ano/Foto: Ascom Aleac

Deputado durante a cerimônia de posse no início do ano/Foto: Ascom Aleac

Numa eleição histórica, os 24 deputados estaduais chegaram a um consenso sobre a escolha da nova Mesa Diretora, com os novos membros eleitos por unanimidade. Ney Amorim (PT) foi eleito presidente e Manoel Moraes (PSB), primeiro-secretário.

Os demais cargos ficaram assim definidos: Eber Machado (PSDC), 1º vice-presidente; Maria Antônia (PP), segunda-secretária; Raimundo Correia (PTN), 2º vice-presidente; Jesus Sérgio (PDT), terceiro-secretário; Chagas Romão (PMDB), 3º vice-presidente; Nicolau Júnior (PP), quarto-secretário e Jonas Lima (PT), quinto-secretário.

Para a nova Mesa Diretora, oferecer as condições necessárias para que os parlamentares, juntamente com os servidores e assessores, possam cumprir plenamente o papel de legislar e fiscalizar, é uma prova de compromisso com o povo acreano.

Presidente da Aleac, Ney Amorim, e o primeiro-secretário, Manoel Moraes

Presidente da Aleac, Ney Amorim, e o primeiro-secretário, Manoel Moraes

“Nosso objetivo, nossa meta maior é a melhoria da qualidade de vida da população acreana. Queremos aproximar a Assembleia do cidadão, principalmente daqueles que vivem nas comunidades mais afastadas. Nosso foco é trabalhar muito para que o Parlamento acreano, onde estão os representantes do nosso povo, possa estar sempre à serviço das famílias acreanas, colaborando diretamente para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirma o presidente da Aleac, deputado Ney Amorim.

Otimista e animado com o ritmo de trabalho na Aleac, o presidente Ney Amorim, que está em seu terceiro mandato como deputado estadual, faz questão de destacar o empenho e a dedicação de todos os deputados, o que, segundo ele, tem sido fundamental para o sucesso das atividades da nova Legislatura.

O primeiro-secretário da Aleac, deputado Manoel Moraes, destaca o compromisso da Mesa Diretora em trabalhar junto com os parlamentares na elaboração de leis que beneficiem a população, fazendo do Legislativo um Poder que trabalha com dedicação e empenho.

aleacvisitacidade4

“Aqui temos o compromisso de trabalhar com muita seriedade e transparência, zelando pelo Poder Legislativo. Vamos nos esforçar muito para garantir o pleno funcionamento da Aleac. Nosso compromisso é com o povo acreano, principalmente com aqueles que mais precisam. Estamos aqui para ajudar nosso Estado a crescer e se tornar cada vez melhor para nosso povo”, assegura o deputado Manoel Moraes.

Confira as principais ações da Aleac nesses três primeiros meses de Legislatura:

Aleac visita 10 municípios nos 100 primeiros dias de trabalho

Já na primeira semana de trabalho, no dia 7 de fevereiro, um sábado, os deputados estaduais decidiram ir até Feijó e Tarauacá levar apoio e solidariedade às famílias que foram atingidas pelas cheias dos rios Envira e Tarauacá.

aleac10cidades2
Ainda em fevereiro, no dia 24, os deputados estaduais foram a Xapuri, Epitaciolândia e Brasiléia. Além da ajuda humanitária, com a doação de seis toneladas de alimentos e kits de material de limpeza, os parlamentares também visitaram, de barco, as áreas atingidas pelas águas do rio Acre.

Aleac assumiu o abrigo localizado na escola João Aguiar, no Manoel Julião

Aleac assumiu o abrigo localizado na escola João Aguiar, no Manoel Julião

Por mais de três semanas, parlamentares, assessores, servidores e voluntários de diversos órgãos e entidades cuidaram e zelaram de 120 famílias, mais de 300 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos, que estavam abrigadas na escola João Aguiar.

Muitas atividades foram realizadas para minimizar o sofrimento de quem perdeu praticamente tudo. No retorno para suas casas, as famílias fizeram questão de agradecer e elogiar a dedicação, o empenho e o carinho dos voluntários da Aleac.

Foram doadas ainda seis toneladas de alimentos e 300 kits de produtos de material de limpeza e higiene pessoal, para que a Prefeitura de Rio Branco distribuísse às famílias que estavam desabrigadas.

