Geral
MPAC lança edital para contratação de estagiários de nível superior
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) lançou nesta segunda, 27, o edital de abertura do I processo de avaliação e seleção de estagiário para o preenchimento de vagas e a formação de cadastro de reserva de estágio de estudantes de nível superior. O edital de lançamento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento.
As inscrições serão realizadas no período de 27 de junho até às 23h59min do dia 07 de julho de 2022, exclusivamente via internet, pelo site www.mpac.mp.br. As vagas são destinadas aos cursos de Arquitetura, Biologia, Ciências Contábeis/Contabilidade/
Ao todo, 40 vagas estão disponíveis para os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Bujari. A carga horária de trabalho é de 30 horas semanais, com bolsa mensal no valor de um salário mínimo acrescido de auxilio transporte. Os candidatos devem estar devidamente matriculados em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e ter disponibilidade de trabalho de 6 horas diárias.
O estágio terá vigência de um ano, prorrogável uma única vez por igual período, exceto para pessoas com deficiência, nos termos do art. 11 da Lei n.º 11.788/2008. O processo seletivo será composto de prova de múltipla escolha de caráter classificatório e eliminatório, a ser realizada na data única de 24 de julho de 2022.
Clique aqui e confira o edital de abertura.
Ana Paula Pojo – Agência de Notícias do MPAC
Comentários

Geral
Polícia Militar prende em Rio Branco acusado de matar o próprio pai com tiro de espingarda
O foragido da Justiça do Acre Jhonatan Lima da Silva, de 29 anos, foi preso por policiais militares em Rio Branco. A ação da PM ocorreu na noite de quinta-feira, 11, no bairro Tancredo Neves. Jhonatan Lima teve a prisão preventiva expedida pelo Juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditória Militar, Alesson Braz.
O preso é acusado pelo crime de homicídio. A vítima, João Batista Gomes da Silva (foto), de 54 anos, que era pai do acusado. O crime aconteceu na noite de 7 de julho de 2019 em uma propriedade rural localizada no quilômetro 6 da Estrada de Porto Acre, zona rural de Rio Branco.
Na época, Jhonatan disse que teria confundido o pai com um assaltante, já que o local estava muito escuro. Só depois fazer o disparo o acusado descobriu que a vítima era seu pai. Logo em seguida ele fugiu.
Depois de ouvido na sede da Delegacia de Flagrantes, Jhonatan Lima foi encaminhado ao presídio.
Comentários
Geral
Desde 2006, o Acre não tinha uma eleição com tantos candidatos ao governo
A corrida pela cadeira no Palácio Rio Branco nas eleições de 2022 já conta com as sete candidaturas registradas na Justiça Eleitoral e com as informações disponíveis na página Divulgacandcontas. Desde o ano de 2006, a disputa não tinha tantos concorrentes.
Naquele ano, disputaram a eleição, Binho Marques, do PT, (eleito); Marcio Bittar (PPS); Tião Bocalom (PSDB); José Wilson (PSOL); Edvaldo Guedes (PAN); Benício Dias (PSDC); e José Aleksandro (PRONA).
Em 2022, David Hall (Agir), Sérgio Petecão (PSD) e Nilson Euclides (PSOL), Jorge Viana (PT), Mara Rocha (MDB), Márcio Bittar (União Brasil) e Gladson Cameli (PP), que concorre à reeleição, são as opções postas ao eleitorado acreano.
Dos nove possíveis candidatos ao Senado da República, apenas três apresentaram registro até o momento: Dimas Sandas, do AGIR; Vanda Milani, do PROS (Coligação COM A FORÇA DO POVO); e Sanderson Moura, do PSOL (Federação PSOL/REDE).
Dos sete candidatos ao governo que estão aguardando julgamento, apenas Jorge Viana, da Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PCdoB e PV, ainda não apresentou o plano de governo à Justiça Eleitoral.
Em nota, a Federação informou que o documento está em fase final de elaboração e lembrou que o prazo para envio deste à Justiça Eleitoral é até 15 de agosto.
