fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Ministério da Saúde anuncia que todas as vagas do Mais Médicos foram preenchidas

Publicado

em

Os profissionais tem até 22 de fevereiro para se apresentarem nos municípios escolhidos

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta- feira (13) que as 1.397 vagas remanescentes do programa Mais Médicos foram preenchidas por médicos brasileiros formados no exterior. Segundo a pasta, as vagas foram preenchidas em apenas 40 minutos.

Após fim do prazo, 11 cidades e dois distritos no AC têm 50 vagas disponíveis para o Mais Médicos — Foto: Pexels

Os selecionados terão entre os dias 19 e 22 de fevereiro para se apresentarem nos municípios. Os pontos de trabalho abertos estavam distribuídos em 667 localidades. Os postos disponibilizados eram os últimos das 8.517 vagas oferecidas no final do ano passado.

As primeiras fases da seleção deram prioridades aos médicos formados no Brasil. Com o fim do prazo para os brasileiros se apresentarem nos municípios que iriam trabalhar, foram abertas as vagas para os profissionais formados no exterior.

É importante relembrar que o programa Mais Médicos foi criado para atender as regiões e cidades mais carentes do país. Cerca de 8,3 mil cubanos atuavam no programa, mas no fim de 2018, o país decidiu retirar os profissionais do país por causa de novas condições impostas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Por Tainá Ferreira - Agência Radio Mais

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Governo realiza oficina de letramento sobre os direitos humanos da população LGBTQ+

Publicado

em

Por

Com o objetivo de fortalecer as políticas da comunidade LGBTQ+, o governo do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou nesta quarta-feira, 8, uma importante oficina de letramento intitulada “Os Direitos Humanos da População LGBTQ+”, ministrada pelo professor doutor Toni Reis, no auditório do Ministério Público do Acre (MPAC).

Oficina de letramento LGBTQ+ foi realizada na manhã desta quarta-feira. Foto: Esther Menezes/SEASDH

A solenidade de abertura contou com a presença de representantes do MPAC, da Secretaria de Planejamento (Seplan), do Ministério Público Federal (MPF), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTEAC), da Assembleia Legislativa (Aleac), da Associação de Homossexuais do Acre (AHAC), da Ordem do Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT+ do Acre (CECDLGBTAC), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), e servidores da SEASDH.

Chefe expressa apoio à população LGBT+. Foto: Esther Menezes/SEASDH

A titular da SEASDH, Maria Zilmar da Rocha, expressou seu compromisso com a comunidade LGBTQ+ na luta contra a homofobia, especialmente durante o mês de reconhecimento do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. “Contem comigo nessa batalha, pois este é o momento oportuno para reafirmarmos nosso compromisso com a igualdade, a inclusão e contra a LGBTfobia”, afirmou.

Germano Marino firma compromisso da Divisão de Promoção da Diversidade Sexual com as políticas da comunidade. Foto: Esther Menezes/SEASDH

Segundo o gestor da Divisão de Promoção da Diversidade Sexual da SEASDH, Germano Marino, desde 2023 a pasta assumiu um compromisso com um plano de ação para fortalecer a população LGBTQ+ no estado do Acre. “Estamos elaborando ações para que gestores de diversas secretarias possam adotar políticas afirmativas de direitos humanos, visando integrar essa população no mercado de trabalho”, explicou.

Palestra com o professor doutor Toni Reis busca capacitar profissionais da área dos direitos humanos. Foto: Esther Menezes/SEASDH

“A gente não fala em direitos, em afirmação de direitos, sem que a gente possa estar buscando, afirmando e garantindo educação, emprego e renda”, ressalta a procuradora de Justiça do MPAC, Patrícia Rêgo.

O promotor de Justiça do MPAC, Thalles Ferreira, enfatiza a disposição do órgão no apoio às políticas para a comunidade LGBT+: “Nós temos um compromisso ético, social e jurídico com as minorias, com os grupos vulneráveis, e é nosso papel possibilitar a abertura desse espaço de diálogo e construção, sobretudo dos direitos humanos no estado do Acre”.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joel e Carrapeta estão liberados e são mais duas opções no Rio Branco

Publicado

em

Foto PHD: Joel e Carrapeta trabalham forte para voltar

O volante Joel e o atacante Carrapeta foram liberados pelo departamento médico são mais duas opções do técnico Wemerson Rambinho para o confronto contra o Humaitá. A partida pela primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D será disputada no sábado, 11, às 15 horas, no Florestão.

“Vamos tentar a primeira vitória no Brasileiro e ter o elenco completo é importante. Os atletas estão evoluindo na parte física e se estiverem bem estarão relacionados”, declarou Wemerson Rambinho.

Pode mudar

Wemerson Rambinho segue avaliando os treinamentos para poder definir a equipe.

“Os trabalhos estão sendo fortes desde o início da semana. Vou escalar quem estiver melhor”, disse o treinador.

Na sexta

O elenco do Rio Branco fecha a preparação na sexta, 10, e somente após o treino de bolas paradas, no José de Melo, o técnico do Estrelão vai definir os titulares.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Real Sociedade bate o Preventório e estreia com vitória no Estadual Sub-20

Publicado

em

Foto PHD: Campeão do Estadual receberá uma premiação em dinheiro

O Real Sociedade venceu o Preventório por 3 a 1 nessa terça, 7, no ginásio Álvaro Dantas, e estreou com vitória no Campeonato Estadual Sub-20 de Futsal. A competição tem sete equipes na disputa do título.

“Iniciamos a temporada e agora teremos futsal até o fim do ano. O Sub-20, no feminino e masculino, são dois torneios importantes e bem disputados”, comentou o presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale.

Pelo masculino

No Estadual masculino, o Fluminense da Bahia bateu o Villa por 4 a 3 no jogo decidido no minuto final nessa terça, no Álvaro Dantas.

Outros resultados da 1ª rodada

No feminino

Café com Leite/Porto Acre 6 x 2 Montenegro/Glória Peres

Veneza 7 x 5 Borussia

No masculino

Café com Leite/Porto Acre 8 x 3 Montenegro

Veneza 1 x 2 Juventude

Comentários

Continue lendo