Mesa Diretora homenageia servidores e assessores da Aleac

“Depois de muitos anos como servidora do Poder Legislativo, pela primeira vez estou sendo homenageada junto com meus colegas em função do nosso aniversário”. A afirmação da servidora Márcia Abreu reflete a satisfação dos servidores da Aleac com o gesto da Mesa Diretora, que realizou uma homenagem aos aniversariantes.

 Mesa Diretora homenageia servidores e assessores da Aleac

Mesa Diretora homenageia servidores e assessores da Aleac

A homenagem, que foi realizada num clima de alegria e descontração, contou com a participação do presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), do primeiro-secretário, deputado Manoel Moraes (PSB), e dos demais parlamentares.

A Mesa Diretora também fez questão de distribuir ovos de Páscoa para os funcionários e assessores. No dia 8 de maio, em parceria com o Sindicato dos Servidores (Sindsplac), foi realizado um almoço em comemoração ao Dia das Mães e o Dia do Trabalhador, num clima de harmonia e festa.

Deputados garantem amplo funcionamento das Comissões da Aleac

A Aleac possui 12 Comissões Permanentes, que foram definidas e escolhidas num clima de consenso. Os parlamentares fizeram um pacto para garantir o amplo funcionamento das Comissões, analisando e aprovando matérias, realizando reuniões, audiências e visitas para discutir assuntos importantes.

Aleac visitou 10 cidades acreanas durante sessões itinerantes/Foto: Ascom Aleac

Aleac visitou 10 cidades acreanas durante sessões itinerantes/Foto: Ascom Aleac

Desde a escolha dos membros de cada Comissão, o clima era de motivação e desejo de muito trabalho. E assim tem sido. Reuniões para analisar e votar matérias, encontros com representantes de associações, sindicatos e organizações para discutir assuntos importantes e buscar soluções para os problemas apresentados têm sido constantes.

Através das Comissões já foram realizadas audiências públicas para discutir a situação dos produtores e comerciantes atingidos pela cheia; para debater a questão indígena e a saúde pública no Acre. O ritmo de trabalho das Comissões ganhou nova dinâmica na atual Legislatura.

“Estamos num ritmo muito forte de trabalho. Tanto nas sessões, onde são realizados os debates e a votação de matérias, como também nas Comissões, onde os projetos são analisados e votados. Nossas Comissões também estão promovendo audiências públicas para discutir temas importantes e que atendem aos anseios da nossa população”, afirma o presidente da Aleac, Ney Amorim.

Trabalhando em parceria com a sociedade

Nesses três primeiros meses de Legislatura, os parlamentares estenderam as mãos e se dedicaram para ajudar todos aqueles que procuraram apoio do Legislativo em busca de solucionar seus problemas.

Parlamentares estenderam as mãos e se dedicaram para ajudar todos aqueles que procuraram apoio do Legislativo

Parlamentares estenderam as mãos e se dedicaram para ajudar todos aqueles que procuraram apoio do Legislativo

6.1 *Acreanos que cursam medicina na Bolívia, Paraguai e Argentina receberam apoio na luta pela autorização para realizar curso de internato nas unidades de saúde do Estado.

6.2 *Agentes sócioeducativos do Acre foram até a Aleac pedir apoio. Eles apresentaram uma série de reivindicações e pediram ajuda garantir melhores condições de trabalho.

6.3 *Representantes do Setor Moveleiro pediram apoio da Aleac na tentativa de modificar uma resolução do Ministério do Meio Ambiente que proíbe a comercialização de três espécies de madeira.

6.4 *Por intermédio da Aleac, acadêmicos da Uninorte, que corriam o risco de não renovar a matrícula através do FIES, conseguiram voltar à sala de aula.

6.5 *Representantes dos Agentes Penitenciários também foram até a Aleac em busca de apoio. Os deputados auxiliaram intermediando reuniões com a equipe do governo do Estado.

6.6 *Policiais Civis foram até a Aleac pedir apoio dos deputados para garantir o pagamento de promoções para a categoria. Com ajuda dos parlamentares a promoção já está sendo paga.

6.7 *Trabalhadores da Educação também foram recebidos pelos deputados que ouviram as reivindicações e intermediaram reuniões entre os representantes da categoria e a equipe do governo.

