Ao todo, foram eleitas quatro mulheres para compor a Assembleia Legislativa do Acre e quatro para a Câmara Federal.

Mulheres foram as mais votadas para deputadas federal e estadual no Acre — Foto: Arquivo pessoal

As candidatadas mulheres foram as mais bem votadas, neste domingo (7), para os cargos de deputada federal e estadual no estado do Acre, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para deputada federal, a candidata Mara Rocha (PSDB) recebeu 40.047 votos, um percentual de 9,42% dos votos válidos. Já para o cargo de deputada estadual, Meire Serafim (MDB) foi eleita com 2,44%, após receber 10.349 votos.

G1 não conseguiu contato com nenhuma das duas candidatadas eleitas para comentar sobre a vitória e a representatividade feminina nos cargos políticos.

Mulheres na Aleac e Câmara Federal

O número de mulheres eleitas para a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) se manteve nas eleições deste ano sem alteração, mas a presença feminina do estado acreano aumentou na Câmara Federal.

Neste domingo, foram eleitas quatro mulheres deputadas estaduais, assim como nas eleições de 2014, o número representa 16,6% do total de 24 deputados eleitos. Já para o cargo de deputado federal, o número de mulheres eleitas saiu de 1, em 2014, para 4 este ano.

Comentários