Conecte-se conosco

Flash

Médicos do Acre recebem cursos de capacitação para atendimento de emergência promovidos pelo CRM

Publicado

em

Discutir o que há de mais avançado e aplicar técnicas e protocolos médicos de última geração no atendimento de emergências são alguns dos objetivos dos cursos promovidos nos últimos dias pelo Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) aos médicos do Estado, por meio da Educação Médica Continuada.

Entre os treinamentos, de alto nível e também respeitados internacionalmente, estão: o curso de ACLS (Suporte Avançado de Vida Cardiovascular) e de ATLS (Suporte Avançado de Vida em Trauma).

Com relação ao curso de ACLS foram cinco turmas em Rio Branco, entre os dias 19 e 28 de novembro, onde participaram cerca de 40 médicos. Além de mais duas turmas na cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, onde as aulas iniciaram nesta quinta-feira (2) e vão até domingo (5).

Também nesta quinta começou o curso de ATLS em Rio Branco que ocorre até domingo. Ao todo são duas turmas com 18 médicos, totalizando mais de 30 profissionais capacitados.

Os cursos, ministrados pelo Centro de Treinamento em Urgência e Emergência (Curem), contam com o investimento de 50% do valor da inscrição custeadas pelo CRM-AC, ficando a outra parte por conta do médico participante.

A médica de família e comunidade, Dra. Alexandrina Lemos participou do curso de ACLS, em Rio Branco, e falou que, mesmo já tendo feito uma vez o treinamento, fez questão de se inscrever novamente por ser um tema tão importante.

“Foi um final de semana de muito aprendizado, participamos do curso do ACLS, um excelente curso, de grande importância para nossa prática médica, o CRM Acre está de parabéns pela iniciativa”, disse a médica.

A presidente do CRM-AC, Dra. Leuda Dávalos destacou que esse tipo de treinamento é fundamental para todos os profissionais médicos, especialmente para os que atuam na área de atendimento de urgências e emergências.

“É essencial dominar um conhecimento mínimo necessário para que o médico possa se propor a atender urgências com segurança. E o CRM tem muito orgulho de poder proporcionar esses treinamentos aos profissionais do Acre, uma vez que é extremamente importante se reciclar e reavivar conhecimentos. Iniciativas como essas só contribuem para uma medicina acreana de qualidade, com respeito e valorização aos pacientes”, afirmou a presidente.

 

Comentários

Flash

Jovens de Epitaciolândia vence fase estadual nos jogos escolares e vão para nacional no Rio de Janeiro

Publicado

em

Alana mayene e Ervillym Miller são consagradas campeãs da fase estadual de atletismo nos Jogos Escolares 2022

Com a colaboraçao de Enagi Peres

As estudantes Alana Mayene e Ervillym Miller, são estudantes da escola Joana Ribeiro Amed do município de Epitaciolândia e sonham em ser atletas profissionais. As atletas foram as vencedoras da fase estadual do jogos escolares na categoria feminino do atletismo de 12 à 14 anos de 600 e 800 metros.

As campeãs regionais conquistaram o pódio na fase estadual dos jogos escolares que aconteceu na capital e agora irão representar o Acre na fase nacional que acontecerá no Rio de Janeiro.

Ambas fazem parte da escolinha de Futsal Revelação, que é um projeto social idealizado pela educadora física Jessyane Maia, professora e treinadora das atletas. Jessyane é formada em educação física, atua de forma voluntária para a conquista do sonho das garotas.

A professora revela que viu em suas alunas o potencial que elas tinham quando se tratava do atletismo.
” Tenho um projeto do qual realizo com muito amor e dedicação, que tem o objetivo de incentivar o esporte feminino, e, quando se trata de talentos no esporte não é difícil reconhecer quem tem, essas alunas sempre se destacaram na parte física e quando eu envolvia o atletismo nas aulas passei a enxergar o potencial delas, estive ao lado delas nessa caminhada, e aos poucos fomos chegando no nosso objetivo, foram dias de muito esforço e dedicação para hoje ver elas no pódio. Estou muito realizada com a conquista dessas meninas e o sentimento é de dever cumprido”. Concluí a professora.

Para a Campeã Alana, essa vitória é fruto de muito esforço e dedicação “Me esforcei muito para conseguir essa vitória e sem dúvidas ela só foi possível graças a minha professora, que acreditou em mim e sempre me incentivou, estou muito feliz em ser vitoriosa”. afirmou.

A campeã Ervillym esse é o começo do sonho de ser atleta profissional “Quero vencer a etapa nacional e começar minha história no atletismo”.

As duas atletas seguem firmes treinando para representar o estado na fase nacional dos jogos escolares que está acontecerá no Rio de Janeiro.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia promove conscientização sobre Agosto Dourado

Publicado

em

UBS’s promovem palestras sobre importância do aleitamento materno.

A Prefeitura de Brasiléia através da secretaria de saúde, realizou nesta terça-feira, (16), palestra educativa sobre a importância do aleitamento materno.

A palestra foi realizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde, José Maria de Souza Santos, coordenada pela enfermeira Maria Lupicicina, com o intuito de levar às mães a importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida do bebê.

De acordo com a enfermeira, é importante que as mães saibam a importância do aleitamento materno pata os bebês, durante os seis primeiros meses. ” Os benefícios do leite materno para a criança são enormes, desde seu crescimento até o desenvolvimento intelectual. É muito importante que as mães tenham consciência de como é importante dar preferência à amamentação e deixar para introduzir outros alimentos no momento correto”, disse Maria Lupicina.

Comentários

Continue lendo

Flash

Ney Amorim, Sibá, Zen, Lourival, Leila Galvão e Isaac Piyãko estão na lista de inelegíveis do TCE

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), divulgou a lista dos considerados inelegíveis nas eleições deste ano. Os dados foram divulgados no site do órgão na última segunda-feira, 15.

De acordo com a extensa lista, quatro deles são candidatos ao Senado da República e seis devem concorrer aos cargos de deputado estadual e federal. Entre os nomes que consta no site do órgão controlador estão o candidato ao senado na chapa majoritária do governador Gladson Cameli, ex-deputado estadual Ney Amorim (Podemos), o também candidato ao senado pelo AGIR, Dimas Sandas, os suplentes Gemil Salim Abreu Junior (União Brasil) e o ex-deputado federal Sibá Machado do PT.

Também figuram na lista dos inelegíveis, os ex-secretários estaduais Idésio Luis Franke (PT), o deputado estadual Daniel Zen (PT), Lourival Marques de Oliveira Filho (MDB), além de Mazinho Serafim (PL), prefeito de Sena Madureira, a ex-prefeita de Brasiléia, ex-deputada estadual Leila Galvão (MDB) e o ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo, candidato a deputado, Isaac Silva Piyãko.

Outros nomes de menor relevância, haja vista que, não serão candidatos aos cargos públicos, está o prefeito do município do Bujari, Edvaldo Teles Padeiro, o prefeito de Feijó, Kiefer Cavalcante, Benê Damasceno, prefeito de Porto Acre, e os ex-prefeitos de Cruzeiro do Sul Ilderlei Cordeiro, Vagner José Sales e Zila Bezerra.

De acordo com os trâmites, a relação com os respectivos nomes foi encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre(TRE-AC) e caberá aos promotores eleitorais ingressarem com o pedido de impugnação dos registros dos respectivos candidatos inelegíveis que pretendem concorrer no pleito de 2022.

Comentários

Continue lendo

Em alta