Deputados aprovam 229 matérias nos 100 primeiros dias de trabalho

Nos primeiros 100 dias de trabalho, os deputados conseguiram aprovar 229 matérias, entre projetos do Executivo e de autoria dos parlamentares. Todas foram analisadas nas Comissões e votadas depois de serem amplamente discutidas.

Das matérias aprovadas, 17 foram Projetos de Lei, sendo três de autoria do Poder Executivo e as demais de autoria dos parlamentares. Para garantir a votação das matérias, os deputados se reuniram nas Comissões, analisaram e discutiram visando sempre o bem da população acreana.

Também foram aprovados 4 Projetos de Resolução; 29 Requerimentos, 2 Projetos de Lei Complementar; 12 Moções e 165 Indicações. Totalizando 229 matérias. Essa é uma prova do empenho e da dedicação dos deputados dessa nova Legislatura.

Um detalhe que merece destaque é que todas as matérias foram analisadas nas Comissões determinadas pelo Regimento Interno da Aleac, sem comprometer o tempo recorde para votação.

Sessões solenes para homenagens e discutir temas importantes

Quem acompanha com frequência os trabalhos da Assembleia Legislativa se surpreendeu de cara com os deputados da nova Legislatura. As sessões ordinárias que são dividas em Pequeno e Grande Expediente, Ordem do Dia e Explicação Pessoal, foram realizadas até o tempo limite estabelecido pelo Regimento Interno.

Além das sessões ordinárias, também foram realizadas sessões solenes onde são feitas homenagens a entidades, órgãos e associações que desenvolvem trabalhos importantes para o desenvolvimento do Acre.

Também foram realizadas sessões solenes para discutir temas importantes para a sociedade acreana e que merecem destaque. A intenção é convidar toda população para refletir e discutir diversos temas, que podem ser importantes para o desenvolvimento do Estado e para a melhoria da qualidade de vida das famílias acreanas.

Presidente da Aleac Ney Amorim assume governo do Estado

O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim, assumiu o governo do Estado nos dias 15 e 16 de abril. Durante o período em que esteve à frente do Executivo Estadual ele se reuniu com parlamentares, secretários e realizou uma série de visitas.

neygov3No primeiro dia como governador ele visitou a UPA da Baixada, a OCA e as obras de ampliação e modernização do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Na oportunidade ele conversou com pacientes e servidores sobre o atendimento oferecido nas Unidades à população.

Já no segundo dia, Ney Amorim visitou as obras de construção do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (INTO) de Rio Branco e participou da entrega de certificado para 957 alunos de vários cursos do Pronatec.

Algumas ações de Ney Amorim no governo do Estado foram acompanhadas por parlamentares, numa demonstração de unidade da Aleac.

Ney Amorim assumiu o governo do Estado nos dias 15 e 16 de abril

Ney Amorim assumiu o governo do Estado nos dias 15 e 16 de abril

Comentários

Continue lendo

Acre

Professores da Ufac rejeitam proposta do Governo Federal e discussão sobre greve é antecipada

Publicado

em

Após rejeição de docentes, discussão foi adiada para a próxima segunda-feira (29)

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre já registra mais de mil casos de malária em 2024

Publicado

em

Equipe técnica da Sesacre já está traçando uma visita técnica em conjunto com o Programa Nacional de Controle Malária do Ministério da Saúde Foto: Arquivo

No Dia Mundial da Luta Contra a Malária, celebrado em todo o mundo nesta quinta-feira, 25, dados registrados pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) revelam que, em 2022, foram notificados 6.139 casos da doença e, em 2023, 5.204 casos, o que representa uma redução de 15,2% das ocorrências no estado.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, os municípios com maior incidência da enfermidade se encontram no Vale do Juruá: Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Nos três primeiros meses de 2024, foram confirmados 1.042 casos. Desses, 95,3% foram registrados nesses municípios.

O Acre está entre os estados com as maiores taxas da doença, representando 3,9% do total de número de casos de malária registrados na região amazônica em 2023. “Por isso, o Estado aderiu ao Plano Nacional de Eliminação da Malária, que prevê a extinção da doença no território brasileiro até 2035”, declarou o chefe da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde da Sesacre, Júnior Pinheiro.

