Conecte-se conosco

Acre

Ministério Público do Acre pede anulação de dois processos seletivos da prefeitura de Tarauacá

Publicado

em

Segundo o MP-AC, os processos violam as normas necessárias à realização de contratação temporária, estabelecidas pela Constituição Federal.

Ministério Público do Acre pede anulação de processos seletivos em Tarauacá — Foto: Reprodução/Google Street View

O Ministério Público Estadual (MP-AC) ingressou com Ação Civil Pública, contra o município de Tarauacá, no interior do estado, com pedido de antecipação de tutela para que sejam anulados dois processos seletivos simplificados promovidos pelo município.

Conforme a petição inicial do MP, os editais 001/2022 e 005/2022, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) em março deste ano, para formação de cadastro de reserva de professor de licenciatura plena em pedagogia, com lotação em unidades de ensino na zona rural e para o cargo de professor mediador.

g1 tentou contato com a Secretaria de Educação e também com o Procuradoria Jurídica do município, mas não obteve resposta até esta publicação.

O MP alega que a realização do processo seletivo fere princípios da administração pública, porque os seletivos tomam o lugar da realização de concurso público. E ainda pontua que algumas admissões em caráter temporário são realizadas com pessoas já aprovadas em concurso público para cargos efetivos.

“Objetiva-se, ainda, a condenação dos requeridos por prática de ato de improbidade administrativa por dolosamente infringir aos princípios da administração pública da legalidade, moralidade, impessoalidade, eficiência e do concurso público, no valor de R$ 500 mil”, diz o documento.

Com isso, ainda é feito o pedido para que o município faça a convocação de aprovados/classificados no concurso público de 2019, bem como a realização de novo concurso.

Comentários

Acre

A Expoacre também foi amor: jovem pede a mão da sua amada em casamento durante show

Publicado

em

Por

Foto e Vídeo: Wanglézio Braga

Foi numa tentativa de homicídio ocorrida em Epitaciolândia, na fronteira do Acre com a Bolívia, que o jovem Fernando Carvalho (18) e Anne Santos (28) se conheceram. Fernando foi alvo de uma tentativa de homicídio. Anne estava próximo do crime e prestou os primeiros socorros. Os meses se passaram, e ambos se aproximaram. Do achego, surgiu o namoro.

Do namorado, o casal deu mais um passo. Hoje (08), especificamente na madrugada, sob a luz da lua, na presença de várias pessoas e no meio de uma apresentação musical, Fernando resolveu pedir a mão da sua amada em casamento. O pedido aconteceu durante o show da Banda Hits. O AcreNews estava presente neste momento único dos noivos.

“A gente se conheceu numa fase muito difícil da minha vida. Eu estava deprimido em casa, resolvi ir pra festa e lá fui atingido com uma facada. Ela me salvou!”, conta Fernando.

No palco, Fernando prestou uma declaração emocionante. Anne ao ser questionada sobre o pedido, não titubeou em responder o tão esperado “sim”. “Agora com o sim, a ideia é comprar o enxoval. Comprar as nossas coisas e arrumar o nosso cantinho (…) quero dizer que tô muito feliz. Nós saímos de Epitaciolândia como namorados, e estamos voltando como noivos”, diz Anne.

Assista ao vídeo do exato momento em que Fernando pede a mão de Anne em casamento.

Clique abaixo para visualizar vídeo:

Pedido-de-Casamento-Expoacre-22-‐-Feito-com-o-Clipchamp.mp4

Comentários

Continue lendo

Acre

VÍDEO: Polo agroflorestal em Xapuri é atingido por chuva de granizo nesta segunda (8)

Publicado

em

Por

Chuva na zona rural de Xapuri demorou cerca de 15 minutos e causou alguns estragos. Agricultora teve perdas na plantação de hortaliças.

Moradores do Polo Agroflorestal de Xapuri, interior do Acre, foram surpreendidos por uma chuva de granizo na tarde desta segunda-feira (8). Além de chover gelo, os moradores contam que houve muita ventania durante a tempestade.

A chuva começou após às 13h e durou mais de 15 minutos. Ninguém ficou ferido.

Imagens encaminhadas por moradores mostram os estragos causados pela chuva. A casa da agricultora Judith Melo Soares, os vasos de plantas que estavam na varanda foram derrubados pelo vento.

Caiu gelo no interior do Acre durante chuva nesta segunda-feira (8) — Foto: Nilda/Arquivo pessoal

“Começou tranquilo, aí começou a cair gelo, uns 5 minutos [depois] deu a rajada de vento assim do nada. Foram duas rajadas de vento e passou. Graças a Deus só estragou as plantas mesmo, mas deu um susto”, disse a agricultora.

Vizinha de Judith, a agricultora Nilda Araújo teve perda nas hortaliças. É que, além de derrubar algumas plantações, a agricultora acredita que a água gelada estragou a plantação de cheiro verde e de morango.

“Amanhã que vai dar para ver mais [os estragos]. Muita coisa vai amanhecer queimada que queimou da chuva gelada”, lamentou.

Chuva de granizo é registrada em Xapuri, nesta segunda-feira (8), Veja o vídeo

Comentários

Continue lendo

Acre

Onda de frio polar chega ao Acre e derruba temperatura nesta terça-feira, anuncia Friale

Publicado

em

Pesquisador alerta também para a possibilidade de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, podendo causar transtornos à população de áreas vulneráveis

Por  A Gazeta do Acre

Uma forte onda de frio polar chegará ao Acre nesta terça-feira, derrubando a temperatura, cujas mínimas, ao amanhecer dos dias seguintes, vai oscilar entre 11 e 14ºC, em Rio Branco, Brasiléia, Assis Brasil e cidades próximas. A previsão é do pesquisador Davi Friale,  que alerta também para a possibilidade de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, podendo causar transtornos à população de áreas vulneráveis.

Em Rio Branco, os primeiros ventos desta friagem começarão a soprar a partir do fim da manhã desta terça-feira, 9, mas será na quarta-feira que as rajadas serão mais intensas. Em Cruzeiro do Sul e proximidades, as mínimas, vão oscilar entre 15 e 18ºC.

“Todos os municípios do estado serão atingidos por esta massa de ar polar. A partir de quarta-feira, os dias ficarão muito secos e ensolarados e as noites estreladas e frias. A sensação térmica será inferior, devido aos fortes ventos que estarão soprando da direção sudeste, cujas rajadas poderão passar de 50km/h, em  alguns  pontos”, destaca Friale.

Além do Acre, também serão atingidos o Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru. Até a cidade de Manaus receberá os ventos desta onda polar.

Comentários

Continue lendo

Em alta