Conecte-se conosco

Acre

Moradores do Bairro José Hassem em Epitaciolândia receberão títulos de suas propriedades nesta sexta-feira

Publicado

em

Equipe de regularização fundiária urbana do Iteracre mobilizada em preparação para entrega de títulos aos moradores do Bairro José Hassem nesta sexta-feira, 1º de julho. Foto: Foto: Neto Lucena/Secom

Um total de 756 moradores serão beneficiados com o recebimento dos títulos dos lotes, identificados, mapeados e  regularizados pelo governo, por intermédio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre). Essa entrega, que  cumpre o compromisso de gestão de concessão gratuita do documento, devidamente regularizado, corresponde a um investimento do Executivo de mais de R$13 milhões.

“Quase 60 anos na lida como seringueira, é a primeira vez que vou ver um governador de perto, e para receber o documento dizendo que minha casa é minha mesmo. Parece um sonho”, reconheceu a trabalhadora rural Maria Rodrigues de Souza Filha, durante visita técnica da equipe do Iteracre, para ajustes finais antes do evento de entrega de títulos.

“Uma vida inteira na lida com trabalho pesado, sei o valor que passará a ter minha casa depois que eu receber o título”, celebrou a trabalhadora rural Maria Rodrigues. Foto: Neto Lucena/Secom

Maria Rodrigues tem 68 anos, é viúva, aposentada, mãe de 13 filhos, ressalta que mesmo não sabendo ler, sabe o valor que tem o documento a ser entregue para os moradores do bairro, na manhã desta sexta-feira.

“Sou analfabeta, mas conheço dinheiro e por isso sei o valor que tem o documento da minha casa”, disse.

O trabalhador rural José Ailton de Amorim, 64, garantiu que faz questão de participar da cerimônia de entrega do título de sua propriedade, pois ainda “custa a acreditar” que seja real, já que, como um dos primeiros moradores do bairro, já viu inúmeras promessas jamais cumpridas e muitos cadastramentos que não deram em nada.

Morador antigo diz que não acreditava mais que seria possível ter o título de sua propriedade. Foto: Neto Lucena/Secom

O morador Jânio de Lima Paes, 39 anos, casado, pai de duas filhas , garante o sustento da família com sua barbearia no bairro e reconhece a importância de receber o título de propriedade de seu lote, onde mora e trabalha, pois, segundo ele, “o trabalhador  não tem condições de gastar tanto dinheiro com documentos e nem perder tanto tempo com burocracias”.

“A partir de agora já posso sonhar em buscar linha de crédito para incrementar meu negócio, pois com o título há muitas possibilidades para melhorar”, vislumbrou Jânio de Lima. Foto: Neto Lucena/Secom

“Nosso tempo é precioso para o trabalho. O que ganhamos é para o sustento da família e investimentos em materiais. Reconheço o quanto esse documento é valioso e sou muito grato ao governo”, enfatizou.

Maria Valdenice Araújo de Oliveira, 36 anos, que tem dois filhos e também mora e trabalha com um pequeno negócio no bairro, comemora o recebimento do documento de propriedade de sua casa, que, a partir de agora, vai estar valorizada por ter como comprovar a posse.

“Não tenho palavras para agradecer o governador, pois fiz algumas tentativas de regularizar o título, mas sempre desisti por falta de condições financeiras”, relatou a moradora Maria Valdenice Araújo. Foto: Neto Lucena/Secom

“Estou muito feliz pela segurança que terei. Caso me aconteça algo, a casa fica legalizada para meus filhos”, considerou.

Nos últimos dias de gestação, Ana Maria foi informada pela equipe do Iteracre sobre a legalidade do título de propriedade do lote de sua família no Bairro José Hassem. Foto: Neto Lucena/Secom

“Estou em dias de ganhar neném, mas vou prestigiar a cerimônia de entrega do título assim mesmo, pois é o melhor presente que posso ter, junto com a chegada do meu primeiro filho”, comemorou Ana Maria Miranda, 24 anos. Ela pertencente a uma família de trabalhadores rurais e está na cidade esperando o momento do nascimento do filho, enquanto os demais parentes estão na lida do campo.

Comentários

Acre

A Expoacre também foi amor: jovem pede a mão da sua amada em casamento durante show

Publicado

em

Por

Foto e Vídeo: Wanglézio Braga

Foi numa tentativa de homicídio ocorrida em Epitaciolândia, na fronteira do Acre com a Bolívia, que o jovem Fernando Carvalho (18) e Anne Santos (28) se conheceram. Fernando foi alvo de uma tentativa de homicídio. Anne estava próximo do crime e prestou os primeiros socorros. Os meses se passaram, e ambos se aproximaram. Do achego, surgiu o namoro.

Do namorado, o casal deu mais um passo. Hoje (08), especificamente na madrugada, sob a luz da lua, na presença de várias pessoas e no meio de uma apresentação musical, Fernando resolveu pedir a mão da sua amada em casamento. O pedido aconteceu durante o show da Banda Hits. O AcreNews estava presente neste momento único dos noivos.

“A gente se conheceu numa fase muito difícil da minha vida. Eu estava deprimido em casa, resolvi ir pra festa e lá fui atingido com uma facada. Ela me salvou!”, conta Fernando.

No palco, Fernando prestou uma declaração emocionante. Anne ao ser questionada sobre o pedido, não titubeou em responder o tão esperado “sim”. “Agora com o sim, a ideia é comprar o enxoval. Comprar as nossas coisas e arrumar o nosso cantinho (…) quero dizer que tô muito feliz. Nós saímos de Epitaciolândia como namorados, e estamos voltando como noivos”, diz Anne.

Assista ao vídeo do exato momento em que Fernando pede a mão de Anne em casamento.

Clique abaixo para visualizar vídeo:

Pedido-de-Casamento-Expoacre-22-‐-Feito-com-o-Clipchamp.mp4

Comentários

Continue lendo

Acre

VÍDEO: Polo agroflorestal em Xapuri é atingido por chuva de granizo nesta segunda (8)

Publicado

em

Por

Chuva na zona rural de Xapuri demorou cerca de 15 minutos e causou alguns estragos. Agricultora teve perdas na plantação de hortaliças.

Moradores do Polo Agroflorestal de Xapuri, interior do Acre, foram surpreendidos por uma chuva de granizo na tarde desta segunda-feira (8). Além de chover gelo, os moradores contam que houve muita ventania durante a tempestade.

A chuva começou após às 13h e durou mais de 15 minutos. Ninguém ficou ferido.

Imagens encaminhadas por moradores mostram os estragos causados pela chuva. A casa da agricultora Judith Melo Soares, os vasos de plantas que estavam na varanda foram derrubados pelo vento.

Caiu gelo no interior do Acre durante chuva nesta segunda-feira (8) — Foto: Nilda/Arquivo pessoal

“Começou tranquilo, aí começou a cair gelo, uns 5 minutos [depois] deu a rajada de vento assim do nada. Foram duas rajadas de vento e passou. Graças a Deus só estragou as plantas mesmo, mas deu um susto”, disse a agricultora.

Vizinha de Judith, a agricultora Nilda Araújo teve perda nas hortaliças. É que, além de derrubar algumas plantações, a agricultora acredita que a água gelada estragou a plantação de cheiro verde e de morango.

“Amanhã que vai dar para ver mais [os estragos]. Muita coisa vai amanhecer queimada que queimou da chuva gelada”, lamentou.

Chuva de granizo é registrada em Xapuri, nesta segunda-feira (8), Veja o vídeo

Comentários

Continue lendo

Acre

Onda de frio polar chega ao Acre e derruba temperatura nesta terça-feira, anuncia Friale

Publicado

em

Pesquisador alerta também para a possibilidade de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, podendo causar transtornos à população de áreas vulneráveis

Por  A Gazeta do Acre

Uma forte onda de frio polar chegará ao Acre nesta terça-feira, derrubando a temperatura, cujas mínimas, ao amanhecer dos dias seguintes, vai oscilar entre 11 e 14ºC, em Rio Branco, Brasiléia, Assis Brasil e cidades próximas. A previsão é do pesquisador Davi Friale,  que alerta também para a possibilidade de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, podendo causar transtornos à população de áreas vulneráveis.

Em Rio Branco, os primeiros ventos desta friagem começarão a soprar a partir do fim da manhã desta terça-feira, 9, mas será na quarta-feira que as rajadas serão mais intensas. Em Cruzeiro do Sul e proximidades, as mínimas, vão oscilar entre 15 e 18ºC.

“Todos os municípios do estado serão atingidos por esta massa de ar polar. A partir de quarta-feira, os dias ficarão muito secos e ensolarados e as noites estreladas e frias. A sensação térmica será inferior, devido aos fortes ventos que estarão soprando da direção sudeste, cujas rajadas poderão passar de 50km/h, em  alguns  pontos”, destaca Friale.

Além do Acre, também serão atingidos o Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru. Até a cidade de Manaus receberá os ventos desta onda polar.

Comentários

Continue lendo

Em alta