Apesar de potencialmente fatal, a malária é uma doença curável e evitável. É causada por parasitas inoculados por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles infectadas, também conhecidos como mosquito-prego. Existem cinco espécies de parasitas que causam malária em humanos; entre elas, o Plasmodium falciparum e o Plasmodium vivax representam a maior ameaça.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são: calafrios, febre alta (no início contínua e depois com frequência de três em três dias), dores de cabeça e musculares, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), aumento do baço e, por vezes, delírios. No caso de infecção por Plasmodium falciparum, também existe uma chance em dez de se desenvolver o que se chama de malária cerebral, responsável por cerca de 80% dos casos letais da doença. Além dos sintomas correntes, aparece ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência ou excitação, convulsões, vômitos e dores de cabeça, podendo o paciente chegar ao coma.

Transmissão

O protozoário é transmitido ao homem pelo sangue, geralmente pela picada da fêmea do mosquito Anopheles infectada por Plasmodium ou, mais raramente, por outro tipo de meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como ocorre no compartilhamento de seringas (comum no caso de usuários de drogas), transfusão de sangue ou da mãe para o feto, na gravidez.

Tratamento

Em geral, após a confirmação da malária, o paciente recebe tratamento em regime ambulatorial, com medicamentos que são fornecidos gratuitamente em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente os casos graves devem receber hospitalização imediata.

O tratamento indicado depende de alguns fatores, como a espécie do protozoário infectante, a idade do paciente e condições associadas, como gravidez e outros problemas de saúde, além do nível de gravidade da doença.

Prevenção

Medidas de prevenção individual: uso de mosquiteiros impregnados ou não com inseticidas, roupas que protejam pernas e braços, uso de repelentes e telas em portas e janelas.

Medidas de prevenção coletiva: drenagem, obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor, aterros, limpeza das margens dos criadouros, modificação do fluxo da água, controle da vegetação aquática, melhoria da moradia e das condições de trabalho e uso racional da terra.

Fontes:

Fundação Oswaldo Cruz

Ministério da Saúde. Saúde de A a Z

Organização Mundial da Saúde

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito participa do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção, em Rio Branco

Publicado

em

Por

O prefeito de Rio Branco participou, nesta quinta-feira (25),do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção, que é realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac). O encontro reúne especialistas do setor, autoridades políticas e empresários, onde são discutidos propostas para o avanço da construção civil nessas regiões. O evento ocorrerá durante dois dias na capital acreana.

No primeiro dia foram abordados temas relacionados aos desafios enfrentados pelo setor, a importância da construção civil para a primeira infância, as articulações entre o governo federal e as secretarias de habitação dos estados, além de destacar o papel do Acre na integração regional com os países vizinhos e o apoio do Sebrae para aumentar a produtividade do setor.

“Estamos reunidos num grande debate sobre como desenvolver a região Norte-Nordeste. A engenharia está presente através dos presidentes dos CREAs, dos estados da região norte-nordeste, que juntamente com a Federação Nacional da Indústria da Construção estão aqui nesse debate de trazer a discussão, identificar os desafios e propor as melhores soluções para o desenvolvimento dessas duas regiões, com a participação da prefeitura, grandes obras que trazem melhorias para a nossa população, na infraestrutura, na mobilidade e na habitação também”, explicou a presidente do CREA/AC.

Bocalom: “A construção civil gera grande número de empregos” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O prefeito de Rio Branco falou sobre a importância do Fórum na capital e lembrou do avanço da construção civil nos últimos três anos.

“Aqui em Rio Branco, a construção civil, as empresas da construção civil, estão felicíssimas pelo trabalho que a prefeitura vem fazendo, pelas gerações de oportunidades que a Prefeitura de Rio Branco vem criando, com tantas obras que nós estamos lançando e continuamos lançando de construção civil aqui. Sabemos que a construção civil é onde gera o maior número de empregos e principalmente empregos onde as pessoas não têm muita qualificação técnica. Então, isso é muito importante, porque significa que as pessoas podem levar o dinheirinho para casa para comprar a sua comida e botar na mesa, com dignidade.”

O presidente do CREA da Paraíba Renan Guimarães, falou da importância da troca de experiência entre os participantes do evento.

“O Fórum Norte-Nordeste veio realmente para ficar. Acredito que ele vai elevar a construção civil em todos esses estados e aí consequentemente nós vamos ter frutos, no futuro, que vão alavancar a engenharia e toda essa construção a qual rege economicamente nosso setor. É uma troca de ideias, de experiência. É poder trazer a realidade de cada estado. Uma pauta única. Então é muito importante agregar esse valor e esse conhecimento.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo