fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

No AC, jovem ‘peregrina’ em busca de resposta para doença que a fez nascer sem ovários e trompas

Publicado

em

Maria Ivanilda de Oliveira, de 20 anos, luta para ter o diagnóstico da doença há mais de 10 anos.

Maria Ivanilda de Oliveira tenta um diagnóstico de doença que atrofia os órgãos — Foto: Arquivo pessoal

Por Alcinete Gadelha, G1 AC — Rio Branco

A acreana Maria Ivanilda de Oliveira, de 20 anos, luta para ter o diagnóstico de uma doença que começou a se manifestar quando ela tinha 10 anos. A partir daí, as mãos começaram a atrofiar. Com a peregrinação em vários médicos, a jovem também descobriu que nasceu sem os ovários e as trompas e tem o útero reduzido.

A jovem mora na zona rural do município de Cruzeiro do Sul, no interior do estado. Há quase dois meses, ela e a mãe Elisângela Costa estão em Rio Branco, hospedadas na casa de uma amiga. E aguarda para fazer o exame eletroneuromiografia dos quatro membros para tentar o diagnóstico.

“Sinto muita dor no pé da barriga e nas mãos. Choro muito, muito mesmo”, conta a jovem sobre o sofrimento diário que só alivia depois do uso de medicamentos.

“Não tenho mais o que chorar”, diz a mãe que, hoje, com o avanço da doença e ainda sem um diagnóstico, vê a filha sofrendo com muitas dores e está pesando 27 quilos. Maria chegou a ficar internada por cerca de 30 dias.

Segundo a mãe, os médicos acreditam em uma relação entre a atrofia das mãos e a falta das trompas e ovários da jovem, mas continuam sem um resposta concreta.

Falta de recursos para exames

Elisângela conta que precisa fazer esse exame para tentar chegar à causa das dores e atrofiamento da filha e fazer um tratamento adequado.

Atrofia das mãos começou quando Maria tinha 10 anos — Foto: Arquivo pessoal

“Estamos passando algumas dificuldades e o exame que ela precisa fazer custa R$ 1 mil. Nesse exame é que vão tentar descobrir qual é a doença”, contou.

A mãe da jovem informou a reportagem que a filha corre o risco de ficar sem andar se não tiver um tratamento adequado.

“O que os médicos sempre disseram é que ela pode ficar cadeirante, mas nunca deram um diagnóstico. Agora aqui em Rio Branco é que estou esperando para fazer o exame e descobrir o que ela tem”, ressalta sobre a luta.

Elisângela é agricultora e vive da produção de farinha e, há mais de um mês sem trabalhar, a única renda que elas podem contar é um benefício que Maria recebe no valor de R$ 600.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Thais Fersoza curte praia com Michel Teló e detalhe chama atenção: ‘Essa Mão boba!’

Publicado

em

Por

Nesta sexta-feira (19), Thais Fersoza tirou o dia parar curtir o sol na praia com o marido, o sertanejo Michel Teló. Pelas redes sociais, a apresentadora do Bate-Papo BBB compartilhou registros na areia, mas um detalhe na foto chamou atenção dos seguidores:a “mão boba” do cantor.

“Prainha pra começar o dia! Tem coisa mais gostosa que solzinho pela manhã? Tem sim… se ele for com quem a gente ama!”, escreveu Thais, na legenda do post feito no seu perfil oficial do Instagram. Os fãs elogiaram o casal e também teve internautas que brincaram com o clique íntimo.

Michel Teló e Thais Fersoza são pais de Melinda e Theodoro. O casal finalmente pôde curtir o descanso merecido depois da maratona do ‘Big Brother Brasil 2024’ chegar ao fim. A final do programa aconteceu na última terça-feira (16), consagrando Davi como campeão da temporada. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Após polêmica, Davi usa rede social para falar sobre a Mani Reggo: ‘No quartinho’

Publicado

em

Por

Após se consagrar o campeão do Big Brother Brasil 24, Davi Brito foi muito questionado sobre o futuro de sua relação com Mani Rêggo e seu silêncio deu o que falar. Já na manhã desta sexta-feira (19), o ex-BBB foi visto em um hotel com sua amada.

No vídeo, é possível ver Davi e Mani pegando o elevador para subir ao hotel e, após a repercussão, o novo milionário do Brasil usou o seu Instagram oficial para comentar sobre o caso: “Fala meus calabresos. E aí galera, beleza? Estou passando aqui pelos Estúdios Globo, fazendo o documentário que vai ser lançado no dia 30. Também quero passar aqui para falar, gente, dessa situação que está repercutindo nas redes sociais sobre eu e a minha namorada, Mani”.

“Já vi minha namorada, conversei com ela de noite, estávamos juntos no quartinho”, afirmou Davi. Até o fechamento desta matéria, Mani não voltou a se pronunciar sobre o caso. Confira:

Fonte: metropolitanafm

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá e Vasco empatam com expulsões e confusão após a partida

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Humaitá e Vasco tentaram a vitória, mas perderam chances

Humaitá e Vasco empataram por 1 a 1 nesta quinta, 18, no fechamento da 3ª rodada do segundo turno do Campeonato Estadual. Vitinho fez 1 a 0 para o Humaitá e nos acréscimos, cobrando uma penalidade, Daniego empatou.

Na tabela 

O empate manteve o Humaitá na segunda colocação do returno com 5 pontos, mas o resultado agradou aos atletas.

“Tínhamos a partida decidida e levamos o empate em uma penalidade inexistente. Fomos prejudicados e agora precisamos pensar na próxima partida”, declarou o zagueiro Gabriel.

Para o volante Dudu, o Vasco não se entregou e o resultado poderia ter sido outro.

“Voltamos a falhar e uma equipe que sonha com título isso pode ser fatal. Ainda temos chance e vamos lutar até o fim”, afirmou Dudu.

Expulsões e confusão

O lateral Wellington foi expulso na segunda etapa e o Humaitá terminou a partida com dez jogadores. Após o apito uma confusão envolvendo o zagueiro Reginaldo, do Vasco, e o volante Pisica resultou nas expulsões dos dois jogadores.

O técnico Kinho Brito e o atacante Caíque, ambos do Humaitá, foram expulsos por reclamações.

Próximos jogos

Galvez x Humaitá

Independência x Rio Branco

No domingo, 21, a partir das 15 horas, no Florestão

Vasco x São Francisco

Na segunda, 22, a partir das 15h30, no Florestão

Classificação

1º Rio Branco 7 Pts

2º Humaitá 5 Pts

3º Independência 4 Pts

4º Galvez 4 Pts

5º Vasco 2 Pts

6º São Francisco 1Pt

Comentários

Continue lendo