“Os compromissos de Jorge Viana e Marcus Alexandre são sérios e verdadeiros, por isso elaborados com cuidado, competência e responsabilidade. Então, estão sendo organizados nas diretrizes de governo que apresentaremos no prazo da Justiça Eleitoral, sem preocupação com eventuais maldades de adversários”, diz a nota.
Comentários
Geral
TRE-AC celebra 47 anos de instalação
Ao longo desse tempo, a Corte Eleitoral acreana se destaca pela credibilidade na condução do processo eleitoral no estado

Muito mais do que o dia de instalação do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), 11 de agosto é um marco para a população acreana por poder escolher o futuro do estado, pelo direito de se fazer representado, pela democracia.
Neste dia, em 1975, foi realizada a instalação do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, que teve como primeiro Presidente o Des. Carlos Alves Cravo. Ao longo de 47 anos de existência, foram muitas conquistas alcançadas por esta Justiça Especializada em prol do aprimoramento da democracia no Brasil.
Atualmente, sob a gestão do Presidente, Desembargador Francisco Djalma, a Corte Eleitoral acreana é composta por 7 membros titulares e 7 suplentes, além de 109 servidores efetivos e 61 requisitados, distribuídos entre a Secretaria do Tribunal e nove Zonas Eleitorais em todo o estado.
“No decorrer da história, a Corte Eleitoral promoveu inúmeras ações para ampliar o acesso ao direito de votar e ser votado e garantir a efetividade da vontade popular expressada pelas urnas”, destacou o Presidente do TRE-AC, Desembargador Francisco Djalma.
História
São diversas as datas que marcaram a história acreana, mas o dia 11 de agosto de 1975 foi particularmente especial para a Justiça deste estado. Anunciava-se, enfim, a instalação efetiva do TRE-AC, que teve como primeiro Presidente o Des. Carlos Alves Cravo. A Corte Eleitoral era composta por dois desembargadores, dois Juízes de Direito e um Juiz Federal. O Ministério Público Eleitoral estava representado pelo Procurador da República Substituto Jersey Nazareno de Brito Nunes. No dia seguinte, o Presidente em exercício do Tribunal de Justiça, Des. Fernando de Oliveira Conde, encaminhou o OF./N. 392/75 ao TSE, contendo a relação dos Desembargadores empossados, e, em anexo, as listas tríplices para a escolha dos juízes oriundos da OAB, tendo sido escolhidos os advogados Aloísio Macêdo Maia e Walder Gomes da Costa.
Evolução
O gigantesco salto dado pela Justiça Eleitoral do Acre, no decorrer destes 47 anos, deve-se ao trabalho sério empreendido pelos seus Presidentes, Membros da Corte e por todas as servidoras e servidores, efetivos e requisitados, que através de seu trabalho, como verdadeiros bandeirantes, ajudaram a construir e consolidar a democracia em todo país.
Comentários
-
Extra1 dia atrás
Barreira da Polícia Civil de Xapuri detém mulher transportando 9kg de ‘Skunk’ na BR 317
-
Geral16 horas atrás
PM do trisal acreano, esposa de sargento que atirou em estudante é candidata
-
Acre1 dia atrás
Idoso achado morto com as mãos amarradas pode ter sofrido um mal súbito durante assalto, diz polícia
-
Acre16 horas atrás
Suspeitos e vítima de assassinato eram “amigos” e tomavam tereré juntos
-
Acre2 dias atrás
Polícia Civil apreende 10kg de cocaína e prende casal quando embarcava do Acre para Cuiabá/MT
-
Geral1 dia atrás
Detran anuncia leilão virtual com 119 veículos para o dia 23 de agosto, em Rio Branco
-
Extra4 horas atrás
Polícia Militar prende jovens portando armas suspeitos de praticarem delitos na fronteira
-
Acre9 horas atrás
PM que perdeu o controle de moto e bateu em coluna morre no PS de Rio Branco