fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

MP e Defensorias recomendam que Segurança Pública do Acre garanta exercício de direitos fundamentais à população LGBTQIA+

Segundo o Relatório de Violências LGBTFóbicas no Brasil, do ano de 2018, publicado pelo então Ministério dos Direitos Humanos, a falta de políticas públicas efetivas, que busquem prevenir, investigar, julgar, punir e reparar os crimes cometidos contra pessoas LGBTQIA

Publicado

em

A Sejusp deverá elaborar e apresentar, no prazo de 60 dias, plano de realização desses treinamentos, que deverá incluir os eventos que serão realizados, as ementas e cronograma de execução

Uma recomendação conjunta dos MPs e Defensorias Públicas foi enviada ao Secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) para que sejam tomadas medidas para adotar soluções que contemplem os problemas relativos ao pleno exercício dos direitos fundamentais do público LGBTQIA+ no âmbito da segurança pública.

A recomendação foi elaborada pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Acre (MP/AC), Defensoria Pública da União (DPU) e Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) tendo como fundamentos a condição de vulnerabilidade das pessoas LGBTQIA+, que demanda políticas públicas específicas por parte do Estado para o exercício de seus direitos fundamentais.

Além de toda a justificativa legal e dos tratados e convenções internacionais dos quais o Brasil é signatário e se obriga a cumprir, o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), previsto no Decreto nº 7.037/09, prevê o fomento e a criação de redes de proteção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Mesmo assim, segundo o Relatório de Violências LGBTFóbicas no Brasil, do ano de 2018, publicado pelo então Ministério dos Direitos Humanos, a falta de políticas públicas efetivas, que busquem prevenir, investigar, julgar, punir e reparar os crimes cometidos contra pessoas LGBTQIA+, é um dos fatores que levam a que se permita ou tolere esta violência, o que resulta em impunidade e repetição.

Diante disso, e também de fatos locais, como o registro recente de ato de transfobia cometido por escrivão de polícia do Acre durante o registro de um Boletim de Ocorrência, foi recomendado à Sejusp que promova treinamentos e capacitações regulares de seus agentes de segurança pública especificamente em relação à temática LGBTQIA+, que deverão contar com instrutores e instrutoras capacitados, e contemple, no mínimo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e o Instituto de Administração Penitenciária. A Sejusp deverá elaborar e apresentar, no prazo de 60 dias, plano de realização desses treinamentos, que deverá incluir os eventos que serão realizados, as ementas e cronograma de execução.

Além disso, os agentes de segurança também deverão incluir dados relativos a pessoas LGBTQIA+ nos registros policiais, como identidade de gênero, orientação sexual e nome social (Lei Estadual n. 3.355/2017), de forma que seja possível o levantamento de dados estatísticos a respeito da violência LGBTfóbica no Estado do Acre.

A Sejusp deverá, ainda, adotar medidas para garantir o cumprimento da Portaria n. 272/2017, da Secretaria de Estado de Polícia Civil, que ampliou a atribuição para a apuração dos crimes de violência doméstica e familiar e a adoção das respectivas medidas protetivas de competência da autoridade policial, às mulheres transexuais e travestis vítimas de tal violência.

Os signatários da recomendação, procurador regional dos Direitos do Cidadão Lucas Costa Almeida Dias, os procuradores de Justiça Patrícia Amorim Rêgo e Sammy Barbosa Lopes, o Defensor Público Federal Thiago Brasil de Matos e a Defensora Pública Estadual Flávia do Nascimento Oliveira, deram o prazo de 15 dias para que seja informado se a Sejusp acata o que foi recomendado e relate as ações tomadas para seu cumprimento, ou, por outro lado, indique as razões para o não acatamento.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fabiana Justus recebe alta após transplante e ganha chamego da família: ‘Em casa’

Publicado

em

Por

Fabiana Justus celebrou a notícia de que recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (16). A influenciadora posou com os três filhos, Chiara e Sienna, de cinco anos, e Luigi, de cinco meses, alémdo marido, Bruno D’Ancona, em sua casa em São Paulo.

“Em casa, obrigada Deus”, escreveu na postagem no Instagram. Amigos e familiares comemoraram a notícia da celebridade, que foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda no começo de janeiro deste ano. “Graças a Deus! Nos braços dos seus amores”, escreveu Ana Hickmann nos comentários. “Que alegria”, disse Dani Calabresa. “Que notícia maravilhosa Fabi, ganhei meu dia”, celebrou um seguidor.

A empresária de 37 anos contou que seu transplante de medula foi bem-sucedido em um post no Instagram, no dia 9 de abril. Sorridente, a filha de Roberto Justus celebrou: “Minha medula nova pegou”, disse ela ao explicar que a data coincide com seu aniversário de casamento. Confira os cliques:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Tinho Damasceno pede demissão e deixa o comando do São Francisco

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Tinho deixou o comando pela 2ª vez em menos de 3 meses

Tinho Damasceno não é mais técnico do São Francisco. O treinador pediu demissão do comando Católico na noite dessa segunda, 15, e deve deixar a capital acreana nesta terça, 16.

Segunda vez

Tinho Damasceno deixa o comando do São Francisco pela segunda vez em menos de três. O profissional foi anunciado pela diretoria ainda na pré-temporada e após uma semana deixou o clube em Rio Verde, Goiás, onde o São Francisco começou a preparação.

Douglas Barboza

O gerente de futebol, Douglas Barboza, assume o comando da equipe para as últimas partidas do Estadual. O São Francisco é o 5º colocado no returno com 1 ponto e enfrenta o Rio Branco na quinta, 18, a partir das 15h30, no Florestão.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fade convoca Seleção Acreana de Wrestling para o Jeb´s Sub-18

Publicado

em

Foto FADE: Atletas irão disputar dois torneios importantes em nível nacional

A Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE) fez a convocação da Seleção Acreana Wrestling para a disputa da fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18 programada para Aracajú, Sergipe, entre os dias 18 e 25 de maio.

“Essa é uma convocação importante sob vários aspectos. Vamos disputar pela primeira vez uma competição de wrestling em nível nacional. Estamos trabalhando para construir uma grande base no esporte acreano”, avaliou o presidente da Fade, João Renato Jácome.

Brasileiro Sub-18

A Seleção convocada para disputa do Jeb´s também vai disputar o Campeonato Brasileiro Sub-17, programado para começar no dia 24 de maio em Aracaju.

“A participação no Brasileiro também é inédita. Estamos proporcionando oportunidades por meio do esporte”, comentou o dirigente.

Técnicos definidos

Segundo João Renato Jácome, a Seleção terá como treinadores Clemilton Almeida e Rozenayra Vitória.

“Fechamos o nosso planejamento do wrestling. Teremos uma grande delegação na fase nacional dos Jogos”, afirmou o presidente.

Atletas convocados

Alcir Kervyn/Lourenço Filho

Artur Cavalcante/Belo Povir

Edson Gabriel/Barão do Rio Branco

Márcio Silva/Divina Providência

Max Campos/Divina Providência

Randeilson Josephe/IFAC Xapuri

Roberto Júnior/Belo Povir

Weverton de Andrade/IFAX Xapuri

Ana Cristina/Divina Providência

Awani Yazumi/Belo Povir

Lídia Thainara/IFAC Xapuri

Loayza Vitória/Belo Povir

Maria Benedita/Professora Rita Maia

Comentários

Continue lendo