Conecte-se conosco

Acre

MPAC é parceiro da VI Semana Acadêmica de Direito da Ufac

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participa como parceiro da VI Semana Acadêmica de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac), que acontece entre os dias 12 e 16 de setembro de 2022, a partir das 19h, no teatro universitário da Ufac. A programação debaterá o “Papel das instituições na efetivação das garantias constitucionais”.

Em colaboração com o MPAC, a abertura do evento contará com a ministração da palestra magna “Os novos conflitos sobre direitos humanos e as novas técnicas de julgamento”, ministrada pelo promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Cristiano Chaves.

No dia 14 de setembro, o MPAC também promoverá a palestra “Cultura do feminicídio e a violência de gênero”, que será ministrada pela coordenadora-geral do Centro de Atendimento à Vítima (CAV), procuradora de Justiça Patrícia de Amorim Rego. O MPAC também participa de uma mesa redonda para discutir “As perspectivas de políticas públicas em direitos humanos no Acre”.

A Semana Acadêmica abrangerá temáticas sociais, políticas, econômicas e educacionais de ampla proeminência para a formação acadêmica, profissional e pessoal dos discentes e docentes, bem como da sociedade civil, através de palestras, mesas redondas, painéis e minicursos.

Após quinze anos da execução da última Semana Acadêmica de Direito da Ufac, em 2007, o evento busca promover um encontro de alta relevância para a sociedade acreana, sobretudo, no campo das ciências jurídicas e sociais. Compreendendo a constante transformação no público estudantil do curso de bacharelado em Direito na Ufac.

A programação propõe concretizar um evento que abranja a possibilidade de propiciar novos conhecimentos e experiências para os participantes, observando suas demandas. De caráter plural e inclusivo, o evento pretende abordar temas de ampla relevância para área jurídica, com enfoque no papel social do Direito nas garantias constitucionais, sobretudo, perante momentos de crise no Estado Democrático de Direito.

As inscrições são gratuitas para acadêmicos, professores e comunidade em geral e podem ser realizadas no endereço https://www.even3.com.br/semacadufac/ .

Ana Paula Pojo – Agência de Notícias do MPAC

Comentários

Acre

Com a maior votação de um deputado estadual da história do Acre, Nicolau Júnior agradece reeleição

Publicado

em

Quando a apuração da eleição de ontem foi encerrada, as urnas só confirmaram o que já se esperava: Nicolau Júnior, o deputado estadual mais votado. Mas os números revelaram também que o atual presidente da Assembléia Legislativa, que buscava o terceiro mandato consecutivo, obteve ainda a maior votação da história que um deputado estadual já alcançou: 16.636 votos.
Com essa expressiva votação, Nicolau superou a deputada Meire Serafim que alcançou 10.349 votos, em 2018. Aos 38 anos, o jovem empresário de Cruzeiro do Sul, se consolida como uma nova liderança política do Acre.

“Eu gostaria de abraçar cada uma dessas pessoas que nos deram essa vitória marcante. A todos mesmo. Daquele que ajudou entregando santinho até quem esteve comigo praticamente todos os dias. Quero voltar pelos lugares onde passei pedindo apoio, mas dessa vez para agradecer, porque uma votação dessas justifica qualquer esforço “, comentou.

Presidente da Assembléia Legislativa pela segunda vez, Nicolau Junior se notabilizou pelo jeito simples e discreto de atuar, respeitando os divergentes e valorizando os aliados. Sem alardes, costurou alianças que fortaleceram o Progressistas, e defendeu com todas as forças a gestão de Gladson Cameli. Mesmo com trânsito livre no Palácio Rio Branco, nunca se impôs, e mostrou com o resultado que conquistou, que a política não é para amadores.
“Nosso partido sai dessa eleição o mais fortalecido de todos. Elegemos o governador, três federais e três estaduais. O povo do Acre aprovou nosso projeto de continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas. Gratidão a tudo a todos, e fiquem certos que irei honrar cada voto dos que confiarem no Nicolau”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Reeleito, Gladson diz que vai lutar pela reeleição de Bolsonaro e fala em gratidão ao povo do Acre

Publicado

em

Acompanhado de sua mãe, dona Linda Cameli, e de assessores, o governador Gladson Cameli falou ao Notícias da Hora na área externa do aeroporto de Rio Branco, onde também foi recebido por alguns militantes, logo após chegar de Cruzeiro do Sul e desembarcar no hangar do Ciopaer, no início da noite deste domingo (2). A primeira palavra citada pelo governador foi “gratidão”.

“A minha primeira mensagem é de agradecimento ao povo do Acre. Quero agradecer aqueles que acreditaram, que me reelegeram no primeiro turno para que a gente possa dar continuidade a um trabalho respeitando as opiniões, as famílias, governar para todos sem perseguir. Quero melhorar a vida do povo acreano”, afirmou.

Cameli falou em corrigir erros e continuar trabalhando com humildade.

“O político que ainda não entendeu o recado das urnas eu venho dizendo: o povo é muito sábio. Vou continuar corrigindo o que precisa corrigir e continuar fazendo o que precisa ser feito. Aos servidores do Estado, minha gratidão; ao seu Manoel da zona rural, à dona Francisca da Seis de Agosto.”

Sobre a reeleição de Jair Bolsonaro (PL), que disputa o segundo turno das eleições presidenciais com o candidato Lula (PT), Gladson disse que vai trabalhar pelo atual presidente, a quem tem gratidão.

“No que depender da gente aqui, do nosso esforço, nós vamos até o último minuto para tentar conquistar o voto para que o presidente seja reeleito, porque eu sou grato. Tenho gratidão. Gratidão é o meu sobrenome e muitas coisas que nós fizemos foi com apoio do presidente da República”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Acre

Conheça os deputados federais eleitos para a nova bancada do Acre em Brasília

Publicado

em

Com quase 100% das urnas apuradas conheça os deputados federais que irão integrar a nova Bancada Acreana na Câmara dos Deputados pelos próximos quatro anos (2023/2026).

A mais votada foi a ex-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PP) com 25.729 votos; seguida pelo Coronel Ulysses (UNIÃO) com 21.070 ; Zezinho Barbary (PP) com 19.750; Meire Serafim (UNIÃO) 18.612; Gerlen Diniz (PP) 17.673 votos; Eduardo Velloso (UNIÃO) 16.591; Antônia Lucia (Republicanos) 16.212 e Roberto Duarte (Republicanos) com 14.486 votos, segundo apuração online do portal Uol.

Nestas eleições nenhum dos atuais federais conseguiram se reeleger. A mudança foi 100% na atual bancada. Embora Jéssica Sales (MDB) tenha contabilizado expressiva votação com 20.427 ficou de fora.

Minoru Kinpara (PSDB) obteve 18.990 e Perpetua Almeida (PCdoB) com 14.910 votos, porém não foram eleitos devido a coligação não alcançado o coeficiente eleitoral. Além dos federais, integra a bancada ainda o candidato eleito a única vaga ao senado, Alan Rick (UNIÃO).

Comentários

Continue lendo

Em alta