Conecte-se conosco

Extra

Ministério da Saúde atua para aumentar a vacinação nas fronteiras

Publicado

em

Foto: Walterson Rosa/MS

Estratégia é para ampliar as coberturas vacinais em 33 municípios brasileiros

O Ministério da Saúde atua para melhorar a vacinação nos municípios da fronteira. A mobilização vai até dezembro, segundo o cronograma divulgado. Um dos objetivos é fortalecer as políticas de vacinação e atualizar as cadernetas de vacinação da população que vive nas regiões de fronteira das 33 cidades gêmeas brasileiras, proporcionando a elevação das coberturas vacinais. Os países e os municípios que fazem fronteira com o Brasil foram convidados a aderir ao Plano de Ação.

Dez estados brasileiros estão envolvidos nesta ação: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul, contemplando as 33 cidades que fazem fronteira com a Argentina, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru e Uruguai.

O Brasil possui 588 municípios localizados na faixa de fronteiras, correspondendo a 16,7% do território brasileiro, destes, 33 municípios estão classificados como cidades gêmeas por estarem demarcados pela linha de fronteira seca ou fluvial.

A meta do Ministério da Saúde é atualizar a situação vacinal da população, de todas as faixas etárias, residente nos municípios brasileiros ou estrangeiros que estiverem no Brasil, considerando todas as vacinas orientadas no Calendário Nacional de Vacinação e vacina Covid-19.

A população alvo dessas cidades correspondem a cerca de 1,34 milhão de pessoas residentes nos 10 estados: Acre (4 municípios), Amapá (1 município), Amazonas (1 município), Mato Grosso (1 município), Mato Grosso do Sul (7 municípios), Paraná (4 municípios), Rio Grande do Sul (11 municípios), Rondônia (1 município), Roraima (2 municípios) e Santa Catarina (1 município).

Serão utilizados como indicadores de monitoramento e avaliação da estratégia as coberturas vacinais dos seguintes imunizantes:

  • Vacinas Poliomielite;
  • Tríplice Viral;
  • Covid-19;
  • Febre Amarela;
  • Pentavalente;
  • Pneumocócica-10.

A estratégia de intensificação vacinal nas áreas de fronteira segue até o dia 16 de dezembro de 2022, conforme o cronograma. O objetivo é melhorar os índices de cobertura vacinal nessas localidades e, com isso, evitar novos casos e a reintrodução de doenças imunopreveníveis em território nacional.

Cronograma de execução da “Estratégia Vacinação nas Fronteiras” em 2022:

Comentários

Extra

Governo avança na concretagem das aduelas da ponte do anel viário de Brasileia-Epitaciolândia

Publicado

em

Em ritmo acelerado, o governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) e do Consórcio Cidade/CZS/Meta e parceria com o governo federal, via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), tem trabalhado na concretagem das aduelas da ponte do anel viário de Brasileia-Epitaciolândia.

Obra beneficiará mais de 50 mil habitantes e movimentará a economia na região, com geração de trabalho e renda. Foto: Ascom/Deracre

“É uma obra que avança a cada dia e de longe começamos a ver o crescimento da estrutura. É um sonho que vem sendo concretizado, graças ao trabalho diário de pessoas que acordam bem cedo para se dedicar ao desenvolvimento do estado”, enfatizou o presidente do Deracre, Petronio Antunes.

O consórcio emprega a técnica construtiva de balanços sucessivos, em que a obra se inicia a partir dos apoios centrais para as extremidades. Além disso, os trabalhadores executam a concretagem da sétima aduela do apoio 3 e concretagem da sexta aduela do apoio 2.

Com investimento de R$ 60,4 milhões oriundos do Dnit, o anel viário terá extensão de 10,3km, contemplando uma nova ponte de 251,5m de comprimento e 15,95m de largura, contando com duas faixas de rolamento para veículos, além de acostamento e passarelas de pedestre em ambos os lados.

Além de melhorar o tráfego na região, a obra beneficiará mais de 50 mil habitantes e movimentará a economia na região, com geração de trabalho e renda. Os serviços para a construção da estrutura avançam a cada dia. O Deracre segue com obras em todo o estado, no intuito de garantir mais mobilidade para a população.

Comentários

Continue lendo

Extra

Fernanda Hassem mostra força com vitoria de irmão para deputado estadual

Publicado

em

As novidades desde último domingo, dia 2, quando o acreano foi para a urna votar, ainda estão sendo contadas e ainda vai ecoar por algum tempo. No geral, ainda terá um segundo turno que deverá ser tirado à limpo, algumas dúvidas.

As novidades ficam para a Câmara Federal, onde a mudança foi geral e para a Assembleia Legislativa do Acre, outras surpresas também apareceram. A bendita ‘legenda’ deixou muitos decepcionados, ficando candidatos para suplentes mesmo tendo votações suficientes para se elegerem. Nestes talvez, ficou a lição que, não se pode querer tudo sem uma boa equipe e planejamento, aliado à soberba.

Voltando para a fronteira do Acre, precisamente no município de Brasiléia, o candidato Tadeu Hassem, que plantou uma semente a dois anos, teve uma ótima colheita; uma das cadeiras na ALEAC, ficando em 13º lugar, com 6.175 votos.

Mas, ao seu lado, teve uma grande parceira política e que remou contra alguns que querem barrar o projeto que está dando certo. Fernanda Hassem, sua irmã, que abraçou junto de sua família e amigos, a ideia de ter novamente um representante na Assembleia do Acre.

Novamente Fernanda Hassem mostrou sua força política, a mesma quando se reelegeu prefeita de Brasiléia, e agora elegendo seu irmão. A passeata da vitória mostrou que não foi apenas um candidato eleito e sim um novo representante de uma regional que poderá trazer muitos benefícios junto com o atual governo que se reelegeu com folga.

Infraestrutura, saúde e desenvolvimento regional está no planejamento, além de outras metas, estão na pasta de Tadeu Hassem, que deverá estar na base do governo para ajudar o Estado. Que venha o novo.

Continue lendo

Extra

Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC / LICENÇA DE OPERAÇÃO

Publicado

em

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE

Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC

 

R. LIMA DO NASCIMENTO IMPORTAÇÃO E EXPORTACÃO

Tora público que recebeu do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a LICENÇA DE OPERAÇÃO (L.O) n° 175/2022, com validade de 4 (quatro) anos, para atividade de EXTRAÇÃO MINERAL, EXPLORAÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA PARA ENGARRAFAMENTO, INDUSTRIALIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO – ÁGUA MINERAL, localizado à Rodovia BR 317, km 29, Estrada do Pacífico, zona rural, Brasileia – AC.

 

Comentários

Continue lendo

Em alta